A forma como as pessoas fazem suas compras está se transformando e o resultado dessa mudança fica claro quando olhamos para o crescimento das vendas online. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas por e-commerce devem crescer 16% no Brasil em 2019, comparado ao mesmo período do ano passado.
Além do meio utilizado para fazer compras, também vale ressaltar uma mudança no comportamento do consumidor ao comparar ofertas, assim como na forma como eles estão tomando decisões de compra. Hoje é muito fácil comparar diversas lojas e escolher qual é a melhor opção. Os consumidores acessam dois, três ou vários sites que possuem o produto que deseja e, ao colocar na balança as vantagens e desvantagens de cada um, chegam a uma escolha.
Para os varejistas que atendem no comércio eletrônico, esse crescimento nas vendas tem sido benéfico. Por outro lado, essa boa perspectiva para o mercado também faz com que surjam novas lojas online, aumentando a concorrência, fato que obriga os lojistas a buscarem diferenciais competitivos que realmente funcionem e que atraia e conquiste mais consumidores.
Sem dúvida, todos os detalhes de um e-commerce contam quando falamos em possuir uma loja atrativa. Pensando em uma loja física, até a temperatura do ar-condicionado pode ser um fator de decisão para o cliente entrar nela ou não. Em uma loja online você não precisa se preocupar com a temperatura, mas deve se atentar a todos os pontos que afetam diretamente o usuário que navega pela sua página.
Se você está com problemas na conversão, já parou para pensar o quão atrativo é seu e-commerce para os consumidores? A seguir vou mostrar algumas dicas com pontos que sempre podem ser melhorados na sua loja virtual e que influenciarão no número de visitas e conversão do seu negócio.
Não deixe que seu cliente fique com dúvidas em relação ao produto que você vende. Para evitar isso, invista nas fotografias do produto. Esse é um elemento que chama muita atenção dos visitantes e é o maior contato que ele terá com o produto até receber o pedido. Por isso, adicione fotos usando diferentes ângulos e, se possível, coloque um vídeo do produto. A dica é ainda mais importante para os lojistas que trabalham com vestuário e peças que os consumidores costumam provar antes de comprar. Podemos falar o mesmo sobre as descrições dos produtos, elas devem ser precisas, esclarecedoras e conter informações decisivas para o consumidor.
Se você acredita na máxima da primeira impressão, não deve relaxar com o design do seu site. A imagem que é vista assim que sua página carrega é capaz de despertar algo positivo no visitante e também pode ser crucial para que ele continue navegando. Logo, se preocupar com o visual da sua loja é muito importante para atrair o consumidor e, mais do que isso, proporcionar a ele uma boa experiência de compra. Ou seja, a navegabilidade do site também deve revista. O site está adaptado para mobile? É fácil encontrar as categorias? Os botões de ação estão destacados? A ferramenta de pesquisa no site está visível e é funcional? Essas são perguntas que guiarão para mudanças estruturais do site.
Não basta o cliente entrar no site, é preciso oferecer um atendimento de qualidade e fazer com que ele saia satisfeito da loja. Essa boa experiência tende a tornar seu negócio mais atrativo aos consumidores e fazer com que você conquiste e fidelize mais clientes. Uma ferramenta que tem ajudado no atendimento de e-commerces é o chat online. O sistema poupa tempo da empresa, facilita o contato dos consumidores e ainda causa neles uma impressão de preocupação com as necessidades do cliente, já que o contato pode ser feito a qualquer hora e de forma prática.
Quer chamar atenção de compradores? Prepare uma boa promoção. Não tem jeito. Os consumidores estão em busca de preços mais baixos e, com a facilidade de comparar, como comentei no início do texto, isso fica ainda mais explícito. O preço é um dos fatores de decisão mais importantes para o cliente, independente do segmento de negócio. Portanto, esteja atento às principais datas comemorativas da sua empresa e planeje ofertas atrativas aos consumidores. Com certeza isso aumentará o fluxo na sua loja e fará com que você venda mais. O frete grátis também deve atrair a atenção dos seus clientes. Mas claro, você precisa divulgar.
Para ter sucesso nas promoções é preciso divulgá-las. Por isso, prepare campanhas de marketing digital a fim de aumentar as visitas no seu site. As redes sociais possuem ferramentas que trazem um bom retorno aos lojistas e têm um custo relativamente baixo, principalmente se compararmos mídias offline.
O remarketing (quando um produto que você pesquisou continua aparecendo por todo lado) e a produção de conteúdo informativo também geram bons resultados aos e-commerces. Além disso, vale apostar no relacionamento por e-mail com os clientes e criar ofertas exclusivas visando a fidelização e a recompra. Outra ideia é fazer uma parceria com influenciadores do seu negócio. A força dessas pessoas perante sua audiência agrega credibilidade a sua empresa e torna sua marca mais atrativa aos olhos desses consumidores.
Essas foram dicas com as quais você pode trabalhar e fazer com que sua loja conquiste mais visitas e seja mais atraente para os compradores. Identifique o que está faltando no seu e-commerce, planeje suas estratégias de acordo com seu modelo de negócio e coloque agora essas ações em prática!
Fonte: ecommercebrasil