Quando o mercado é altamente competitivo, como o de hoje em dia, é preciso que o gestor saiba quais estratégias pode aproveitar para sair na frente da concorrência a fim de atrair mais clientes e, consequentemente, conquistar mais vendas. E a melhor forma para se obter um ótimo posicionamento no mercado é colocar em prática medidas que ofereçam aos consumidores a visão de que vale, sim, muito a pena adquirir seus produtos, já que eles têm um valor agregado exclusivo — mercadorias de excelente qualidade, pelas quais você cobra um valor menor do que a concorrência — ou são tão superiores aos outros que as pessoas se sentem impelidas a pagar um pouco mais para tê-los. Mas como fazer com que sua fatia de mercado aumente cada vez mais? Confira nosso post e descubra agora mesmo 3 maneiras inteligentes de se posicionar no mercado:
A estratégia do baixo custo
Nesse caso, a vantagem mais conveniente a ser proporcionada aos clientes está no preço cobrado pelos produtos oferecidos no mercado. Se sua empresa conseguir economizar nos custos de produção, de logística e demais operações articuladas na sua cadeia de abastecimentos, cortando gastos supérfluos ou otimizando ao máximo suas operações, será possível obter vantagens ao cobrar menos do que seus concorrentes no segmento sem perder em qualidade. Nesse contexto, passa a ser viável ganhar participação no mercado, vencendo os rivais menos eficientes.
A estratégia da diferenciação de atributos
Esse expediente cai muito bem especialmente quando os compradores têm demandas muito diferentes, de tal modo que, dificilmente, um artigo no setor será capaz de gerar uma plena satisfação da clientela. Se a empresa conseguir agrupar certo número de atributos ao produto que oferece, de maneira que aumentem seu desempenho de uso e ampliem o contentamento das pessoas ao utilizá-lo no seu dia a dia, está montado o trampolim para que os consumidores até paguem um pouco mais pela mercadoria. Isso sem contar que as chances de fidelização também serão catapultadas. A maior ênfase na qualidade de algum aspecto de seu produto vai retirar o equilíbrio em relação aos concorrentes no mercado, deixando sua empresa em um patamar diferenciado na hora da escolha pela compra.
A estratégia da acumulação de valor
Outro método eficiente para se destacar no mercado e que muitas marcas comumente usam — sobretudo aquelas líderes de venda — é produzir uma ambientação de extrema distinção para seus produtos. Isso pode ser feito especialmente com campanhas de marketing que demonstrem que certas personalidades famosas ou artistas consagrados usam o seu produto, por exemplo, de tal modo que as pessoas fiquem instigadas a consumi-lo. Pode-se, também, por meio de depoimentos de pessoas comuns — publicados nas redes sociais, em blogs e sites —, demonstrar claramente as vantagens que seu produto tem e o que levou de bom para a vida desses consumidores. A geração de curiosidade vai naturalmente aumentar o número de procura para as soluções que você oferece no mercado.
O jogo da concorrência, muitas vezes, favorece quem começa a movimentar as primeiras peças no tabuleiro. Então o que ainda está esperando? Veja como você pode melhorar seus produtos e conquiste muito mais espaço no mercado, preparando estratégias certeiras!
Fonte: http://blog.gerencianet.com.br/