Engana-se quem pensa que o e-mail é uma ferramenta de marketing limitada para um e-commerce. Existem diversas formas de abordar o cliente por meio do e-mail, gerando resultados positivos para o negócio. Mas como? Basta saber atingir o consumidor na hora certa e com o conteúdo certo.
Baseando-se no histórico de interações do cliente com seu e-commerce, é possível personalizar os fluxos de e-mail para, assim, cercar o consumidor por todos os lados, gerando engajamento, fidelização e vendas. Quer saber como? Pois acompanhe agora mesmo nosso post!
Confirmação de compra
Você conseguiu uma conversão, ou seja, o cliente efetivamente comprou de você. Aí o que você faz? Envia um e-mail de confirmação do pedido com todas as informações de que ele vai precisar para rastrear o produto e, é claro, agradecendo pela confiança. Aproveite a oportunidade para convidar o cliente a conhecer o blog do seu e-commerce, ler um artigo ou, ainda, conhecer mais detalhes sobre a mercadoria que acabou de comprar.
Up-sell e cross-sell
Se seu cliente acaba de adquirir um produto pela internet, uma boa oportunidade de melhorar seus rendimentos é ofertar a oportunidade de melhora em sua experiência por meio da compra de produtos complementares ao que ele acaba de levar. Nesse fluxo de e-mails, envie depoimentos de pessoas que fizeram o up-sell ou o cross-sell, demonstrando a satisfação que sentiram ao adquirir uma solução ainda melhor.
Avaliação do e-commerce
Será que seu cliente se sentiu confortável em navegar no seu e-commerce? Que tal perguntar a ele? Essa é uma ótima oportunidade para você mostrar que está preocupado com a experiência do usuário, além de ser uma ótima chance de melhorar ainda mais seu site. Pedir que o cliente recomende seu e-commerce a outras pessoas é um passo poderoso nesse fluxo de e-mails.
Parecer sobre o produto
Você enviou o pedido, tem a confirmação da transportadora, mas não sabe como o cliente o recebeu? Utilize o fluxo de e-mails para fazer um follow up e perguntar se a encomenda chegou dentro do prazo, nos padrões de qualidade da embalagem e o que o cliente está achando do produto. Solicitar uma avaliação da mercadoria nesse momento pode auxiliar seu e-commerce a vender ainda mais!
Resgate de recompensas
Você mantém um programa de recompensas para fidelizar seus clientes? Se sim, avise-os da possibilidade de resgate por e-mail, evitando que eles percam os bônus e, consequentemente, fiquem insatisfeitos. Use esse momento para enviar uma mensagem de valorização e agradecimento pela fidelidade do consumidor.
Promoções e ofertas
Manter os clientes bem informados sobre as promoções e ofertas do seu e-commerce é essencial para que as vendas não parem nunca. Sendo assim, mantenha um fluxo constante de e-mails para levar suas promoções e ofertas até eles!
Abandono de carrinho de compras
Nem sempre o cliente chega ao final do checkout, mas isso não significa que você perdeu a venda! Envie imediatamente um e-mail com o link para que ele conclua a compra, afinal, pode ter acontecido algo que o impediu de finalizar a transação. Se, mesmo assim, o interessado não fechar o negócio, espere mais dois ou três dias e envie um novo e-mail, informando que o pedido irá expirar. Caso essa tentativa também não dê resultado, faça mais uma tentativa em até sete dias contados da data do primeiro acesso, ofertando um brinde ou um desconto exclusivo para que o contato leve os produtos para casa.
Recuperação de clientes
Clientes fazem falta, não é mesmo? Então diga isso a eles por meio de um e-mail. Pergunte por que deixaram de visitar seu e-commerce e oferte algum material interessante ou uma promoção para que eles voltem à atividade. Clubes de vantagem são excelentes para esse fim e também podem ser ofertados nesse e-mail.
Motivar o cliente na hora certa para fazer uma compra amplia as oportunidades de negócio do seu e-commerce e mantém o cliente engajado. Mas não se esqueça de que é preciso enviar a mensagem adequada e saber dosar a quantidade de e-mails enviados, ok?
Fonte: http://blog.gerencianet.com.br/