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Quais são os impactos da Copa do Mundo 2018 para o e-commerce?

A Copa do Mundo 2018 está chegando. Apesar de muitos pensarem o contrário, essa é uma notícia muito boa para o seu comércio eletrônico!

Ainda que sejam dias em que as pessoas estão mais concentradas em assistir aos jogos — sobretudo os do Brasil — acredite: esse animado período do ano pode aumentar as vendas do seu negócio.

Balanço da última Copa do Mundo

Estatísticas dos impactos que o comércio eletrônico sofreu durante os jogos do mundial foram analisadas pela Braspag, levando em conta dados levantados pela Cielo.

De acordo com esse levantamento, as lojas de artigos esportivos obviamente se beneficiaram com o evento e tiveram um aumento de aproximadamente 25% nas vendas em relação ao ano anterior ao campeonato.

Por outro lado, o consumo caiu significativamente nos outros segmentos durante os jogos da seleção brasileira. Confira como foi a redução de consumo durante as partidas:

  • Brasil x Croácia (12 de junho): 37% abaixo da média;
  • Brasil x México (17 de junho): redução de 25%;
  • Brasil x Camarões (23 de junho): 22% abaixo da média;
  • Brasil x Chile (28 de junho): redução de 18%;
  • Brasil x Colômbia (04 de julho): redução de 16%;
  • Brasil x Alemanha (08 de julho): 19% abaixo da média.

Os impactos da Copa do Mundo no mercado

Em relação a visitas e vendas realizadas nas lojas, os estabelecimentos que vendem itens de esportes tiveram aumento do faturamento. Como os outros nichos tiveram queda, isso causou um impacto direto no atacado. Afinal, se não estão ocorrendo vendas no varejo digitale os produtos continuam no estoque, não vale mais a pena fazer compras no atacado, principalmente durante os primeiros jogos.

Em 2014, as partidas que ocorreram durante os dias 12 e 23 de junho tiveram poucas vendas. A partir do dia 24, o movimento aumentou, embora com algumas quedas, quando o Brasil jogou.

Como aproveitar a Copa do Mundo 2018 para vender mais

Copa do Mundo vem aí novamente e, não apenas a população está ansiosa com os jogos, mas também o comércio, incluindo o on-line.

Sobretudo porque o Brasil ocupa a quinta posição no número de consumidores de e-commerce. De acordo com a E-bit, no ano de 2016 o setor apresentou um crescimento de 7,4% comparado ao ano anterior, fechando um faturamento de R$ 44 bilhões. O mesmo estudo aponta que, em 2018, uma de cada quatro vendas será realizada pela internet.

Apesar de a conversão em vendas ser baixa, o mercado do e-commerce é muito promissor no Brasil e esse crescimento ocorre por conta da diversificação dos tipos de compras. Afinal, o mercado é dominado por livros e eletrônicos, mas alimentação, beleza, roupas e calçados também entram na estatística.

De acordo com o relatório WebShoppers, a Copa do Mundo de 2006 apresentou a maior taxa de crescimento no e-commerce com 76%, seguido pelo ano de 2010 com 40% de crescimento.

Além das lojas esportivas, empresas que vendem artigos de festa, viagens e eletrônicos também têm chances de aproveitar bem a data. Porém, qualquer segmento pode tirar proveito desse período, contanto que siga as dicas que separamos a seguir.

Analise seus produtos

Dos produtos que você dispõe na loja, quais possuem relação com Copa do Mundo, futebol ou seleção brasileira? Caso alguns produtos estejam ligados ao tema, dê um destaque a eles.

E quanto àqueles que nada lembrem o mundial, dê um toque verde e amarelo. Verifique também se os seus fornecedores não estão fazendo algo específico para o evento.

Adapte a sua loja virtual para a Copa do Mundo

Levar o tema do mundial ao seu site também é interessante, pois, além de ficar atrativo, pode chamar a atenção do público e, consequentemente, gerar mais vendas. Substituir algumas cores do site pelas cores do Brasil pode ser o bastante para deixá-lo no ritmo dos jogos.

Claro que o mesmo vale para as suas redes sociais, e-mails, entre outras ferramentas. Quando a Copa do Mundo chega, se torna o assunto mais acompanhado em todas as mídias. Portanto, o seu negócio também precisa estar dentro. Fique de olho nas tendências para suas newsletters e uso de hashtags em suas redes sociais, por exemplo.

Faça os pedidos antecipadamente

Caso opte por comprar ou adaptar seus produtos para a Copa do Mundo, faça os pedidos o quanto antes puder. Afinal, você certamente não será o único lojista a querer ordenar itens inspirados no mundial. Então, para ter certeza de que as mercadorias chegarão a tempo, faça os pedidos e negocie com seu fornecedor com antecedência.

Fique atento às falsificações

Em dias de Copa do Mundo a procura por produtos da FIFA cresce e isso faz aumentar também a produção de produtos falsificados.

Devemos lembrar que a FIFA é uma marca licenciada protegida por direito de uso e o mesmo vale se você quiser vender produtos dela. Portanto, certifique-se de que são originais e evite problemas.

Analise a concorrência

Evidentemente você não será o único a usar a Copa do Mundo como tema para chamar a atenção do público. Por isso, pesquise o que seus concorrentes estão fazendo para que suas estratégias e ações tenham destaque.

Lembre-se também de analisar as campanhas que outras empresas fora do seu segmento estão fazendo, pois isso poderá dar ideias para criar as suas.

Ouça a opinião do público

Ouvir o que o público tem a dizer também é muito importante. Que tipo de oferta eles gostariam de consumir durante a época dos jogos? Será que uma promoção em dia de jogos do Brasil o animaria a comprar mais?

Esses dados lhe darão insumos para fazer campanhas durante o período da Copa que sejam eficazes em termos de vendas. Por isso, é sugerível coletá-los antes mesmo do mundial começar.

Anotou as dicas para vender bastante durante a Copa do Mundo 2018?

 

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Fonte: hub2b

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