Como vender pelo Instagram: 7 estratégias básicas

O Instagram é uma rede social e, como tal, foi criado especialmente para gerar relacionamento entre pessoas por meio de fotos e vídeos. No entanto, não é de hoje que Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp tornaram-se espaços para as marcas criarem uma aproximação com o público, gerando engajamento e, claro, oportunidades de vendas.

Para se ter uma ideia da dimensão da rede social, confira os dados a seguir:

  • o Instagram é a 4ª rede social mais utilizada no Brasil, com 95 milhões de usuários (We Are Social);
  • em 2018, o Instagram já tinha atingido a marca de um bilhão de usuários ativos por mês em todo o mundo (Instagram);
  • 52% dos usuários já usaram a rede social para descobrir produtos ou serviços para comprar (Opinion Box);
  • 82% dos usuários seguem alguma marca ou empresa (Opinion Box).

Nesse cenário, a sua loja virtual tem muito o que explorar na rede social. Descubra neste artigo como vender pelo Instagram com 7 estratégias que você pode começar a colocar em prática hoje mesmo!

Estratégias de marketing digital

Antes de falarmos sobre estratégias para vender no Instagram, você precisa ter em mente que o posicionamento da sua marca na rede social deve estar atrelado a uma estratégia de marketing digital.

É a partir disso que você saberá identificar seu público-alvo, traçar objetivos, metas e os meios para chegar onde deseja com a sua loja virtual. Então, se você ainda não definiu o seu plano de marketing digital, confira no vídeo a seguir os seis passos para chegar lá!

7 estratégias para vender pelo Instagram

O Instagram pode ser o primeiro contato que seus clientes em potencial têm com a sua loja. Por isso, é muito importante investir tempo, pessoal e recursos nessa plataforma e criar conteúdos criativos, informativos e atraentes, lançando mão de todas as ferramentas que a rede tem a oferecer.

Veja a seguir como fazer isso com estratégias práticas para o seu Instagram!

1. Crie uma conta comercial

Se você usa as redes sociais para promover e vender produtos ou serviços, criar contas profissionais é indispensável. Isso vale para qualquer plataforma que ofereça essa possibilidade, como o WhatsApp Business.

No caso do Instagram, só com uma conta comercial você tem acesso a dados como impressões, alcance e engajamento das suas publicações, além de análises que mostram quem são seus seguidores (gênero, idade, localização e horário e dias em que mais acessam).

Essas informações são essenciais para conhecer o público-alvo do seu negócio e ter insights de como mantê-lo interessado no que você tem a oferecer.

Além de uma fonte de dados importante, por meio de uma conta comercial você consegue ativar recursos diferenciados no Instagram que vão ajudar a vender pela rede social, como é o caso do Instagram Shopping e da criação de anúncios – que falaremos em detalhes mais adiante.

Com a conta comercial criada, é hora de caprichar na foto de perfil – seja usando o logotipo da loja ou uma bela foto de produto – e, na bio do Instagram, forneça informações básicas da empresa, contatos e site, caso já tenha um.

2. Publique conteúdo relevante

Pesquisas sobre o comportamento do consumidor digital afirmam que usuários da internet procuram informações sobre serviços e produtos desejados em vários canais de comunicação, inclusive nas redes sociais.

Pensando nisso, seu Instagram comercial deve oferecer informações relevantes sobre seu produto, serviço, segmento e curiosidades associadas ao seu negócio. Divulgar apenas o produto não é suficiente, os consumidores estão em busca de conhecimento a respeito do que querem comprar.

Assim, se você é um professor de pilates, por exemplo, além de falar sobre valores e horários de aulas, você deve fazer publicações sobre seu método de trabalho, os benefícios da atividade física, as particularidades do pilates etc.

O mesmo se aplica para uma pequena empresa de confeitaria, por exemplo. Se você vende bolos de aniversário pela internet, pode falar sobre a matéria-prima que utiliza, mostrar o processo de criação de um bolo, explicar por que algumas frutas combinam com chocolate e outras não, sugerir cardápio para festas infantis e por aí vai.

Dessa forma, você cativa novos seguidores pelo conteúdo que publica, mostra o quanto entende daquele segmento ou produto e ganha a confiança de possíveis clientes.

3. Apresente seus produtos

Além de um bom canal de informações e conteúdos relacionados ao seu negócio, seu Instagram precisa ser uma vitrine virtual. É muito importante que os usuários da rede social encontrem com facilidade exemplares do produto que você vende ou demonstrações do serviço que você oferece.

Por isso, capriche nas imagens! Não é necessário ter uma câmera profissional ou ser um fotógrafo especializado. Com um bom celular, iluminação e um cenário clean, você consegue ótimas fotos e vídeos.

Vamos voltar aos nossos exemplos. Use os recursos de filmagem rápida (hyperlapse) para registrar uma sequência de exercícios de pilates no seu estúdio ou todo o processo de confecção de um bolo de aniversário. Fotografe clientes satisfeitos, produtos encomendados e cada exemplar feito, assim você terá um catálogo de produtos completo no seu Instagram.

4. Interaja com seus seguidores

O objetivo principal de marcar presença nas redes sociais deve ser a interação com os seguidores. Por isso, é importante responder diariamente comentários e dúvidas que possam surgir no seu perfil – esse atendimento dedicado e consultivo faz toda a diferença!

Além disso, incentive a interação com as próprias ferramentas que o Instagram disponibiliza – como Instagram Stories e enquetes – e com boas estratégias de marketing. Assim, além de engajamento e relevância na rede, você consegue conversar com o público e entender o que ele precisa em relação às suas soluções.

5. Aproveite o Instagram Stories, Reels e IGTV

Nesses recursos do Instagram estão os conteúdos que mais engajam os seguidores.

Lembre-se de que a rede social tem como principal objetivo gerar relacionamento, então, essas ferramentas são ideais para colocar a criatividade para jogo, destacar seus produtos e gerar valor para a marca, mostrando processos produtivos, bastidores, preparo das entregas etc.

6. Faça anúncios no Instagram

Com sua conta comercial ativa e vinculada à sua fanpage no Facebook, por meio do Facebook Ads, você consegue criar campanhas de anúncios pagos para atingir públicos específicos.

É possível criar campanhas de envolvimento, para atrair curtidas e aumentar a relevância da sua página na rede social, ou, ainda, anúncios com objetivo de conversão, para conquistar, de fato, clientes para o seu site.

A grande vantagem aqui é a possibilidade de criar um botão para que o cliente seja redirecionado para o seu site – ponto importante no Instagram, já que não é possível disponibilizar links clicáveis na legenda.

7. Venda diretamente pelo Instagram Shopping

Exemplo de perfil no Instagram Shopping

Fonte: site do Instagram Shopping

Em 2018, o Instagram Shopping foi lançado no Brasil. O recurso permite criar marcações nas fotos, funcionando como um hiperlink que dá detalhes dos produtos para os usuários.

O Instagram Shopping ainda oferece a possibilidade do cliente ser redirecionado para a loja virtual para finalizar a aquisição. Essa é uma ótima ferramenta para tornar mais fluida a experiência de compra dentro da rede social.

Fonte: Pagar.me

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