fbpx

Marketplace: que bicho é esse?

O que é um Marketplace?

Pode-se afirmar, resumidamente, que o marketplace é um ambiente — virtual ou não — onde vários lojistas se reúnem para oferecer diferentes produtos e serviços, buscando, assim, satisfazer as necessidades de sua clientela, fortalecer sua marca no mercado e dar mais visibilidade a seus produtos. Trata-se, portanto, de uma parceria firmada entre um grupo de lojas ou comerciantes que optam por vender suas mercadorias, sejam elas produtos ou serviços, em um mesmo local, como se fizessem parte de um shopping center.

Como funciona para o cliente?
Na verdade, a estrutura de um marketplace normalmente passa desapercebida aos olhos do consumidor. No entanto, as vantagens para o comprador são evidentes, na medida em que passa a poder adquirir produtos e serviços oferecidos pelos mais diversos fornecedores realizando um único pagamento em favor do operador do sistema. Dessa forma, poderá contar com ampla variedade itens e, ao mesmo tempo, ter uma experiência mais personalizada com cada um dos vendedores.

Como funciona para o lojista?
O modelo virtual, também chamado e-marketplace, envolve a presença de um operador ou administrador para a plataforma e um número determinado de lojistas interessados em venderem seus produtos. Normalmente, cada um dos lojistas recolhe uma taxa mensal previamente definida ou proporcional ao volume de vendas em favor do operador para que esse possa realizar a manutenção e a promoção do portal na internet. Caso o cliente realize uma compra contendo itens oferecidos por mais de um fornecedor, o pagamento é único e os valores são posteriormente repassados aos parceiros pelo administrador do portal.

O que esperar de uma plataforma de marketplace?
Em primeiro lugar, pode-se apontar uma redução significativa nos custos referentes a publicidade, divulgação e marketing, já que esse investimento é realizado de forma coletiva e os gastos são divididos entre todos os parceiros que integram o portal. Além disso, a loja virtual que faz parte da plataforma será beneficiada com o aumento de tráfego e a consequente exposição de seus produtos a uma variedade cada vez maior de clientes que acessam o site em busca dos mais variados produtos. Por fim, o ambiente de marketplace, por ter um volume de negócios mais elevado, faz com que todo o processo de estabelecimento de uma marca forte e conquista da confiança do público seja bem mais rápido.

Resta salientar a importância dessa nova estrutura para o segmento do e-commerce, especialmente no que tange as micro e pequenas empresas. Inegavelmente, as grandes redes varejistas dominam uma fatia enorme desse mercado virtual, fazendo com que os pequenos negócios conquistem seu espaço por meio da prestação de um serviço diferenciado que o aproxime do cliente. Nesse contexto, o alinhamento com um marketplace pode ser uma estratégia interessante para que o portal seja robusto, mas não perca as características de um pequeno negócio familiar.

Fonte: http://blog.gerencianet.com.br/

Fale Conosco