fbpx

Porque você jamais deve ignorar a importância da UX

A experiência do usuário em seu site, conhecida como UX, é um fator determinante para que alguém continue ou saia da sua página e, consequentemente, faça ou não alguma compra, no caso das lojas virtuais. Oferecer essa experiência agradável é, sem dúvidas, a melhor maneira de otimizar a sua página de compras.

Mesmo com toda essa importância, muitas empresas ainda ignoram a UX, por acreditar que bons produtos e uma grande base de clientes fieis podem ser o suficiente para se dar bem no ambiente online. Mesmo que uma página otimizada não sirva exatamente para angariar público, a experiência ruim pode afastar as pessoas.

Em uma época com tantas opções disponíveis com acesso tão fácil, um usuário que passar algum tipo de dificuldade em seu site não pensará duas vezes antes de sair dele e buscar a mesma informação em algum concorrente. Então, você não deve pensar nos seus usuários apenas como potenciais clientes, mas sim como humanos, com problemas pessoais, dificuldades e limitações.

E já se foi o tempo em que algumas tecnologias, como o uso de robôs para tirar dúvidas, impressionavam os clientes. Hoje em dia, o importante é humanizar o máximo possível todas as relações. Nesse caso, por exemplo, o uso de robôs que respondem os usuários pode até levar as pessoas para outros sites, já que muitas vezes as dúvidas são tão específicas que a inteligência artificial não consegue saná-las.

Analise constantemente a página de seus concorrentes e veja quais facilidades elas oferecem para os usuários. Desta maneira, você terá a chance de estar sempre um passo a frente deles, podendo fornecer uma experiência ainda melhor.

Não bastasse tudo o que já citamos, uma boa experiência do usuário pode gerar divulgação espontânea para a sua marca. De acordo com Paula Testoni, engenheira de softwares do site Guia55, hoje em dia é muito comum que as pessoas elogiem publicamente os sites que mais as agradam. Ou seja, investindo em UX, você estará, indiretamente, investindo também na sua divulgação e reforçando o nome de sua empresa.


Não se esqueça da acessibilidade

A acessibilidade é um fator imprescindível da usabilidade. As novas possibilidades de tornar a internet mais acessível para pessoas com deficiências são os principais assuntos de estudos no campo do design de interação, e permeiam boa parte das pesquisas que relacionam tecnologia e sociedade. Isso acontece porque este campo ainda está engatinhando, tendo em vista que, por muito tempo, vários grupos sociais foram excluídos da experiência digital.

Por isso, ter um site que aposta forte na acessibilidade já te colocará na frente dos seus concorrentes. Mas, o importante é fazer isso de uma forma efetiva e que ajude os usuários, e não apenas para se exibir enquanto empresa acessível. Caso contrário, a imagem da marca poderá sair prejudicada nesse processo.

Fale Conosco