Que as promoções na Black Friday são o grande atrativo para os compradores na data mais esperada pelo e-commerce não há dúvida. Prova disso é que, segundo levantamento realizado pela BigData Corp., em 2018, mais de 96% das lojas online brasileiras promoveram suas ofertas nesse período. Isso é ótimo para os consumidores, mas deve acender um alerta para os lojistas!
Afinal, é importante desenvolver promoções na Black Friday para aumentar as vendas e até mesmo ganhar visibilidade e competitividade em um momento tão acirrado. Porém, é preciso muito cuidado para que o desejo de se sobressair entre os concorrentes não acabe levando o e-commerce ao prejuízo em vez de trazer os resultados esperados.
Pensando nisso, neste artigo, nós elencamos algumas dicas sobre como desenvolver promoções na Black Friday para que você se prepare para essa data com eficiência e possa aproveitar o crescimento previsto para este ano, em que o faturamento deve aumentar 4%, conforme pesquisa da GFK. Acompanhe!
Quando se fala em Black Friday, planejamento é fundamental em todas as operações, inclusive em se tratando do desenvolvimento de promoções. Isso porque simplesmente baixar aleatoriamente todos os preços ou escolher os produtos que terão desconto sem uma avaliação prévia pode prejudicar e muito a sua loja, com reflexos mesmo após o fim do período de ofertas.
Podemos dizer que o planejamento correto dessas promoções ajuda em três aspectos: primeiro, em não amargar prejuízo com ações mal pensadas; depois, em aproveitar essas promoções para ganhar visibilidade e competitividade em um momento forte para o e-commerce; e, por último, em otimizar as operações com ofertas estratégicas para o negócio.
Vamos começar pelos cuidados com o prejuízo: como você bem sabe, a comercialização de produtos e serviços envolve vários custos e despesas, desde a compra ou fabricação dos itens até a entrega deles ao consumidor. Por isso, vender uma mercadoria por um preço menor do que o total de gastos que você tem para vendê-lo é prejuízo na certa.
O que você pode fazer é reduzir a sua margem de lucro em alguns produtos, conforme o crescimento de vendas que você prevê para eles. Por exemplo, imagine que uma loja online de roupas venda uma camisa por R$ 50. Desse total, R$ 35 representam os custos e despesas com a comercialização dela e os outros R$ 15 se referem à margem de lucro, que é de 30%.
Para uma promoção dessa camisa, não é recomendado que o lojista faça um preço abaixo de R$ 35, que é o preço de custo, pois assim ele teria prejuízo em vez de lucro, mesmo que dezenas de vendas fossem feitas. O que ele poderia fazer é diminuir a margem de lucro para 20%, por exemplo, vendendo o item por R$ 45. Porém, isso só é indicado para artigos com boa expectativa de venda.
Como vimos, as promoções na Black Friday também são uma chance de ganhar mais visibilidade e competitividade neste segmento e isso tem relação com o preço também. Ao mesmo tempo em que um valor muito baixo pode trazer prejuízo, um valor com uma boa margem de lucro, mas que não se destaca entre a concorrência, pode não resultar no aumento de vendas que você espera.
Por isso, além de fazer uma gestão de custos eficiente para não comprometer as finanças do seu e-commerce, também é importante avaliar o mercado ao criar as promoções. Se você percebe que, mesmo com o desconto, um produto estratégico para essa data ainda está com preço mais alto que o dos concorrentes, vale pensar em uma maneira de torná-lo mais competitivo.
Com isso, você consegue atrair mais consumidores, aumentar as vendas na Black Friday e aproveitar esse período para conquistar os novos clientes a partir de um ótimo atendimento pós-venda. Porém, vale lembrar que esse resultado também depende de um bom investimento em marketing. Afinal, só assim o seu e-commerce conquistará a visibilidade necessária para que os usuários cheguem até ele.
É claro que, quando falamos em promoções na Black Friday, o principal objetivo dos lojistas é criar ofertas capazes de aumentar as vendas e o faturamento. Porém, essa também é uma oportunidade para otimizar a operação do e-commerce, principalmente em relação ao estoque, um departamento que precisa estar super preparado para essa data.
O ideal é que você faça um inventário de todos os produtos disponíveis ainda antes da Black Friday. Desse modo, é possível identificar a necessidade de compra de mercadorias com boa previsão de vendas e que serão objeto de promoções, a fim de adquiri-las em tempo para o início desse período e garantir que nenhum item falte justamente na hora H.
Essa também é uma boa oportunidade para conferir quais itens estão encalhados no estoque. Com isso, você pode aproveitar a Black Friday para colocá-los em promoção ou, ainda, fazer vendas conjuntas entre esses artigos e produtos que têm mais procura pelos consumidores. Dessa forma, as ofertas ajudam você a otimizar o estoque e a aumentar o faturamento mesmo com peças menos vendidas.
Considerando todo o planejamento sobre o qual falamos, desenvolver as promoções na Black Friday se torna uma tarefa mais assertiva e eficiente. Mas o trabalho não para por aí: para criar as ofertas, é importante que você analise todas as informações sobre as vendas dos seus produtos para verificar quais são os mais vendidos, os mais bem avaliados e aqueles que estão parados no estoque.
O primeiro grupo, o das mercadorias mais vendidas, é excelente para promoções. Como elas vendem bem, é possível baixar um pouco mais a margem de lucro e tornar o preço competitivo, atraindo os usuários e aumentando as vendas. Você pode, inclusive, negociar com os fornecedores um preço de custo melhor para uma compra maior, otimizando a sua margem de retorno.
Já o grupo dos produtos mais bem avaliados também se sai bem em promoções na Black Friday. De acordo com dados do EConsultancy, Search Engine Land e Bright, a avaliação de itens pode aumentar as vendas em até 18%, o que representa uma boa oportunidade para os artigos que contam com esse recurso. Por isso, aposte em ofertas com essas peças também!
Por fim, temos o grupo dos produtos encalhados no estoque que, apesar dessa característica, podem ajudar a impulsionar as vendas. Para isso, como já vimos, basta fazer promoções atrativas ou, ainda, combiná-los a mercadorias mais procuradas para promover uma venda conjunta. Assim, você vende mais e ainda libera espaço no estoque.
Além de oferecer descontos nos produtos, outra maneira de fazer boas promoções na Black Friday é oferecer benefícios, brindes ou condições vantajosas para o consumidor. Frete grátis, compre 1 e leve 2 e presentes especiais para a compra acima de determinado valor ou número de peças são alguns exemplos disso. É preciso apenas ter cuidado para não comprometer as finanças com essas ofertas.
O lançamento de produtos também pode ser destaque na sua Black Friday, principalmente se você destacar que o preço de lançamento é promocional e limitado, criando um senso de urgência para a compra. Com isso, os visitantes se sentem ainda mais motivados a adquirir as mercadorias e a sua loja aumenta as vendas nesse período importante.
A Black Friday 2019 ocorre no dia 29 de novembro, mas sempre é tempo de se preparar para que a data seja um sucesso! E isso vale tanto para o desenvolvimento de promoções como para os outros processos que fazem parte da rotina do e-commerce, como a etapa de finalização e de pagamento das compras.
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E se você ficou com alguma dúvida sobre como desenvolver promoções na Black Friday, deixe seu comentário para conversarmos!
Fonte: Wirecard