Sem dúvidas, uma das métricas mais utilizadas para mensurar o desempenho das estratégias de marketing digital de um empreendimento é o ROI — abreviação para Retorno sobre o Investimento.
Como o próprio nome sugere, esse indicador permite entender o lucro ou prejuízo obtido a partir de cada investimento realizado pelo negócio. Assim, é possível identificar as estratégias com o melhor desempenho e aquelas que precisam ser aprimoradas.
Se você quer saber como calcular o ROI para acompanhar essa métrica na sua empresa, estamos aqui para te ajudar. Vamos lá?
ROI é a sigla para Return on Investment (Retorno sobre o Investimento, em português). Ele é um indicador-chave de desempenho que permite calcular quanto uma empresa ganhou ou perdeu a partir de um valor investido.
Em outras palavras, o ROI permite mensurar e comparar o resultado financeiro de investimentos. Dessa forma, o negócio pode entender quais valem a pena e quais não estão obtendo os resultados esperados, devendo ser revisitados ou até mesmo paralisados.
A métrica é utilizada principalmente no setor de marketing das empresas, possibilitando analisar e otimizar rapidamente o desempenho das estratégias implementadas.
É possível aplicar o ROI para avaliar diferentes iniciativas, como campanhas de mídia paga, lançamento de produtos, aquisição de novas ferramentas, ações de fidelização, realização de eventos, entre outras.
Para calcular o ROI, você deve ter em mãos o custo total da ação que se deseja avaliar e a receita obtida a partir desse investimento. Então, basta deduzir os custos da receita e dividir o resultado pelos gastos.
Para obter o resultado em porcentagem, é só multiplicar o número obtido por 100. A fórmula é a seguinte:
Os custos englobam todos os gastos que a empresa teve para implementar a ação analisada, incluindo recursos financeiros, tecnológicos e humanos. Já a receita é todo o valor obtido a partir das vendas decorrentes dessa estratégia específica.
Para ficar mais claro como funciona o cálculo do ROI, vamos imaginar uma loja virtual que investiu R$ 10 mil em uma campanha de Google Ads para a Black Friday, por exemplo.
Se essa campanha gerar uma receita de R$ 25 mil em vendas para o e-commerce, o ROI pode ser calculado da seguinte forma: (25.000 – 10.000) / 10.000 x 100 = 150%.
Ou seja, a loja teve 150% de retorno financeiro sobre o valor investido para a campanha de Black Friday no Google Ads.
Como esse valor é positivo, a estratégia foi lucrativa para a empresa. Já se ele fosse negativo, isso significaria que a campanha gerou prejuízo financeiro, uma vez que a receita não conseguiu superar os custos.
Com o acompanhamento periódico do ROI para cada ação implementada pelo seu negócio, é possível obter uma série de insights sobre a performance das suas estratégias.
Você pode, por exemplo, comprar diferentes ações para entender o que influenciou os resultados positivos e negativos, além de identificar padrões entre as campanhas de mais sucesso, podendo replicá-los nas demais.
No entanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora de fazer essa análise. Tenha em mente que o ROI apresenta limitações, não levando em consideração fatores importantes, como o tempo de duração do investimento, as sazonalidades e a variação da inflação.
Imagine uma campanha de e-mail marketing que obtém um ROI de 10%. Para entender se esse resultado foi realmente bom, você deve considerar se o investimento levou uma semana ou um ano para obter esse resultado.
Dessa forma, é recomendado avaliar o Retorno sobre o Investimento em conjunto com outras métricas complementares, além de levar em conta os objetivos e as particularidades de cada estratégia.
Outro ponto importante é padronizar a mensuração dos custos e retornos no cálculo do ROI. Assim, você garante que áreas diferentes da empresa não cheguem a conclusões distintas, podendo manipular o resultado obtido.
Ao longo do conteúdo, já adiantamos várias vantagens de acompanhar o ROI na sua empresa. Agora, entenda mais a fundo cada um desses benefícios!
Calculando o ROI de cada iniciativa implementada, é possível identificar aquelas que não estão performando como o esperado e aprimorá-las a partir de dados reais do negócio.
No caso de uma campanha de Facebook Ads, por exemplo, você pode acompanhar o ROI de perto para otimizar elementos dos anúncios, como chamadas e imagens, ou configurações da campanha, como a segmentação do público.
Assim, a estratégia é aprimorada para obter melhores resultados, antes mesmo da sua finalização.
O ROI permite identificar as estratégias e canais mais eficazes para o negócio. Sendo assim, é possível fazer o melhor uso dos recursos disponíveis e reforçar os investimentos nas iniciativas mais lucrativas.
Para ilustrar, vamos utilizar o exemplo do tópico anterior. Imagine que, ao comparar a sua campanha de Facebook Ads com uma de Google Ads, você descobre que a segunda está tendo um melhor Retorno sobre o Investimento.
Nesse caso, é possível realocar parte da verba do Facebook para esse canal, de forma a potencializar o lucro da empresa.
Todos os insights fornecidos pelo ROI funcionam como uma base de dados valiosa para você tomar melhores decisões de negócio e fazer um planejamento estratégico mais assertivo.
Entendendo o retorno que cada investimento traz para a empresa, é possível calcular metas mais certeiras, que sejam desafiadoras e alcançáveis. Além de contribuir para o sucesso a longo prazo do negócio, isso ainda ajuda a manter as equipes motivadas.
Entendeu o que é ROI e como calculá-lo no seu negócio? Essa é uma métrica muito importante para mensurar o sucesso das suas estratégias, mas que deve ser acompanhada seguindo os cuidados que apresentamos neste conteúdo.
Fonte: https://pagar.me/