Comemorado em 15 de setembro, o Dia do Cliente é uma data que visa homenagear os consumidores e aquecer as vendas do comércio. Nos últimos anos, a celebração tem ganhado cada vez mais espaço e foi impulsionada ainda mais com a criação da Semana do Brasil.
Em 2021, o período do Dia do Cliente resultou em um faturamento de R$ 6 bilhões para o e-commerce brasileiro, uma alta de 22% em relação ao ano anterior — os números são de uma pesquisa da AlliN.
Dessa forma, se você quer aproveitar as semanas de setembro para conquistar os seus consumidores e disparar as vendas, é hora de preparar o seu e-commerce para a data.
Você pode, inclusive, aproveitar a oportunidade para colocar a sua loja à prova para a Black Friday e entender as estratégias que melhor funcionam para o seu negócio.
Continue lendo e confira nossas dicas para vender mais no Dia do Cliente e aproveitar ao máximo essa data!
O Dia do Cliente é comemorado anualmente no dia 15 de setembro. A data foi criada em 2003 pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, como uma forma de valorizar os consumidores e incentivar as compras em um mês de baixa para o varejo.
Em 2019, o Dia do Cliente foi reforçado pela criação da Semana do Brasil, que estimula lojistas a realizarem ofertas para impulsionar a economia do país.
Considerada a “Black Friday brasileira”, a Semana do Brasil compreende a semana do feriado de 7 de setembro, logo antes do Dia do Cliente.
Já sabemos que as semanas de setembro serão intensas com o Dia do Cliente e a Semana do Brasil. Mas como o seu negócio vai aproveitar essa época para disparar suas vendas?
Conheça a seguir algumas ideias para definir a estratégia da sua loja e ter sucesso nesse período!
Para garantir a visibilidade do seu e-commerce no Dia do Cliente e na Semana do Brasil, é essencial planejar com antecedência as ações de marketing que você realizará.
Crie uma identidade visual para a sua campanha de Dia do Cliente e, de preferência, use uma abordagem que valorize o consumidor — afinal, trata-se de uma data comemorativa em homenagem a ele, não é mesmo?
Você pode apostar em diferentes canais de comunicação, como redes sociais, e-mail marketing e anúncios pagos, para ampliar o alcance da sua marca. Lembre-se de também inserir banners e pop-ups da campanha no seu site.
O Dia do Cliente é uma excelente oportunidade para se aproximar dos consumidores e mostrar que a sua marca realmente se importa com eles. Além de ajudar a aumentar as suas vendas no evento, isso também vai contribuir para fidelizá-los a longo prazo.
Para isso, aproveite os diferentes recursos das redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok, para realizar ações interativas com o público.
Você pode promover concursos e enquetes, compartilhar depoimentos e fotos de compradores satisfeitos e até mesmo organizar um jogo ou um quiz valendo um cupom de desconto exclusivo.
Qual consumidor não gosta de uma boa oferta? No Dia do Cliente, não deixe de fazer promoções e oferecer benefícios que brilhem os seus olhos!
Existem diferentes possibilidades para você explorar, como descontos progressivos, frete grátis, combos de produtos e cupons de desconto especiais.
Uma prática que costuma encantar os consumidores é oferecer brindes para os pedidos feitos na data. Podem ser pequenos mimos, como um chocolate, um caderno ou uma amostra grátis da loja. Solte a criatividade e pense no que os seus clientes vão gostar mais.
Para planejar de forma fácil e estratégica as suas ofertas, acesse abaixo nossa calculadora de preços gratuita!
Que tal utilizar o Dia do Cliente para lançar novos produtos? Aproveite a visibilidade do seu e-commerce na data para divulgar as novidades da sua loja ou até mesmo criar um item de edição limitada para o evento.
Para conquistar os seus clientes mais fiéis, você ainda pode fazer um lançamento exclusivo para esse público, oferecendo-lhes um desconto especial para a compra do produto.
Se você quer proporcionar uma experiência personalizada para os seus clientes, uma boa estratégia é realizar ações segmentadas.
Baseando-se no perfil e no histórico de compras dos seus consumidores, é possível criar diferentes bases de contatos e enviar campanhas de e-mail marketing específicas, com as ofertas e os produtos mais adequados para cada uma.
Dessa forma, o comprador se sentirá muito mais valorizado pela sua marca e terá mais chances de fazer alguma aquisição.
As buscas por ofertas não aumentam somente no Dia do Cliente, mas durante todo o período da celebração. Logo, para potencializar ainda mais suas vendas, que tal transformar a data na Semana do Cliente ou até mesmo no Mês do Cliente?
Uma dica é realizar diferentes ações promocionais a cada dia ou semana do período, para manter os consumidores atentos aos canais da marca. Assim, você maximiza os resultados do e-commerce.
Para garantir uma experiência de compra impecável para o cliente, você não pode deixar de lado o processo de pagamento no e-commerce.
Ofereça um checkout transparente, que não redirecione o consumidor para outra página na hora de finalizar a compra, e disponibilize as formas de pagamento mais utilizadas, como cartão de crédito, boleto e Pix.
Se você vende produtos mais caros, é essencial oferecer opções de parcelamento sem juros. O Pix também é uma modalidade vantajosa para aplicar descontos mais agressivos, uma vez que tem taxas mais baratas que outros métodos de pagamento.
Períodos de alta sazonalidade no e-commerce são marcados pelo crescimento do número de tentativas de fraude. Para proteger a sua loja e os consumidores, uma ferramenta indispensável é o antifraude.
Esse sistema é responsável por analisar automaticamente todas as transações do site, identificando e bloqueando qualquer compra suspeita. Dessa maneira, você minimiza as chances de fraudes e chargebacks no Dia do Cliente.
Se o objetivo é homenagear o cliente, é essencial que ele receba um atendimento personalizado para as suas necessidades.
Por isso, certifique-se com antecedência de que todos os canais de atendimento estejam funcionando corretamente. Os aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp e chat online, são excelentes opções para garantir um suporte ágil e humanizado.
Também vale reforçar com a equipe de suporte a importância de tratar cada consumidor com empatia e eficiência, sempre buscando a solução mais adequada para as suas dores.
O Dia do Cliente é uma data super importante para o e-commerce, já que não visa um público limitado como o Dia das Mães ou o Dia das Crianças. Assim como a Black Friday, ele contempla todo e qualquer setor do comércio e é voltado para todos os consumidores.
Por isso, de todas as datas comemorativas do ano, o Dia do Cliente é a que mais se aproxima da Black Friday. Isso significa que você pode usar as promoções desse evento como um ensaio para o final de novembro.
O objetivo é entender tudo o que funcionou bem no Dia do Cliente e o que não deu certo para se preparar para a Black Friday. Por exemplo, se às 18h no Dia do Cliente o seu site cair com o excesso de visitas, ele não vai aguentar nem a primeira hora da Black Friday.
Para isso, você vai precisar medir tudo, por meio dos KPIs do seu e-commerce. Cada ação precisa ser cuidadosamente planejada, a execução precisa ser monitorada e os resultados devem ser apurados e medidos.
Veja os exemplos a seguir para entender melhor como fazer isso!
Para verificar a eficiência do seu plano de divulgação no Dia do Cliente, você precisa ter todos os resultados nas mãos. Para facilitar esse trabalho, você pode usar ferramentas gratuitas do Google ou contratar uma ferramenta de gestão de redes sociais.
Depois que o Dia do Cliente passar, você deve olhar para esses resultados e medir a eficiência das campanhas de marketing. Tente entender:
Tudo isso vai ajudar você a planejar uma campanha ainda mais assertiva para a Black Friday.
Estabilidade, segurança, velocidade, escalabilidade e disponibilidade são aspectos importantíssimos para que a sua loja virtual venda muito em períodos de maior tráfego, como a Black Friday.
Por isso, ao longo do período do Dia do Cliente, fique de olho na estabilidade e na velocidade de carregamento do seu site, verificando se a quantidade de acessos sobrecarrega sua infraestrutura.
Ao acompanhar tudo isso em tempo real e depois checar cada número detalhadamente, você provavelmente vai descobrir alguns problemas.
E é aqui que está o segredo do teste: se você encontrar pequenos problemas de infraestrutura no Dia do Cliente, invista tempo e recursos para resolvê-los, porque na Black Friday eles serão muito maiores!
O mesmo vale para prestadores de serviços ou qualquer ferramenta contratada pelo seu site, como meio de pagamento, plataforma de e-commerce, antifraude, etc. Verifique se essas soluções garantem estabilidade mesmo durante os picos de acesso que acontecem nos grandes eventos do varejo.
A forma como sua loja atende clientes em datas comemorativas é super importante. Afinal, quando falamos de atendimento, falamos de percepção de marca!
Veja as perguntas que você deve responder em relação ao atendimento prestado pelo seu e-commerce no Dia do Cliente:
Aqui, pode ser que você perceba a necessidade de aumentar a equipe de atendimento para o período da Black Friday. Além disso, essa é uma ótima forma de entender a experiência do seu cliente e identificar o que está dando errado.
Procure se concentrar nos problemas mais relatados durante o Dia do Cliente, para que eles não voltem a assombrar o seu negócio em novembro.
Planejar o seu estoque não precisa ser um mistério! Veja quanto você vendeu no Dia do Cliente e faça projeções para a Black Friday. Se você vendeu menos do que esperava, tome cuidado com a produção para novembro.
Se aconteceu o contrário e você não conseguiu atender a todos os pedidos, elabore um plano de produção mais robusto para que, até a Black Friday, o seu estoque esteja renovado e pronto para o evento mais importante do ano.
Quanto à logística e entrega de produtos, reveja seus parceiros e tome cuidado com os prazos prometidos ao cliente, estabelecendo datas reais para que o cliente não se decepcione com o atraso da sua encomenda.
Como o próprio nome da data já deixa claro, é fundamental priorizar o cliente. Quando você pensa na experiência do consumidor e planeja tudo do ponto de vista de quem vai comprar no seu e-commerce, os resultados são muito melhores.
Então, faça esse esforço para compreender o seu público e oferecer aquilo que ele espera! Essa estratégia vai fazer toda a diferença no Dia do Cliente e em outras datas comemorativas.
Fonte: https://pagar.me/