A maioria dos compradores virtuais se preocupar com roubo de identidade ao realizar compras online. De acordo com um estudo da Experian realizado em 2019, 8 de cada 10 brasileiros se preocupam com a divulgação de suas informações pessoais na internet.
Para as marcas, é de suma importância criar um ambiente digital onde os clientes se sintam à vontade – e seguros – para comprar, já que a conversão de novos clientes é uma métrica fundamental em qualquer negócio online.
É possível desenvolver um site inovador que garanta e mostre aos clientes que eles estão seguros ao realizar suas compras. Aqui vão algumas dicas do analista de redes Gabriel Fernandes, editor de informática do site Reviewbox, de como deixar isso claro:
Adicione um comunicado de segurança de dados
Os clientes geralmente se preocupam com a segurança de seus números de cartão de crédito e com o risco de roubo de identidade. Ao adicionar um comunicado sobre as etapas de segurança que sua empresa executa ao lidar com dados e informações de cartão de crédito, você pode garantir aos compradores que eles estão fazendo a escolha certa ao comprar de você.
O texto não precisa ser invasivo. Apenas algumas frases sobre seus padrões de segurança podem levar os clientes a adicionarem as informações de cartão de crédito e confiar na sua loja virtual.
Como alternativa, adicionar opções como pagamento através do PayPal pode ajudar marcas que sofrem com as taxas de conversão de clientes. Isso não apenas facilita o processo de checkout, mas também move o processo de compra para uma plataforma segura, confiável e já conhecida da maioria dos usuários.
Incluir elementos pessoais
Novos clientes podem não estar familiarizados com a sua marca e podem não saber se seu e-commerce é legítimo ou não. Uma maneira de adicionar legitimidade ao seu site é com um toque pessoal. Ao possibilitar que os usuários falem com alguém da sua organização, você cria um espaço para eles abordarem suas preocupações e solucionarem quaisquer problemas.
Algumas maneiras de adicionar um elemento humano incluem:
Tendo uma equipe exclusiva de atendimento ao cliente você pode garantir aos compradores que sua página de comércio eletrônico é segura e rápida em apaziguar preocupações e solucionar problemas.
Exibir banners de segurança
Se você recebeu prêmios por sua empresa ou se segue certos padrões de segurança e conformidade, exiba os banners e informações com orgulho para os clientes. As marcas que obtiveram classificações positivas do Better Business Bureau ou que atenderam aos critérios do Google Trusted Stores podem exibir esses banners e se gabar de suas realizações.
As empresas com práticas comerciais respeitáveis têm mais chances de resolver os problemas do site e tomar as medidas necessárias para proteger os dados dos clientes da melhor maneira possível.
Simplifique os formulários de conversão
Reduzir o número de campos que os clientes precisam preencher pode aumentar as taxas de conversão e também aumentar a confiança do cliente em seu site. Quando os clientes não dão muitas informações pessoais, sentem que há menos risco nas informações que compartilham. Enquanto uma página de comércio eletrônico pode querer usar esses dados para oferecer vantagens, os clientes podem ver isso como uma oportunidade para hackers.
Seja honesto e transparente sobre quaisquer problemas
Se sua página de comércio eletrônico for invadida ou houver uma violação de dados em sua organização, informe os usuários. Explique claramente aos seus clientes o que aconteceu, quais são as consequências e quais etapas você está tomando para corrigir o dano. Quanto mais cedo você se antecipar à história e trabalhar para ajudar os clientes, mais cedo poderá reconstruir sua reputação danificada.
Sua empresa pode sofrer a curto prazo com essa transparência imediata, mas seus clientes aprenderão a confiar em você a longo prazo. Eles saberão que você age rapidamente diante de problemas e alerta os clientes sobre possíveis falhas.
Fonte: Unsplash.com