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17 erros de e-commerce que você não pode cometer – Parte 1

Um grande problema para as pessoas que entram no mercado de e-commerce é não entender a importância do conjunto de fatores. Para ter sucesso nas vendas online, você precisa ter uma visão ampla e olhar simultaneamente para vários fatores chave.

Você não sabe por que seu e-commerce vende pouco? Ou ainda você gostaria de melhorar alguns fatores no seu e-commerce hoje?

Hoje eu vou ser do contra, e ao invés de dizer como chegar lá, vou dizer como não chegar. Acredito que se você não cometer os erros aqui listados, estará no caminho certo para atingir o sucesso no seu e-commerce. Entretanto, se você comete alguns desses erros, você poderá ver a solução para não traçar o caminho mais longo ao sucesso nas vendas online.

E por falar em sucesso nas vendas online, esta série de artigos terá uma dica matadora que fará você mudar sua opinião sobre “como chegar lá”. Eu vou te contar essa dica logo após dizer algumas palavras.

Então vamos lá, primeiro de tudo eu quero te mostrar um cenário.

Imagine que você vai abrir uma loja física de calçados. Para abrir a loja, você vai precisar procurar uma sala para alugar ou comprar. Depois disso, você vai comprar os móveis necessários, planejar o tamanho e o lugar de cada um e colocar uma fachada com o nome da sua loja.

Preste atenção, pois não podemos esquecer de que este lugar será uma loja, então ainda falta o principal: produto.

Após assinar contrato com fornecedores e toda burocracia para abrir uma empresa, você finalmente abriu a loja para o público consumidor. E então você se depara com algumas questões do dia-a-dia que fazem você pensar:

Ah, só tem uma coisa… falta minha loja aceitar cartão de crédito e ter um caixa eletrônico.

E claro, não posso esquecer de gerar nota fiscal.

Só mais uma coisinha… Vou precisar de um sistema para controle de estoque.

Só mais outra coisinha… Esta loja vai precisar embalar para presente também.

Só mais outra coisinha ainda… e ainda… e mais outra…

Assim é no e-commerce.

Isso se chama Falta de Planejamento, que é o nosso primeiro item da lista.

Ao invés de administrar o seu e-commerce, administre os pilares

Com base nos principais erros que citei nesta introdução, você pode separar os principais pilares do seu e-commerce.

O que acontece é que grande parte das empresas vivem “apagando incêndios” no e-commerce.

Para tudo o que funciona existe um motivo.

Divida o seu e-commerce em pilares fundamentais para manter o negócio em pé, prevendo escalabilidade. Ao administrar os principais pilares, naturalmente se tornará mais fácil administrar toda a operação de vendas online e detectar falhas ou melhorias.

Um e-commerce de sucesso é feito de detalhes. É como uma orquestra, que deve ter várias ações em sincronia para um único resultado.

Erro 1: Falta de Planejamento

Como no cenário citado acima, a falta de planejamento pode gerar um prejuízo irreversível.

O seu e-commerce só vai acontecer com planejamento.

Sempre existem imprevistos. Mas o objetivo do planejamento é justamente prever e prevenir. Muitas pessoas acreditam que basta contratar um programador para criar uma loja virtual e está tudo resolvido, criando um negócio no impulso e sem conhecer seu mercado.

É importante fazer um estudo de mercado, estudo do público-alvo, como atingir este público, fazer algumas perguntas a si mesmo:

Onde este público compra hoje? Por que? Qual plataforma vou usar? Por que?

Como vou anunciar minha loja? Qual o custo disso? Qual o custo deste empreendimento?

Como vou enviar a mercadoria? De onde vou ter a mercadoria? Como administrar o estoque?

Um e-commerce é um empreendimento de muitos pilares. É fundamental conhecer cada um deles para mensurar sua importância, custo e benefícios.

A falta de planejamento é um erro gravíssimo, responsável pelo encerramento de atividades de grande parte das lojas virtuais que surgem.

Não cometa este erro. Planeje cada detalhe e mensure tudo o que for possível nos maiores detalhes. Desta forma ficará mais fácil tomar boas decisões.

Fonte “https://www.ecommercebrasil.com.br”

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