Pesquisa online realizada com 650 internautas brasileiros interessados no segmento de náutica e usuários do MercadoLivre Classificados revela as marcas preferidas dos brasileiros e também as preferências de compra de uma embarcação. Entre as marcas, a Ferretti e a Intermarine são as mais desejadas pelos brasileiros interessados neste segmento – tanto para aqueles que já possuem barco quanto aqueles que ainda querem comprar um. Com 29% dos votos, a Ferreti lidera o ranking das marcas, seguida pela Intermarine, com 27% – marca que estava em primeiro lugar em 2013, ano da última pesquisa MercadoLivre Classificados aplicada com este público. As outras marcas citadas são Fishing, com 22%, e a SeaRay, com 18%. Entre as razões apontadas estão a história da marca, com 51%; o design e acabamento, com 45%; e o preço, com 34%.
Entre os respondentes, 22% possuem um tipo de embarcação. Desses, 70% adquiriram o produto novo, e 30%, usado. Mais da metade dos proprietários pretende trocar sua embarcação no período entre 6 meses e 3 anos. Entre os respondentes da pesquisa que pretendem comprar uma embarcação (78%), 20% planejam fazer isso nos próximos 12 meses, e os outros 80% estão se planejando para que a compra aconteça daqui a 1 até 3 anos. Em 2013, este percentual era de 54%, o que mostra que a aquisição de um barco passou a ser planejada com mais antecedência em 2015.
O valor planejado para o investimento na compra ou troca fica entre R$ 25 mil e R$100 mil para a maioria (77%) – em 2013, data da última pesquisa, esse número era de 72% -; enquanto 9% pretende gastar até R$ 200 mil; 7% até R$400 mil; 3% até R$ 700 mil e 4% acima de R$ 700 mil. A quantidade de milhas rodadas e a marca do barco foram apontadas como os principais fatores no momento da escolha.
Outro ponto interessante destacado na pesquisa é que a internet é muito utilizada para compra e venda, pois, segundo os respondentes, a variedade de produtos é alta (para 67%); comprar ou vender pela Internet é cômodo (45%) e há ótimos preços (41,7%).
Do total de respondentes da pesquisa, a maioria possui barcos com tamanhos até 20 pés (57%) e 21 a 30 pés (28%); já a minoria (4%), mais de 50 pés. Os proprietários estão mais concentrados em São Paulo (47%) e Rio de Janeiro (15%), estados seguidos por Santa Catarina, Paraná, Bahia e Minas Gerais, com 8%, 7%, 4% e 4%, respectivamente.
A Internet no processo de compra e venda
25,4% já compraram ou venderam um barco na internet. Desses, 97% apontam a experiência de comprar como Muito Positiva ou Positiva. Entre os que venderam, 98% fizeram a mesma avaliação.
Os entrevistados ressaltaram que a internet é muito importante no momento de comprar ou vender seu barco: 97% a utilizam para pesquisar sobre modelos e marcas; 95% comparam preços online; e 75% buscam informações sobre lojas físicas que estão anunciando seus produtos. Além da internet, o meio mais utilizado para compra e venda é o de Revistas e Jornais, com 31%.
“A Internet oferece muitos benefícios para o consumidor que pretende comprar ou vender um produto, e isso não é diferente ao falar de barcos. Os anúncios disponíveis hoje trazem uma variedade de fotos, vídeos, informações detalhadas sobre esses bens e variadas ofertas de preços. É um canal democrático, de fácil acesso e interessante para os negócios do setor de náutica, tanto para lojistas e vendedores profissionais como para pessoas físicas”, afirma Caio Ribeiro, Diretor do MercadoLivre Classificados.
Todos os respondentes já utilizaram o MercadoLivre para anunciar, comprar ou pesquisar sobre uma embarcação, sendo que metade (48%) afirma que utiliza o site por ter um maior número de ofertas; 32% porque oferece facilidade para a compra; 22% por possuir preços de anúncio convenientes.
Fonte: http://ecommercenews.com.br/