Franquia ou negócio próprio: vantagens e desvantagens

Antes de abrir o primeiro negócio é normal surgir na cabeça do empreendedor à dúvida entre franquia ou negócio próprio. Por isso, é muito importante saber quais as diferenças entre os dois modelos, suas vantagens, desvantagens para assim entender qual se encaixa ao seu perfil.

E nós vamos te ajudar! Com as principais vantagens e desvantagens dos dois modelos para você decidir de vez se o melhor é abrir uma franquia ou negócio próprio! Confira!

Vantagens e desvantagens: Franquia

A franquia já é uma marca conhecida no mercado, o que demanda investimentos menores com divulgação, trazendo maior segurança para o franqueado. Além disso, recebe suporte técnico do franqueado, muito importante principalmente no início da trajetória. Por ser uma marca já atuante no mercado o faturamento, normalmente, acontece mais depressa.

Dentre as principais desvantagens que o empreendedor deve levar em consideração estão às taxas que direcionam parte do lucro para o franqueador, a interferência na escolha do ponto comercial, se não houver autorização não poderá abrir. Além disso, não é possível alterar mudança em produto, serviço e nem nas estratégias de marketing do negócio. Ou seja, o empreendedor deverá seguir regras específicas para tocar a empresa.

Vantagens e desvantagens: Negócio próprio

Quando falamos em franquia ou negócio próprio alguns pontos são bem importantes e diferentes entre os modelos. Com a sua própria empresa é possível ter muito mais liberdade de criação e inovação, autonomia para deixá-lo com a sua cara, ter oportunidade de expansão e quando quiser fazer ajustes em produtos, serviços ou marca a decisão será somente sua. Além disso, não precisará dividir lucro com o franqueador, como acontece na franquia.

Mas, temos desvantagens como maiores gastos até que o negócio esteja gerando lucro, mais esforços para definir pontos importantes como estudo de mercado, plano de negócios, estratégias de marketing e outros. Além disso, dependendo da inexperiência do empreendedor a chance de acontecer algo errado que coloque em risco o crescimento da empresa é grande! Para isso, é importante investir na gestão do negócio!

E aí, franquia ou negócio próprio?

Agora que você já sabe as principais vantagens e desvantagens de cada um procure compreender qual dos modelos mais se encaixa ao seu perfil!

E não se precipite! Busque informações de mercado, conhecimento, eventos da área e tenha ciência que qualquer um dos dois trará desafios e obstáculos!

Mas, com persistência, sabedoria e atitude as coisas acontecem! E para começar, que tal buscar inspiração com livros famosos? Acesse o link: https://awakebrasil.com.br/livros-sobre-empreendedorismo-que-voce-precisa-ler/

 

 

Fonte: Bling

WhatsApp chat