A Ásia segue na liderança no que diz respeito à inovação no setor de pagamentos, de acordo com o Global Payments Innovation Jury 2017 (Júri de Inovação em Pagamentos Globais 2017, em tradução livre). O continente é seguido pela Europa, África, América do Norte e, na última colocação, a América Latina. O estudo, patrocinado pela ACI Worldwide, foi conduzido pelo consultor de pagamentos e finanças John Chaplin. O Innovation Jury é composto por 70 executivos de 37 países. O objetivo da ACI é garantir que a pesquisa bianual reflita as tendências e desenvolvimento dos pagamentos em todo o globo.
“A América Latina está numa posição mais baixa, não pela sua capacidade de inovação, mas por dificuldades regulatórias. O mercado do continente é bastante maduro, mas, segundo os entrevistados pela pesquisa, tem uma alta e complicada carga tributária, o que limita a entrada de novos participantes”, explica Marco Bravo, vice-presidente da ACI na América Latina.
As principais conclusões do Global Payments Innovation Jury 2017 são:
“As empresas de pagamentos já estabelecidas, especialmente as instituições financeiras, já percebem a necessidade de inovar, e não devem enxergar as startups como uma ameaça, mas sim como uma oportunidade de parceria”, aponta Paul Thomalla, vice-presidente sênior da ACI Worldwide. “As tendências dos mercados de pagamentos e fintechs – como as APIs abertas – criarão espaço para novos concorrentes e empresas que queiram manter ou aumentar sua participação no mercado.”
Fonte: E-Commerce Brasil