Livros sobre empreendedorismo que você precisa ler

Os empreendedores que desejam expandir e melhorar seus negócios também precisam reservar um pouco de tempo para ler livros sobre empreendedorismo. Muitos gestores passam pelos mesmos problemas que você e algumas soluções estão nos livros. Portanto, ler é uma boa estratégia para investir na sua formação, aprender com erros e acertos e ter novas ideias.

Reunimos alguns títulos para você desacelerar, fugir da rotina e aprender um pouco mais sobre empreendedorismo de sucesso.

“Criatividade S.A.”, de Ed Catmull

criatividade-sa

Na obra “Criatividade S.A.”, Ed Catmull conta a trajetória de sucesso da Pixar, o mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade. O autor relata como fundou a companhia ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, em 1986. Cabe lembrar que o estúdio está por trás de animações consagradas. Como Toy Story, Monstros S.A. e Procurando Nemo.

As páginas do livro rememoram encontros da equipe e sessões de brainstorm que formaram a história da empresa responsável por revolucionar a indústria de animação cinematográfica. Além disso, o autor divide sua experiência na gestão de uma das mais bem-sucedidas companhias de criação do mundo. Obra essencial para quem deseja valorizar a criatividade nos negócios.

“O Ponto da Virada”, de Malcolm Gladwell

o-ponto-da-virada

Você já se questionou sobre como um produto, serviço ou atitude se torna tendência rapidamente? Ou de que modo livros desconhecidos se transformam em best-sellers e cantores locais ganham o país?

No livro “O Ponto da Virada”, com mais de 5 milhões de exemplares vendidos no mundo, Malcolm Gladwell apresenta uma abordagem instigante e original para se entender esses fenômenos sociais que são como ‘epidemias’. O momento em que essas novidades se espalham ou terminam é o que o autor chama de “ponto da virada”.

“Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar”, de Daniel Kahneman

rapido-e-devagar-duas-formas-de-pensar

Daniel Kahneman indica formas que controlam a mente: o pensamento rápido, intuitivo e emocional e o devagar, lógico e ponderado. A mostra o potencial do pensamento rápido, com influência persuasiva nas decisões e seus limites (até onde se pode confiar nele). A leitura permite entender como esses dois modos de pensar funcionam e como utiliza-los para as tomadas de decisões pessoais e profissionais.

“Girl Boss”, de Sophia Amoruso

girl-boss-livro

Você já deve ter ouvido falar sobre esse título ou sobre a autora. Principalmente depois que a Netflix adaptou a obra para uma série disponibilizada no serviço de streaming. Este livro é inspirador para quem deseja guiar seu próprio negócio. Especialmente se busca uma oportunidade no e-commerce.

Sophia Amoruso passou a adolescência viajando de carona, furtando em lojas e revirando caçambas de lixo. Aos 22 anos, com um emprego “normal”, continuava com pouco dinheiro, sem rumo e insatisfeita. Pois só aceitou o trabalho por causa do seguro-saúde. Então a jovem decidiu começar a vender roupas de brechó no eBay.

Oito anos depois, Sophia é a fundadora, CEO e diretora criativa da Nasty Gal, loja virtual de mais de 100 milhões de dólares, com mais de 350 funcionários. Nos anos seguintes, a empresa passou por muitas dificuldades financeiras. Por isso é interessante que o leitor avalie as experiências da jovem e entenda o que pode ou não ser benéfico para o negócio.

Além da história ousada de Sophia, o livro prova que ser popular não é pré-requisito para ser bem-sucedido. Para atingir o sucesso, é preciso confiar nos seus instintos e seguir sua intuição.

“O Jeito Disney de Encantar Clientes”, do Disney Institute

disney

As empresas têm (ou deveriam ter) uma meta em comum: atender os clientes que consomem seus produtos e serviços com qualidade, preferencialmente os fidelizando. Este livro leva você aos bastidores da Disney para mostrar as melhores práticas e filosofias seguidas pela empresa. Apresentando os princípios de atendimento tanto no Walt Disney World, de acordo com o ponto de vista do elenco, quanto em outras organizações, segundo executivos que já participaram do Disney Institute.

“A Loja de Tudo: Jeff Bezos e A Era da Amazon”, de Brad Stone

a-loja-de-tudo

Um livro para se inspirar! Você já deve saber que a Amazon é um e-commerce bastante robusto. Mas este livro apresenta o caminho seguido pelo dono da empresa, Jeff Bezos, que inovou na forma de vender, oferecendo muitos produtos a preços baixos. Poderia ser um sonho distante, talvez inalcançável, mas aconteceu e virou um sucesso mundial.

A obra reúne entrevistas realizadas pelo jornalista Brad Stone, autor da obra, que conversou com funcionários e familiares de Jeff para organizar as principais ações do empresário.

 

 

 

Fonte: Bling

WhatsApp chat