Um conceito que ganha cada vez mais espaço nas vendas online é o de sistema de marketplace. Basicamente, trata-se de espaço virtual com muita audiência onde lojistas independentes expõem seus produtos — como se fosse um e-commerce comunitário. Mas, você sabe o que é marketplace reverso?
No post de hoje discutiremos o que ele é, uma evolução desse conceito. Apesar de recente, esse é um sistema que tem tudo para dar certo aqui no Brasil.
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Esse conceito é totalmente novo em terras tupiniquins — só começou a ser abordado por aqui em 2017 —, mas a lógica não é nada complexa. O esquema reverso nada mais é que um marketplace que expõe um mix de produtos dentro de outro. Dessa forma, os mesmo produtos são exibidos a um número muito maior de pessoas.
Quer um exemplo prático?
Imagine que o marketplace “A” quer dar mais visibilidades a algumas categorias vendidas por ele e por seus lojistas. Então, ele firma parceria com o marketplace “B” e, agora, os produtos são apresentados nas duas plataformas. Para os lojistas, essa prática é vantajosa porque as chances de vendas multiplicam.
Em contrapartida, o número de concorrentes também aumenta!
A união com um parceiro permite que os marketplaces expandam o leque de produtos ofertados, aumentando, assim, a quantidade de acessos e vendas. Outro fator interessante é que ambos ganham competitividade para brigar com concorrentes maiores.
Para os lojistas, há uma possibilidade de exposição muito maior sem ter necessariamente que pagar mais por isso. É como se fosse uma promoção do tipo “pague por um e exponha em dois”.
De resto, nada muda: preço, envio de produtos e outros detalhes continuam sob responsabilidade do lojista. Aí, vale a atenção para não acabar vendendo o mesmo produto duas vezes e ficar com furo no estoque.
Apesar de ser uma prática recente, alguns dos maiores players do mercado já adotaram essa modalidade e a tendência é que mais marcas se unam nessa nova estratégia de vendas. Entre os principais marketplaces que aderiram à prática, podemos citar:
Além deles, uma das uniões mais famosas aconteceu entre Walmart e Saraiva. A rede de livrarias passou a oferecer algumas categorias de produtos de seus sellers dentro da varejista americana. Um dos principais motivos pode ter sido a expansão da Amazon, outra gigante do ramo no mercado brasileiro.
Com essa nova modalidade de exposição, a tendência é que outros marketplaces se unam e fiquem mais completos, com categorias diversas e preços nivelados. Até o momento, esse estilo de negócio se mostra vantajoso para ambas as partes. A integração pode se dar de maneira tão simples quanto a lógica do sistema reverso.
Outra grande integração marketplace é o grupo CNova, que ocupa grande espaço no mercado com lojas de peso como o Extra, Casas Bahia e Ponto Frio.
Compreendeu o que é marketplace reverso?
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