Quais os benefícios das redes sociais no marketing para restaurantes?

Estamos conectados. Segundo a 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, o número de celulares inteligentes em uso no Brasil chegou a 168 milhões ainda este ano. A popularidade das redes sociais transforma a plataforma em um excelente canal para divulgar seus pratos. Quer aprender a usar as redes sociais a favor do marketing para restaurantes? Então você veio ao lugar certo. Acompanhe nossas dicas no post de hoje!

A influência do marketing digital

Quando as pesquisas recentes apontam que 88% dos consumidores são influenciados por comentários e opiniões online, não aplicar uma estratégia digital é deixar de apostar em um canal de divulgação com vasto alcance.

Com mais de 200 milhões de posts publicados na hashtag #food e outros 23 milhões marcados em #drinks, as fotos de comidas e bebidas são facilmente alguns dos assuntos de maior repercussão na Internet. Ou seja: oportunidade de levar seu estabelecimento a milhões de internautas com apenas alguns cliques.

Se a presença nas redes sociais já é tão importante, transformar o canal em meio de divulgação dos produtos não pode ficar de fora. As mídias como Instagram e Facebook são excelentes formas de apresentação do que seu restaurante oferece de melhor. Clientes potenciais que ainda desconhecem sua marca podem se interessar por frequentar o restaurante depois de verem suas postagens nas redes.

De fato, as mídias sociais são excelentes meios de propaganda a baixo custo. Anunciar nas redes custa pouco, especialmente se comparado ao tradicional marketing para restaurantes. Mas não subestime o poder dessa ferramenta!

O baixo custo dos anúncios nas redes sociais é ainda mais significativo quando pensamos no alcance de público da plataforma. Uma postagem na Internet chega a alcançar milhões de internautas, levando sua marca para mais perto do cliente potencial.

Os benefícios das redes sociais

No país em que os jovens utilizam uma média de 7 redes sociais, não é de se impressionar que as empresas estejam apostando em presença online. E as vantagens são inúmeras.

1. Baixo custo

Anunciar nas redes sociais custa pouco, especialmente se comparado às mídias tradicionais. Produzir conteúdo impresso é bem mais dispendioso do que anunciar virtualmente.

Montar uma página no Facebook ou Instagram não tem nenhum tipo de custo inicial. Mas é interessante que seu negócio opte pelos benefícios pagos oferecidos por esses sites.

2. Alcance de público

As estimativas da Fundação Getúlio Vargas são de que haja, no Brasil, um smartphone por habitante até o fim deste ano. Com o grande número de aparelhos em funcionamento, não espanta o longo alcance de público das redes sociais.

Além dos aparelhos móveis, como tablets e celulares, os notebooks e computadores também fazem parte do cotidiano dos brasileiros. Garantir presença nas redes sociais significa alcançar milhões de internautas com suas postagens.

3. Monitoramento das interações

Ao anunciar na Internet, seu empreendimento ganha autonomia. Nas redes sociais, é fácil monitorar as interações dos clientes por meio dos controladores oferecidos pelas próprias redes.

Você pode mensurar, por meio do próprio site, quantas pessoas estão curtindo sua página, compartilhando suas postagens e fazendo comentários no conteúdo divulgado em suas redes.

4. Divulgação de promoções

As redes sociais podem ser aproveitadas para lançar campanhas promocionais. As promoções ajudam a agregar novos clientes para o restaurante e promover o interesse daquele consumidor que adora um desconto!

Utilize as plataformas digitais para divulgar os programas de fidelidade, as ofertas e as novidades do seu estabelecimento. Uma boa promoção é capaz de fidelizar o cliente, e esse deve ser o principal objetivo das suas estratégias de marketing.

5. Relacionamento com o cliente

O consumidor moderno está atrás de proximidade. O inbound marketing está em alta justamente por conta da vontade do cliente de ser único para a marca. Se o consumidor quer ser valorizado pelas empresas, ter um canal de relacionamento é essencial.

Adotar um SAC não é novidade nas companhias. Mas apostar na Internet como plataforma de comunicação com o cliente cria uma proximidade maior.

A relação virtual é menos formal e mais acessível. Deixe o telefone apenas para resolver as questões mais burocráticas e aproveite o canal online como uma ferramenta que potencialize o marketing para restaurantes. Procure se relacionar mais intimamente com os consumidores, adotando linguagem e conteúdo condizentes com as demandas de seu público.

6. Prova social

Para converter novos clientes, utilizar-se do depoimento de consumidores prévios é um bom argumento. As redes sociais são um canal adequado para colher as impressões, comentários e opiniões que a clientela tem do seu restaurante — ao que damos o nome de prova social.

Divulgando as observações positivas que os clientes publicam sobre seu negócio, o gestor do restaurante realiza uma espécie de storytelling virtual, estimulando nos clientes potenciais o desejo de conhecer o estabelecimento.

Use as redes sociais no marketing para restaurantes

Largo alcance de público, baixo custo para divulgação e autonomia no controle das postagens: fazer o marketing para restaurantes com a ajuda das redes sociais tem uma série de vantagens.

Para não ficar por fora de tudo o que o uso das interações virtuais podem oferecer ao seu negócio, siga nossas dicas:

1. Poste imagens originais

Os atrativos da divulgação nas mídias sociais chamam a atenção não só de potenciais clientes, mas de muitas empresas. Com a facilidade para montar uma página no Facebook ou Instagram, que pode inclusive ser gerada sem custos, cada vez mais empresas iniciam sua incursão no mundo digital.

Com uma concorrência acirrada, o desafio do gestor que quer divulgar seu restaurante nas redes é se destacar e produzir conteúdo atrativo para os internautas.

Quem navega na Internet é constantemente bombardeado por campanhas visuais. Para seu estabelecimento ganhar espaço, é preciso produzir boas imagens. Aposte nas fotos originais, em boa resolução, que valorizem os pratos do restaurante.

2. Produza conteúdo interativo

As propagandas tradicionais estão perdendo espaço. Entra em cena o inbound marketing, mais moderno, que propõe a entrega de conteúdo personalizado para o consumidor, em vez de utilizar a linguagem agressiva até então adotada pelas estratégias de marketing para restaurantes.

A melhor forma de atrair o cliente potencial é ofertar conteúdo relevante, que esteja atrelado ao ramo de atuação do seu estabelecimento. Publicar receitas rápidas de comidas e drinques é uma boa pedida!

3. Abuse das hashtags

Nas redes sociais, as hashtags são espécies de filtros da interação que o cliente realiza com as postagens. As tags marcadas na imagem encaminham o internauta para conteúdos que condizem com seus interesses.

As fotos do seu restaurante podem ser marcadas com #food e #drink, duas das hashtags mais populares nas redes. Isso fará com que o filtro do site identifique com precisão sua categoria de negócio e indique-o para os usuários interessados nesse tipo de conteúdo.

Já deu pra perceber que as redes sociais são suas aliadas quando o assunto é o marketing para restaurantes, certo?

 

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Fonte: Casa Magalhaes

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