A maior dúvida de quem está começando a trabalhar com vendas online é se existe um investimento mínimo em e–commerce para gerar resultado. Mas, antes de pensar em resultado, é preciso refletir sobre as diferentes categorias de e–commerce.
Por isso, como o investimento mínimo em e-commerces pode variar muito, é preciso separá-los em, pelo menos, três categorias.
Quem acabou de lançar um e-commerce terá de lidar com diferentes variáveis antes de pensar em resultado. O servidor, layout, a confiança do usuário e o prazo de entrega são alguns dos fatores que precisam ser testados e aprimorados quando lançamos um e-commerce e que afetam, mesmo que indiretamente, os resultados de campanhas de mídia.
Nessa situação, é normal que, no início, seja preciso “torrar verba” para testar o que vende e o que não vende, ao mesmo tempo em que todos os fatores citados acima estão sendo ajustados para entregar uma melhor experiência parao consumidor.
Para e-commerces recém-lançados, é normal ter ROI (retorno sobre investimento) entre 1 e 2 ou, em muitos casos, até ficar negativo nos primeiros meses de investimento, já que você estará passando por uma fase de testes.
Em uma segunda categoria, estão os e-commerces que já estão há algum tempo no mercado, mas não possuem muitos diferenciais diante da concorrência. Não tem produtos fora de série, o preço não é muito competitivo e o frete também não é o melhor do mercado.
Nesse caso, a geração de resultado é mais rápida do que na situação acima, já que você pode testar os produtos para saber quais têm maior margem de lucro e, assim, focar os investimentos nele. O ROI, neste cenário, pode ficar entre 1 e 4, se você conseguir otimizar bem suas campanhas e acertar a mão nos investimentos.
Por fim, existem aqueles e-commerces consolidados, que são líderes em seu segmento e conseguem se diferenciar, seja pelos produtos, preços ou frete. Neste cenário, o investimento torna-se muito mais fácil do que nos dois exemplos anteriores.
Aqui, é possível que o e-commerce atinja até um ROI 15, exatamente por ser uma grande marca, com produtos diferenciados.
Conhecendo todos esses cenários, é muito importante que você saiba em qual deles o seu e-commerce ou do seu cliente se encaixa para conseguir fazer um alinhamento de expectativas assertivo. Não prometa gerar ROI logo de cara, mas sim, fazer um bom trabalho e ter objetivos palpáveis e que possam ser escalonados.
É preferível ter esse discurso, mesmo que isso te faça fechar menos projetos, do que prometer um resultado absurdo e acabe frustrando o seu trabalho e a perspectivas do cliente.
Afinal, quanto investir?
Até por causa dessas variáveis e da diferença entre esses tipos de sites, é difícil dizer prontamente qual é o investimento mínimo em e-commerce para gerar resultados. Na verdade, para começar, é preciso definir uma verba de guerra.
Para definir essa verba de guerra, você pode olhar para o ticket médio de um produto. Se ele for de R$ 100 e o lucro R$ 30, por exemplo, você multiplica o valor do lucro por 100 e então terá a sua verba de guerra, que no caso, será de R$ 3.000. Outra forma também é multiplicar o custo geral vezes 10. Esses valores servirão para você testar e saber o que funciona na sua campanha, desde conhecer qual é o melhor público-alvo até entender qual copy – é o texto o responsável por o cliente – converte mais.
Fonte: ecommercebrasil