O que é precificação dinâmica? Descubra

O conceito de “dinâmico” pode ser resumido a algo que se altera de modo contínuo e tende a evoluir, movimentando-se e mudando, mas com fácil adaptação. Qual a relação dessa palavra com você e seu e-commerce? Já se sabe que é preciso ser dinâmico para empreender e ter sucesso. E a precificação dinâmica pode ser a diferença entre uma venda e o abandono do carrinho.

Essa informação interessa (e muito) a um empreendedor, para entender do que se trata, quais são suas vantagens e como usar a precificação dinâmica em sua loja virtual.

O que é precificação dinâmica?

O abandono de carrinho é um dos indicadores mais acompanhados por gestores de e-commerce. E, segundo um estudo do E-Commerce Radar, o Brasil apresentou a taxa de 82% de carrinhos abandonados em 2017.

A pesquisa aponta o segmento de eletrônicos com o menor percentual (69,1%). Já os materiais artísticos e a tabacaria ficaram com os maiores valores — o primeiro, com 90,3% e o segundo, com 91,3%.

Essa taxa é bastante alta e você deve estar sempre à procura de formas para melhorar tal indicador. A precificação dinâmica é uma delas. Trata-se de uma estratégia para a alteração de preços a partir da análise de informações captadas no mercado (e entre seus concorrentes), que norteiam os valores dos produtos da loja.

Você deve selecionar os itens e outros e-commerces que pretende acompanhar. Em seguida, faça o monitoramento dessas informações para definir e alterar os preços de forma dinâmica em sua loja virtual.

Lembra-se de que já falamos sobre o que é Big Data em nosso blog? A precificação dinâmica tem tudo a ver com ele. Afinal, esse recurso ajuda seu negócio a buscar e entender o comportamento do mercado, por meio dos muitos conteúdos disponíveis na internet e no banco de dados de sua loja, para as tomadas de decisões.

Como funciona?

Com o Big Data, a internet e os sistemas automatizados e integrados, é possível acompanhar diariamente a movimentação dos preços dos produtos que sua loja comercializa em relação aos de seus concorrentes. Nesta análise, você faz precificações condizentes com o mercado, aumentando sua chance de vender.

É possível, por exemplo, definir que seu preço de venda de determinado item seja 10% mais baixo do que o dos concorrentes X ou Y, com um teto mínimo para que sua margem seja preservada. Com variáveis diferentes, os valores podem ser alterados inúmeras vezes durante o dia, com base nos dados encontrados na concorrência e em seu e-commerce.

Se você conta com a tecnologia certa, todas estas recomendações acontecem de forma automática e refletem em seu site.

Identificação da falta de estoque na concorrência

Outra ação que esse monitoramento permite é identificar a falta de estoque dos produtos nas lojas concorrentes. Com isso, você pode aumentar os preços e sua margem, aproveitando a escassez de oferta do item.

Por meio da tecnologia, as quantias são comparadas com a concorrência e, com essas informações, é possível definir regras ou limites de valores para aquilo que é vendido. Assim, você se torna competitivo em relação ao mercado sem perder sua margem de lucro.

Sua loja está no marketplace Submarino? Mesmo que não esteja, você certamente já ouviu falar dele. Trata-se de um dos pioneiros no segmento de comércio eletrônico do Brasil, criado em 1999. Hoje, após a fusão com a Americanas.com, o empreendimento tornou-se líder no setor. Imagine ter o menor preço nas pesquisas feitas nesse site?

A precificação dinâmica pode ajudar! Bem, preço e falta de produto certamente são razões para o abandono de carrinho, não é mesmo?

Qual a diferença entre precificação dinâmica e precificação inteligente?

O E-commerce Brasil chamou a atenção das pessoas para algo interessante: a diferença entre as precificações dinâmica e inteligente. Para o site de excelência em comércio eletrônico, a precificação dinâmica é um estágio mais simples da inteligente, baseando-se em dados da concorrência. Ela é muito utilizada para equalizar a diferença de preços entre a loja que a aplica e as demais do segmento.

Você quer aparecer nas pesquisas dos consumidores e garantir que seu carrinho seja o mais atrativo? Então, use a precificação dinâmica e seja mais convincente do que os players concorrentes.

Já a precificação inteligente exige um alto grau de especialização, é proativa e se baseia em modelos estatísticos ou algoritmos alimentados por informações internas de seu e-commerce, como vendas, conversões, margens, custos, entre outros.

Se você já conta com uma base de dados sólida, métricas definidas corretamente e um time dedicado à inteligência, está preparado para a precificação inteligente.

Quais as vantagens da precificação dinâmica no e-commerce?

Todas as estratégias que ajudem você a aumentar as vendas são bem-vindas, não é mesmo? E a precificação dinâmica é uma delas. Quer ver? Confira as vantagens dessa ação para seu e-commerce:

  • define metas com base no histórico de seus concorrentes no mercado;
  • melhora seu posicionamento em marketplaces e sites comparadores de preço;
  • monitora os preços dos concorrentes para oferecer opções melhores;
  • desenha ações direcionadas a produtos com melhor margem;
  • reduz a taxa de abandono do carrinho de sua loja virtual;
  • melhora os resultados do negócio, com a análise de mercado;
  • aumenta o lucro de seu e-commerce;
  • melhora a gestão do estoque, por meio do acompanhamento da escassez na concorrência;
  • torna as tomadas de decisões quanto às ofertas mais estratégicas.

Lembre-se de que deixar de planejar é um dos erros que você não deve cometer em seu e-commerce. A precificação dinâmica precisa fazer parte de seu planejamento, como uma das estratégias para aumentar as vendas. Chega de perder para os concorrentes pelo fato de não acompanhar os valores e ações praticados por eles!

Sabe por que começamos este artigo resgatando o significado da palavra “dinâmico”? Porque desenvolver um e-commerce de sucesso exige rápidas mudanças e adaptações — e a precificação dinâmica é um exemplo disso.

E você? Também acha que a precificação dinâmica pode ajudar a reduzir a taxa de abandono do carrinho em sua loja virtual?

 

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Fonte: hub2b

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