Algumas das campanhas de marketing digital mais memoráveis da atualidade envolveram humor. Quando a mensagem coincide com objetivos do anúncio, está bem integrada aos objetivos da empresa e é considerada apropriada para o tipo de produto ou serviço, o humor torna-se um elemento capaz de aumentar a intenção de compra.
Já foi comprovado que ações de marketing bem humoradas tem o potencial de chamar a atenção do público, aumentar o reconhecimento da marca e a capacidade de persuasão da mensagem, já que cria uma conectividade emocional com os consumidores.
Seja qual for o seu negócio, pensando de forma criativa e além do produto, você pode criar algo que se torne um sucesso viral. Assim, até mesmo pessoas que não tem a intenção de comprar seu produto compartilharão a mensagem com amigos e familiares.
O humor é um elemento que evoca emoções. Dessa forma sempre cria uma impressão positiva nos consumidores. Mas, ele não deve ser a única forma de publicidade a ser empregada em suas campanhas. Principalmente quando você está vendendo um produto muito específico e precisa fornecer aos seus potenciais clientes conteúdo de valor. Em muitos casos, toques bem-humorados podem melhorar uma peça que já é valiosa por si só.
Adicionar humor à equação quando menos se espera pode ser uma ótima maneira de mostrar aos clientes que você se preocupa não apenas com as vendas, mas também com a satisfação individual deles. O humor sempre acrescenta mais qualidade aos materiais de marketing digital. Marcas divertidas são mais relacionáveis e vistas como confiáveis e humanas.
As pessoas adoram espalhar o riso, por isso tornar sua campanha bem-humorada induz o compartilhamento. Sem dúvida, qualquer mensagem que contenha humor será mais fácil de ser lembrada pelo seu público-alvo. No entanto, tenha cuidado para não cruzar a linha fazendo uma piada sobre um grupo específico de pessoas ou sobre algum tema polêmico.
O momento nunca foi melhor para as marcas usarem as redes sociais para lançar campanhas de marketing com humor. A principal razão para isso é que, principalmente o YouTube, Instagram e TikTok , são amplamente vistos como meios de entretenimento. Quando as pessoas encontram um vídeo que ressoa com elas, a probabilidade de compartilhamento se torna ainda maior.
Um ponto a ser considerado ao usar o humor em vídeos nas redes sociais é que algumas pessoas vão gostar e dar boas risadas, outras não, e ainda haverá quem simplesmente não entenderá nada. Mas se for bem feito e engraçado o suficiente, o seu vídeo será um sucesso.
Portanto, o mercado-alvo sempre deve ser considerado. Às vezes, a parte do vídeo que você pensou ser a mais engraçada pode não ser motivo de risadas, enquanto uma cena que você não esperava que fosse um sucesso seja a parte mais popular.
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Fonte: igoal.com.br