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Plano de Negócios na Prática

Todo administrador precisa de uma direção para seguir. Sem uma direção definida, qualquer caminho serve, e alguns caminhos podem não levar ao objetivo desejado. Para definir a direção é necessário planejar! Apesar de muitas empresas desconhecerem os benefícios de um plano de negócios ou simplesmente não lhe dar a devida importância, ele pode fazer a diferença. Não é à toa que diversas pesquisas comprovam que um bom plano de negócios aumenta as chances de sobrevivência das organizações.

Por que fazer

O principal motivo para se fazer um plano de negócios, na minha visão, é que o desconhecimento do negócio, do ambiente e do cenário pode pesar no bolso do empreendedor. Pular esta etapa pode levar empreendedores a serem otimistas demais em relação ao retorno do empreendimento, e com isso a) gastarem mais do que deveriam antes de iniciar o negócio e b) não terem recursos para mantê-lo durante um tempo.

Como fazer

Analisando um pouco mais, observa-se que o Plano de negócios é o reflexo de algumas atividades que deveriam ser realizadas antes de se iniciar qualquer negócio.

Se você fez um bom plano de negócios, significa que você:

– Entendeu o mercado o suficiente para saber se suas projeções financeiras estão fundamentadas, e não seguiu adiante enquanto não teve uma resposta confiável.

– Tomou cuidado com sua projeção de crescimento de vendas. O excesso de otimismo é muito tentador num planejamento. Por isso, você conversou com pessoas que já empreenderam ou que possam, de alguma forma, complementar sua simulação financeira.

– Conversou com clientes potenciais e fez pesquisas – e não vai se arrepender disto. Vivemos na era do Conhecimento, na qual é ainda mais necessário saber qual é a melhor solução para o cliente.

– Poderá usar este plano como uma ferramenta de gestão, revisitando periodicamente as métricas estabelecidas no Plano de Negócios e tomando medidas para corrigir os rumos se for necessário.

Além disto, um bom plano de negócios evita que você:

– Imite outras empresas indiscriminadamente: tentar reproduzir um atributo de um concorrente já estabelecido pode não funcionar para sua empresa como funcionou para ele. Além disto, você provavelmente terá que investir bastante para tornar seu produto conhecido.

– Busque o produto perfeito: a perfeição se atinge com a prática. Quanto mais feedback você tiver de seu cliente, mais rápido vai poder aprimorar seu produto. Tenha foco na solução e não no produto.

– Faça uma análise de mercado superficial: além de conhecer o produto, é necessário entender os hábitos de consumo do cliente: onde e como ele gosta de comprar, como abordá-lo. Não generalize o comportamento de seu consumidor só porque você também aprecia o produto ou serviço que irá vender. Por mais óbvio que pareça, é muitos erram neste quesito.

Se você identificou uma oportunidade e teve uma grande ideia, parabéns! O próximo passo é traçar um plano, conversar com pessoas, testar suas hipóteses. A tecnologia pode ajudar a cumprir essas etapas a um custo baixíssimo e com benefícios surpreendentes.

Por Tania Nogueira

Fonte: http://ecommercenews.com.br/

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