Marketplace é um ambiente do varejo online onde múltiplas empresas ofertam e comercializam os seus produtos e serviços, a transação é processada pelo operador do próprio marketplace e os benefícios atingem a todos.
Essa é a nova aposta do mercado eletrônico brasileiro, com a maioria das grandes empresas se movimentando nessa direção. Você possui uma loja online e ainda não aderiu a esse modelo de negócios? Então, corra!
A lógica desse modelo de e-commerce é transformar as tradicionais lojas online em grandes shoppings virtuais, um espaço que o grande varejista abre para que outras empresas possam oferecer os seus produtos.
O consumidor, nesse cenário, consegue encontrar produtos de vários segmentos em um mesmo local, adicionar todos os itens comprados em um mesmo carrinho virtual e pagar por todos em uma única transação. O comportamento de compra, nesse caso, assemelha-se ao de clientes em um shopping físico, que compram artigos de diversas lojas, mas com a diferença que o pagamento é feito de uma só vez, como se houvesse um caixa único na saída do centro de compras.
Operacionalmente, o processamento da transação é feita pelo operador do marketplace, que depois repassa a quantia combinada para o lojista; no entanto, geralmente, o armazenamento e a logística de entrega dos itens vendidos ficam a cargo da empresa que os comercializou por meio desse ambiente.
Com cases mundiais como Amazon e Ebay na vanguarda do modelo, o marketplace é a forte tendência atual do mercado eletrônico brasileiro e vem sendo adotado por grandes varejistas nacionais. Isso ocorre devido ao alto beneficiamento de toda a cadeia envolvida: cliente final, lojistas e operador do ambiente.
O consumidor beneficia-se, pois o sistema agrega valor à sua experiência de compra, uma vez que permite que a loja possua um catálogo de produtos extenso, com exemplares dos mais variados segmentos do varejo, com alta viabilidade de estoque e preços mais competitivos. Tudo isso dentro de um mesmo ambiente, feito dentro de um único portal, finalizado através de um mesmo carrinho e com apenas uma transação financeira.
No caso dos lojistas, as vantagens de ofertarem seus produtos em um marketplace são várias. Aumento da visibilidade é a primeira delas; uma vez que, geralmente, possuem pouca disponibilidade orçamentária para investimentos em marketing, fator essencial para alavancar as suas vendas online.
Como consequência do impacto na visibilidade, as suas vendas aumentam, novos clientes são captados e a marca é fortalecida, pontos que impulsionam diretamente o faturamento da empresa.
Para os donos dos marketplaces, além de impulsionar a sua receita através do comissionamento sobre as vendas, o modelo os beneficia devido ao aumento dos produtos ofertados; fator que estimula a compra do consumidor, aumenta o ticket médio da loja, fideliza os clientes e aumenta a taxa de compra orgânica do site.
Com as margens do e-commerce cada vez menores, os fatores acima são essenciais para quem busca uma operação de sucesso com vida longa, pois o modelo agrega rentabilidade aos resultados das empresas da cadeia de varejo online. Os grandes varejistas já estão se movimento nesse sentido e todos os demais devem seguir o mesmo sentido.
Fonte: http://ecommercenews.com.br/