Cada dia é mais comum ouvir sobre a importância do marketplace para e-commerce, mas quais passos seguir para ser assertivo?
Para entender sua importância para o e-commerce é preciso saber primeiro o que é: Marketplace é uma plataforma de vendas online que reúne diversos fornecedores (lojas) ofertando produtos em um mesmo canal.
Após saber o que é, o lojista deve definir o que mais se encaixa ao seu negócio. Ou seja, não adianta investir em um que seu público não se encontra. Por exemplo, na Netshoes encontra-se tudo de esportes como, camisetas, tênis, etc. Já ofertas de viagens ou um jantar pode entrar no Groupon.
Depois de encontrar o marketplace que seu cliente compra, você preencherá um formulário de registro. Onde costumam pedir: CNPJ, e-CNPJ, CNAE, Certidão negativa de débitos e Sintegra.
Para começar a gerenciar é preciso esperar a aprovação do cadastro.
Para micro e pequenas empresas a principal vantagem do marketplace para e-commerce é o investimento inicial. Já que o custo é muito viável e a visibilidade é enorme, são as maiores vitrines online. A consequência do aumento de visitas será a maximização das vendas e o crescimento do negócio.
Já o Marketplace oferece valores menores, com baixa porcentagem sobre os produtos (muitas vezes negociável). Para o micro e pequeno empresário isso é ótimo! Além de ser capaz de aproveitar todo o fluxo que passa por ali.
Outra questão muito importante é a melhoria do SEO, os produtos vão ser mais procurados. Isso significa uma melhora no posicionamento nas ferramentas de busca.
Sempre uso um comparativo que exemplifica bem o que é o Marketplace. Pense nele como os Shoppings Centers, agora perceba: é muito maior o número de pessoas passando dentro de um shopping que em frente a uma loja individual, não é? Online funciona da mesma maneira. É mais fácil um negócio ser encontrado dentro de um Marketplace que em seu site próprio. Ainda mais quando é novo ou está no começo da caminhada.
Ficou alguma dúvida, entre contate agora mesmo um de nossos especialistas em soluções digitais: comercial@awake.digital
Fonte: e-flips