Sei que sou suspeito para afirmar isso, mas não tenho dúvidas de que em 2015 o e-mail marketing vai ser amplamente acionado e será uma das mídias mais importantes para todos que vendem online. O e-mail marketing vem há muitos anos crescendo sua participação no ecommerce brasileiro. Novas ferramentas, muitas possibilidades, qualificação dos profissionais, mais canais falando sobre a mídia e principalmente suas particularidades – se comparada com outras mídias -, além de muitas e muitas vendas, fez com que ele crescesse muito em 2014.
Ainda estamos um pouco distantes do padrão ideal de trabalho, visto que muitas marcas e até agências não dão a devida importância para mídia. Para um trabalho profissional com grandes resultados, é fundamental ter um equipe qualificada e multidisciplinar, além de, é claro, um profundo conhecimento técnico em entregabilidade.
Para 2015 prevejo a sequência deste crescimento, levado muito pelo inflacionamento de outras mídias e uma procura gigante por conhecimento técnico, que não se limita apenas a criar peças atrativas ou assuntos instigantes, mas muito mais ligado à entrega dos e-mails. Segundo dados do Gmail, 90% dos e-mails que chegam por lá ainda são Spam. E por vezes não apenas o Spam puro, do tiozinho que comprou uma base e fez um disparo, mas de empresas que tem a mídia como uma grande fonte de renda, e insistem em realizar disparos para contatos inativos há muitos meses, pessoas que já marcaram a mensagem como Spam diversas vezes e já tem um certo “asco” pela marca por essa impertinência.
Contudo, e-mails mais assertivos com base behavior, tendem a crescer muito. Empresas que já vem adotando essa prática de enviar e-mails de acordo com o comportamento do consumidor em seu ecommerce, vem obtendo ótimos resultados. Os famosos e-mails de carrinho abandonado, boas vindas, aniversário e outros disparos automáticos tendem a ser o carro chefe para a receita captada. Os e-mails diários, com pouca segmentação, inclinam-se a seguir como uma boa opção. Em estudos que fiz, verifiquei que nem todos gostam de receber apenas e-mails segmentados. Há uma grande parcela de pessoas que gostam de receber e-mails diários e com promoções diversas. Além disso, vejo um envolvimento cada vez maior da TI na operação. Hoje posso afirmar que sem eles, dificilmente você fará algo muito segmentado ou diferente. A integração dos dados de sua plataforma sobre navegação, produtos, pedidos e outros, são vitais para arquitetar boas estratégias: sem dados não fazemos nada.
O UX tende a ser uma disciplina a cada dia mais presente na operação, visto que criar peças atrativas, bem diagramadas, que valorizem bem os produtos e joguem o usuários para uma página onde ele tenha facilidade em comprar são pontos cruciais para melhorar o desempenho da mídia. Neste contexto, profissionais especializados na experiência do usuário tendem a ser de grande valor para seu e-mail marketing.
Ações de captação de mailing serão um ponto fundamental também em 2015. Hoje é mais complicado captar e-mails, pois os usuários sabem que serão impactados por mensagens em seu caixa diariamente e com isso sentem-se um pouco incomodados em dar seu e-mail. O Facebook anunciou novas opções para cadastro dentro de Fan Pages; o Google também possui boas opções, mas pensar no quanto seu site pode ajudar com isso e seus canais, mesmo os offline, serão pontos importantes para o planejamento. Devemos observar também o crescimento do mobile como um todo no mercado, que fará fatalmente com que se crie e-mails responsivos. Isso não é mais uma tendência, é uma necessidade.
Creio que seja isso, amigos. Muitas coisas boas estão por vir em 2015 e o e-mail marketing sem dúvida terá uma vida cada dia mais saudável na operação de todo e-commerce brasileiro.
Fonte: http://www.ecommercebrasil.com.br/