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Qual é o efeito da página de produto e do design na conversão?

É claro que existem casos e casos, mas em termos gerais, a página de produto e o design são a última chance do lojista para garantir uma conversão. É na página de produto que o usuário pretende encontrar todas as informações necessárias para ajudá-lo a decidir por comprar ou não em sua loja. Esse talvez seja, atualmente, o maior desafio dos designers de UX, pois eles têm a missão de colocar ali toda a informação de forma clara, satisfatória e compacta.

É por isso que cada vez mais encontramos páginas cheias de informações – e não raramente bagunçadas. É crucial organizar e harmonizar informação e imagem, a fim de facilitar o processo de navegação, a compreensão e, acima de tudo, convencer o cliente a efetuar a compra.

Por isso, vamos a algumas dicas simples de serem aplicadas em seu e-commerce:

1. Impressione na imagem do produto

Já não é segredo que imagem é tudo! Inclusive, imagem e conteúdo em vídeo são temas muito comentados e praticados por alguns especialistas do digital – Google, Facebook, Twitter. O mesmo precisa ser aplicado nos sites de e-commerce.

Fotos em alta resolução e visibilidade 360º do produto ajudam muito, mas lembre-se que não é só uma bela imagem que vende. A venda é consequência da experiência, e experiência é uma combinação de fatores do site. A Nike é um excelente exemplo de bom uso e aproveitamento da imagem:

impressione na imagem do produto

2. Ofereça descrição detalhada do produto

Imagine como seria a compra de seu produto em uma loja física: o consumidor teria acesso a informações essenciais para ajudar e influenciar no processo de compra, certo? Pois é, é exatamente isso que deve ocorrer também na loja online. É desafiador organizar tanta informação e além de tudo falar sobre fretes e custos. A sugestão aqui é quebrar estas informações em tabs e layers para informar de uma forma organizada.

ofereca descricao detalhada do produto

3. Crie CTAs claros e objetivos

O famoso call to action é o verdadeiro “game changer” de qualquer site. Mas o que seria um call to action claro e objetivo? Não existe receita, mas é tudo muito simples:

Action oriented – persuasivo e envolvente: “compre agora”, “adicione ao carrinho”, “pague agora”
Contraste visual – cores e posicionamento na página;
Fácil de entender – use a linguagem do seu cliente;
O CTA é facilmente ajustável, por isso, não economize nos testes A/B com diferentes palavras, textos, cores, tamanhos e formatos. Essa é a única forma de encontrar o CTA que melhor atende às necessidades e preferências de seus clientes.

4. Ofereça a opção “lista de desejos” ou “salve seu carrinho”

Uma opção “lista de desejos” ou “salve seu carrinho” na página de produtos permite que o usuário salve os itens para depois. Essa pode ser uma boa forma de manter clientes em dúvida engajados e envolvidos no processo de compra.

A ferramenta funciona como um bom “brinquedo” para alguns usuários, e sim, ela pode resultar em conversões quando o cliente retorna ao site, ou se ele optar por receber o carrinho por e-mail, mas esse nem sempre é o caso.

Se você está insatisfeito com a taxa de retorno natural do seu site, teste métodos para levar o cliente a concluir a compra imediatamente – você pode optar por um método on-site, no momento da compra.

5. Repense as avaliações do produto

Tudo bem que uma boa avaliação de um cliente anterior não tem preço, mas para novos clientes visitando sua página de produto, elas raramente serão o principal foco. Por isso, não recomendo que varejistas apoiem-se nelas.

Forçar as avaliações sobre os visitantes do site produz o mesmo efeito que um vendedor insistente. O papel de uma avaliação é funcionar como um suporte à venda, e ainda assim esse é um suporte que varia de acordo com o seu produto ou serviço. As compras mais complexas vão exigir um tipo de avaliação diferente, mais detalhada do que uma calça jeans, por exemplo, na qual um sistema de pontuação através de estrelas pode ser o bastante.

Como saber o que funciona melhor em sua loja? Avalie quais as necessidades do seu público alvo no momento da compra. Como as avaliações podem ajudar novos clientes a solucionar suas dúvidas? Nessa hora, por que não pedir um feedback aos clientes para identificar quão úteis são as avaliações?

6. Reforce a segurança com selos de confiança e certificação

Esta é uma dica clássica, mas que vale ser ressaltada, pois é essencial para qualquer loja online construir a confiança e convencer o cliente de que é seguro comprar em seu site. Esse case, apesar de antigo, demonstra uma necessidade atual: um simples selo de segurança pode aumentar em 107% as conversões de um e-commerce.

Mas não precisa estressar seu designer. Esses selos, assim como o CTA, são muito simples, e são apenas o toque final no funil, a cereja do bolo – e ainda assim, um grande influenciador na hora da compra.

Boas práticas não são fórmulas mágicas. O meio mais eficiente de garantir total eficiência online é avaliar o que funciona em seu e-commerce. Por isso é essencial conduzir testes, e o resultado disso tudo promove uma combinação de sentimentos.

Isso mesmo, o consumidor tem que se sentir mais confortável comprando em seu site do que em uma loja física. A loja online precisa proporcionar design e usabilidade, confiança, atendimento, facilidades… Vender online é, definitivamente, consequência de relacionamento e experiências boas no site.

Fonte: http://www.ecommercebrasil.com.br/

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