Com o desenvolvimento da tecnologia mobile, é possível enviar e receber mensagens, imagens, vídeos e áudios em qualquer lugar onde você esteja. E, para facilitar ainda mais este processo, a popularização de aplicativos como o WhatsApp tem intensificado a conectividade das pessoas pelo mundo. Devido ao seu enorme potencial comunicacional, esses aplicativos, que a princípio eram utilizados somente para conversas pessoais, vem sendo utilizados também pelas empresas.
O recurso, recém-descoberto pelas organizações, tem facilitado o diálogo entre elas e seus clientes, já que permite abrir mais um canal de SAC, melhorando o relacionamento com os consumidores e fidelizando os clientes com o pós-venda. Neste artigo, você vai saber como utilizar o WhatsApp no atendimento da sua empresa.
O que é preciso para utilizar o WhatsApp no atendimento de minha empresa?
Para disponibilizar este canal de comunicação para seus clientes, é preciso que você tenha um celular smartphone, com acesso à internet, e o aplicativo instalado no aparelho. Aconselha-se ter um dispositivo e um número somente para este fim. Não misture contatos pessoais, ou até mesmo empresariais, com a ação de atendimento pelo WhatsApp institucional.
É importante também ter um profissional responsável por checar e responder as mensagens que surgirem no aparelho. Ele deve ser atento e dinâmico, pois, se a funcionalidade do aplicativo visa à instantaneidade da informação, é preciso ser ágil e certeiro.
Como divulgar o recurso para meus clientes?
Comece por disponibilizar a informação de que agora o cliente poderá entrar em contato com a empresa por meio do WhatsApp no rodapé de seu site, na página de contatos e nas redes sociais. Se você já utiliza as estratégias de marketing de conteúdo, crie um vídeo ou um texto ensinando as pessoas a utilizarem o serviço. Por mais que ele seja popular, você terá a oportunidade de não somente mostrar como entrar em contato com a empresa, mas por quais motivos o cliente deve fazer isso.
Aproveite para divulgar também os horários em que o serviço estará disponível, para que não haja reclamações quanto à demora nas respostas.
Quais são as principais vantagens de utilizar o WhatsApp para o atendimento a clientes?
São muitas as vantagens de utilizar o aplicativo como canal de comunicação entre a empresa e o cliente. A primeira delas está no fato de que o atendimento é extremamente pessoal. Portanto, não haverá exposição de informações indesejadas, nem por parte dos consumidores, nem pela empresa (o que é extremamente difícil em tempos de redes sociais).
Em seguida, vem a facilidade de tirar dúvidas dos clientes sobre os produtos que você oferece. Você pode enviar uma foto ou gravar um vídeo e, assim, fazer com que ele visualize melhor suas mercadorias. O cliente também se beneficia com este recurso, pois caso haja algum defeito, rapidamente ele poderá reportá-lo à empresa.
Outro benefício é a rapidez do contato. De qualquer lugar onde você esteja, será possível comunicar-se com os seus clientes. Você poderá ainda criar grupos com perfis similares e divulgar produtos e serviços novos, deixando seus consumidores atualizados sobre todas as novidades de seu negócio.
Agregar recursos tecnológicos às possibilidades de comunicação é uma excelente maneira de mostrar ao mercado que você está atento às inovações e as utiliza para facilitar a vida de seus consumidores. Isso gera uma maior familiaridade com a marca e aumenta a fidelização dos clientes. Portanto, seja para função de SAC ou Canal de Vendas, agregue o WhatsApp no atendimento de sua empresa e tenha respostas instantâneas – e positivas – ao seu contato.
Fonte: http://www.ecommercebrasil.com.br/