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Como vender roupas pela internet: passo a passo para você começar

empreendedorismo digital nunca esteve tão em alta no mercado. Nesse contexto de expansão do varejo online, um setor que tem se destacado bastante é o de roupas e acessórios.

De acordo com o estudo Mercado e Consumo, o segmento da moda é o que mais faturou no e-commerce brasileiro em 2021, alcançando um total de R$ 895,4 milhões em vendas.

Vale destacar o impacto da digitalização dos hábitos de consumo da população nesse resultado. 61% dos consumidores descobriram que comprar roupas online é rápido e prático durante a pandemia, segundo uma pesquisa do Opinion Box.

Quer empreender nesse mercado, mas não sabe por onde começar? Então, você chegou ao lugar certo! Preparamos este guia completo de como vender roupas pela internet, com as melhores dicas para você ter sucesso no segmento.

1. Faça o planejamento do negócio

Assim como qualquer outro empreendimento, o primeiro passo para começar a vender roupas online é fazer um planejamento cuidadoso do negócio.

Isso envolve definir o nicho de mercado, o público-alvo e a identidade da sua marca. Saiba mais sobre cada conceito a seguir!

Nicho de mercado

Para se destacar em um setor tão amplo e competitivo como o da moda, é recomendável focar o seu negócio em um nicho de mercado específico.

Ao se especializar em atender um determinado público, é possível desenvolver estratégias mais eficazes e, assim, a sua marca tem muito mais chances de se tornar uma referência no setor.

Ao invés de abrir um e-commerce mais abrangente de roupas femininas, por exemplo, que tal abrir uma loja online de moda sustentável ou de peças plus size?

Também é importante pensar qual será o diferencial da sua marca. Os seus preços serão mais competitivos ou o foco será na qualidade dos materiais utilizados? É essencial definir qual será a proposta da sua loja no mercado.

Público-alvo e persona

É preciso conhecer bem as necessidades e os interesses dos compradores que você deseja atingir, para elaborar as estratégias mais eficientes para o seu negócio.

O público-alvo é o grupo de consumidores que o seu negócio pretende alcançar, representado por um conjunto de características demográficas e comportamentos em comum.

Já a persona do negócio é um personagem semi fictício que representa o perfil do seu cliente ideal, por meio de uma descrição detalhada das suas principais características, hábitos, dores e interesses.

Identidade da marca

Sua marca será mais descontraída ou formal? A identidade visual é o conjunto de elementos que transmite ao público a proposta e os valores de uma marca, ajudando a posicioná-la no mercado e a gerar identificação com os consumidores.

Tendo como base os diferenciais do seu negócio e as características do seu público-alvo, defina o logotipo, as cores e as fontes que serão utilizadas nos materiais da sua marca.

Também é importante escolher como será o tom de voz empregado nas suas comunicações e, claro, o nome da empresa — que deve ser preferencialmente algo fácil de ser lembrado e falado.

2. Encontre fornecedores de confiança

Contar com fornecedores de confiança faz toda a diferença para garantir a qualidade das roupas vendidas pelo seu e-commerce e também o bom funcionamento da sua operação.

Faça pesquisas online e busque avaliações no Google e nas redes sociais para verificar a credibilidade dos seus potenciais parceiros. Então, solicite cotações para encontrar a opção com o melhor custo-benefício para o seu negócio.

Alguns fatores que devem ser levados em consideração são a qualidade dos materiais, a capacidade de produção, os prazos de entrega e as condições de pagamento de cada fornecedor.

Pensando especificamente no segmento de moda, também é interessante escolher parceiros que acompanhem as tendências e novidades do mercado.

3. Defina o seu canal de vendas

Uma decisão muito importante para quem quer empreender online é a plataforma que será utilizada para viabilizar as suas vendas. As principais são: e-commerce, redes sociais e marketplace.

E-commerce

e-commerce é a loja virtual própria de uma empresa. Para vender nessa modalidade, é necessário registrar um domínio de site e contratar uma plataforma de e-commerce.

A vantagem de vender por um e-commerce é que você tem controle total sobre o site, podendo personalizar o layout e os demais elementos da loja de acordo com a identidade da sua marca.

Redes sociais

As redes sociais são muito utilizadas por quem está começando a vender roupas online e ainda não tem os recursos necessários para investir em um e-commerce próprio.

O Facebook, o Instagram e o WhatsApp, inclusive, contam com recursos específicos para promover vendas. Utilizando um link de pagamento, é possível vender diretamente por essas plataformas.

Além disso, para quem já tem uma loja virtual, também é recomendável estar presente nas redes sociais para aumentar a visibilidade da marca e potencializar as suas vendas.

Marketplace

O marketplace reúne em um único site diferentes lojistas. Atualmente, há várias plataformas especializadas na venda e revenda de roupas.

A vantagem desse canal é que o comerciante não precisa investir na infraestrutura tecnológica para vender. Por outro lado, é preciso pagar taxas sobre as suas vendas, e o reconhecimento de marca é prejudicado — afinal, o foco aqui é a marca do próprio marketplace.

4. Tire fotos atrativas das peças

Um grande desafio de vender roupas pela internet é que, ao contrário do varejo físico, o cliente não pode experimentar uma peça antes de comprá-la. Essa impossibilidade pode fazê-lo desistir da compra ou ficar insatisfeito com o pedido.

Por isso, é fundamental oferecer o máximo de detalhes sobre os itens para guiar o cliente ao acerto em sua decisão de compra.

Isso inclui disponibilizar fotos de qualidade de cada produto, mostrando diferentes detalhes e ângulos da peça. Também é essencial mostrar as roupas no corpo de um modelo, para que o consumidor possa ter uma melhor ideia do caimento do item.

5. Faça descrições detalhadas dos produtos

Para complementar as fotos das roupas, lembre-se de fazer também descrições detalhadas de cada peça. Essa prática tornará as suas páginas de produtos mais completas, ajudando o cliente em sua decisão de compra.

Descreva as principais características, materiais, indicações de uso e vantagens das peças, de forma clara e objetiva. Uma dica é utilizar adjetivos sensoriais, como “confortável”, “resistente” e “leve” para explicar o que a roupa proporciona para o cliente.

6. Disponibilize tabelas de medidas

Um grande receio do consumidor na hora de comprar roupas online é escolher o tamanho errado de uma peça e ter que passar pelo processo burocrático de troca da mercadoria.

Para quebrar essa objeção do cliente e ajudá-lo a fazer a compra mais assertiva possível, é importante disponibilizar tabelas de medidas para todas as roupas vendidas.

Outra ferramenta que pode ajudar bastante, nesse sentido, é o provador virtual. Esse recurso de Realidade Aumentada permite que, com um aplicativo e uma câmera, a pessoa visualize como uma peça ficará em seu corpo — experiência o mais próxima possível de uma loja física.

7. Organize a sua operação logística

A entrega dos produtos é um dos processos mais importantes em uma loja online de roupas. Afinal, os clientes esperam receber os produtos comprados com segurança e eficiência.

Portanto, estruture com cuidado a sua operação logística, mantendo um bom controle de estoque, utilizando embalagens adequadas para os produtos e contando com serviços logísticos de qualidade.

Faça orçamentos com os Correios e transportadoras privadas para encontrar a melhor opção para o seu negócio e para os seus consumidores.

Considerando que um custo alto de frete é um dos principais motivos para o abandono de carrinho, é indicado oferecer alternativas com diferentes prazos e valores de entrega. Dessa forma, o cliente pode escolher a que melhor atende às suas necessidades.

8. Contrate uma solução de pagamentos online

Para viabilizar suas vendas pela internet, é preciso contar com uma solução de pagamentos que processe as transações online do seu negócio.

Busque uma tecnologia de pagamentos que disponibilize as principais formas de pagamento online, como cartão de crédito, boleto e Pix, e que garanta a segurança do seu e-commerce e dos dados dos clientes.

Também priorize uma solução que ofereça a melhor experiência de compra para o consumidor, contribuindo para as suas conversões. Um recurso importante, nesse sentido, é o checkout transparente, que não direciona o usuário para outro site na hora de pagar.

Fonte: Pagar.me

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