17 erros de e-commerce que você não pode cometer – Parte 2

No artigo anterior falamos sobre um grande problema para as pessoas que entram no mercado de e-commerce que é não entender a importância do conjunto de fatores. Para ter sucesso nas vendas online, você precisa ter uma visão ampla e olhar simultaneamente para vários fatores chave. Confira aqui.

Vamos aos erros de hoje?

Erro 2: Plataforma errada

Talvez seja desafiador não errar na hora de escolher a plataforma certa.

A plataforma da sua loja virtual é a base de tudo. Imagine que você quer criar uma promoção de natal, onde alguns clientes da sua loja vão receber um cupom com 30% de desconto em toda a loja. Este cupom é limitado para 10 pessoas e terá validade de 3 dias.

Isso é um exemplo de limitação de plataforma. Algumas permitem apenas que seja criado o cupom para todos da loja, ou sem validade. Ou ainda algumas plataformas sequer tem a opção de criar cupom de desconto.

A sua loja tem muitos produtos para cadastrar?

Algumas plataformas tem limite de produtos ou se tornam mais caras de acordo com o número de produtos cadastrados. Ou ainda algumas plataformas começam a travar a navegação do usuário quando existem muitos produtos cadastrados.

Você ainda acha que não é tão importante escolher a plataforma certa?

Algumas pessoas acreditam que a escolha da primeira plataforma da loja não é importante, pois caso o negócio tenha sucesso, basta migrar. Certo, Dyego?

Na verdade não é bem assim. Toda migração de plataforma é extremamente delicada e problemática. Importação de dados é um investimento caro e pode não funcionar tão bem. O que acontece é que o banco de dados das plataformas podem ter estruturas extremamente diferentes, assim gerando vários erros de informação na nova plataforma.

Além do mais, infelizmente algumas empresas criam condições contratuais que transformam o empresário em um grande refém. Muitas vezes isso acaba inviabilizando o crescimento do negócio.

O que fazer então? Veja algumas dicas:

  • Prefira escolher agências especializadas em e-commerce;
  • Pode parecer dispensável, mas contratar um consultor de e-commerce neste momento pode te poupar muito dinheiro, tempo, dores de cabeça, estresse e, nos casos mais extremos, até mesmo um processo judicial;
  • Como funciona o suporte desta empresa?
  • É possível ampliar os recursos da plataforma ou ela possui limitações?
  • Solicite um usuário de teste para conhecer a plataforma;

Erro 3: Target: escolher mal o seu público-alvo

Existe uma cena genial no filme “Alice no país das maravilhas”. Nesta cena, Alice acaba de cair no buraco e está perdida, então aparece um gato que pergunta para onde ela está indo. Então Alice responde não saber para onde vai. E então o gato diz:

  • Se você não sabe para onde quer ir, não importa que caminho tomar.

Esta cena tem tudo a ver com este tópico.

Se você não sabe para quem quer vender, então pode tentar vender para qualquer pessoa.

Entretanto, no marketing digital, isso significa que sua campanha poderá custar caro e ter pouca ou nenhuma conversão em venda.

  • Defina o seu público-alvo;
  • Para quem quer vender? Por que?
  • Quais os gostos do meu cliente?
  • Qual o seu comportamento?
  • Aquela famosa questão “O que fazem? Do que se alimentam?”
  • Como devo conversar com este cliente? Em quais canais?

Pense, reflita e estude muito. Caso contrário, você pode sair frustrado ao tentar investir em marketing digital da maneira errada.

Um público-alvo muito bem definido irá reduzir (e muito) o seu investimento em marketing, aumentando seus resultados e, muitas vezes, até viralizando.

Quando se sabe com quem está falando fica muito mais fácil falar da maneira certa e no tom certo.

Erro 4: Baixo investimento em Marketing

Talvez este seja um dos mais, senão o mais crítico erro da lista.

Se tem algo bom que sempre digo para meus clientes é que pense antes de investir em e-commerce. O valor investido na plataforma é só 50% ou menos.

Você precisará investir em Marketing Digital, Campanhas, Promoções, Brindes, Fotos de produtos e por aí vai.

Grande parte das dúvidas que recebo são em relação a divulgação de e-commerce.

Olha só que história maluca.

Você já encontrou alguma vez uma loja ou um produto muito bom do qual não consegue entender por quê não deu certo?

Isso já aconteceu com você?

É muito comum encontrar uma loja com excelência em atendimento, produto e preço, porém não muito conhecida.

Voltando para a analogia de abrir uma loja física, imagine que sua loja está aberta com as melhores promoções, mas apenas 4 ou 5 indivíduos sabem.

Qual o resultado dessas ótimas promoções para a sua loja?

Prejuízo, é claro.

Saiba que o investimento em Marketing Digital é fundamental para um e-commerce de sucesso. Este é um ciclo contínuo infinito que deve ser respeitado e seguido à risca. Caso contrário sua loja será mais uma entre milhares do mesmo ramo, mesmo que com melhores preços e produtos, mas que ninguém ou poucos conhecem.

Mas Dyego, minha loja tem muitos clientes, está vendendo pra caramba e tendo um bom lucro. Posso interromper meus investimentos em Marketing Digital?

Você realmente não deve fazer isso. Se está tendo sucesso com sua loja, esta é a melhor hora para usar o máximo de si mesmo. Conheça seu público cada vez melhor, invista em novos clientes com perfil semelhante, descubra quais ferramentas estão dando certo e concentre suas energias no ponto certo.

Afinal, se neste ponto fosse possível reduzir os investimentos em Marketing, os grandes players do mercado não teriam tanta diferença entre faturamento e lucro.

Fonte “https://www.ecommercebrasil.com.br”

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