A Black Friday 2019 está chegando e, como em todos os anos, traz uma ótima oportunidade para que os e-commerces aumentem suas vendas. Porém, como quem não é visto, não é lembrado, as marcas precisam planejar ações para ganhar visibilidade e atrair consumidores até os seus sites. E é aí que o marketing na Black Friday se torna uma estratégia indispensável!
Marcada para o dia 29 de novembro, a data deve alcançar um acréscimo de 4% no faturamento em comparação ao mesmo período de 2018, segundo pesquisa da GFK, e o que não falta são empresas afim de aproveitar esse momento positivo. Por isso, neste artigo, nós elencamos várias dicas para que você desenvolva boas ações de marketing na Black Friday e se destaque em meio à concorrência!
Como todas as outras operações de um e-commerce, as estratégias de marketing também devem ser planejadas com antecedência para que seja possível vender mais na Black Friday. E vale dizer que as ações dessa área precisam estar em sintonia com as atividades de outros setores, como o estoque, o compras e o atendimento. Confira as nossas dicas:
Se o seu e-commerce participou da Black Friday em outros anos, você tem uma base poderosa para planejar a data em 2019. Afinal, existem diversas métricas que podem ser utilizadas para identificar como reduzir custos e de que forma aprimorar os serviços e as ofertas, como a taxa de abandono de carrinho e o custo de aquisição de cliente (CAC).
Utilize esses indicadores, as avaliações feitas pelos consumidores durante o período e as impressões da sua equipe para avaliar quais ações funcionaram nos anos anteriores e quais precisam de ajustes. Com isso, você ganha mais eficiência e assertividade nas estratégias deste ano. Caso a sua loja nunca tenha participado da Black Friday antes, use dados de outras datas, como o Dia do Consumidor.
Essa etapa tem mais relação com setores como estoque e compras, mas é fundamental para iniciar o planejamento das ações de marketing na Black Friday. Aqui, é preciso fazer um inventário de todos os produtos disponíveis, além de identificar aqueles que provavelmente serão os mais vendidos, os itens encalhados no estoque e as mercadorias que são bem avaliadas pelo público.
Com base nisso, você pode criar promoções assertivas para vender mais nesse período. Os produtos que são mais vendidos, por exemplo, são bons candidatos para as promoções, assim como aqueles que recebem uma avaliação positiva dos consumidores. Já os itens que não fazem sucesso podem ser ofertados em conjunto com outros mais populares, alavancando as vendas.
Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter, Google Ads, e-mail marketing: esses e outros canais são muito utilizados para o marketing na Black Friday e podem trazer bons resultados. Porém, engana-se quem pensa que usar todos eles de uma só vez é a melhor estratégia. O ideal é que você entenda em qual deles a sua persona está e, a partir disso, desenvolva ações especificamente para esse canal.
É claro que uma persona pode utilizar vários desses canais ao mesmo tempo e não há problema em definir ações para mais de um deles. O que não se recomenda é passar a investir em um canal novo sem nenhum critério, apenas para estar visível em mais um espaço. Isso pode até prejudicar as suas estratégias, já que acaba consumindo mais tempo, esforço e orçamento sem benefícios.
Criar uma identidade visual específica para a Black Friday é uma excelente opção para destacar os materiais produzidos durante esse período tanto nos seus canais como entre a concorrência. Posts, e-mails, landing pages, páginas do site e outros conteúdos podem ser atualizados com essa identidade para que os visitantes os relacionem de imediato com as ofertas dessa data.
Com isso, você consegue chamar a atenção de clientes em potencial com mais rapidez, o que contribui para aumentar as vendas. Além disso, uma identidade visual única para a Black Friday mantém as suas redes sociais e os outros canais mais organizados, bonitos e atraentes, aspectos que também contam para o consumidor no momento de decidir pela compra.
Se investir em mídia paga já é uma prática comum nos e-commerces durante todo o ano ― gerenciar essas campanhas está entre as três principais funções das equipes de marketing, conforme o estudo E-commerce Trends 2018 ―, durante a Black Friday isso é ainda mais importante. Afinal, trata-se de uma data marcada pela grande concorrência e contar apenas com posts orgânicos não é o suficiente.
Nesse caso, também é essencial analisar os canais utilizados pela sua persona para investir naqueles que podem oferecer o melhor resultado. O Google Ads é outra ferramenta relevante e possui vários recursos, como a rede de display, o Google Shopping e os links patrocinados. Além disso, desenvolver ações com influenciadores do seu ramo é outra boa prática para atrair clientes.
Para vender mais na Black Friday, os e-commerces costumam aumentar o número de publicações no período, o que, por consequência, demanda mais recursos e mais tempo de dedicação da equipe. É por isso que, ainda na etapa de planejamento, é fundamental elaborar um cronograma prevendo as etapas relacionadas à criação, como a produção, a revisão e a realização de possíveis alterações.
Dessa forma, você garante que todos os materiais ficarão prontos no prazo desejado. Além disso, ter um orçamento bem definido para as estratégias de mídia paga é indispensável. Defina no que você vai investir, como e por quanto tempo para que não haja nenhum imprevisto durante a data. Ter uma previsão do ROI (Return On Investment) que você pretende alcançar também é importante.
Engana-se quem pensa que os investimentos em marketing na Black Friday 2019 devem começar só no dia 29 de novembro. O Relatório Black Friday 2018 mostra que os consumidores começam a fazer visitas e cadastros nos sites já no começo do mês e mais: as ações realizadas em outubro e ao longo de novembro resultam em um número de pedidos quase duas vezes maior que as lançadas no dia da Black Friday.
Por isso, comece a investir na captação de leads, com formulários em que a pessoa se cadastra para receber as ofertas em primeira mão, por exemplo, antes de a data chegar. Dessa forma, o seu público passa a se engajar com antecedência e o mercado estará aquecido quando a Black Friday começar, o que ajuda a aumentar as vendas no período.
Tão importante quanto planejar é acompanhar os resultados de cada ação. Assim, aproveite a etapa de planejamento das campanhas de marketing na Black Friday para definir as métricas que serão utilizadas para apontar os resultados das suas estratégias. Alguns exemplos são o ticket médio, a taxa de conversão, o abandono de carrinho e o ROI.
Com esses indicadores, você pode mensurar quais ações renderam benefícios e quais não funcionaram ou podem ser ajustadas para as próximas datas. Comparar esses números com aqueles de anos anteriores também ajuda a medir o desempenho da sua loja online no período e contribui para que essas suas estratégias evoluam cada vez mais.
A Black Friday 2019 é um ótimo momento para aumentar as vendas, mas para garantir que o seu e-commerce será encontrado em meio a tanta concorrência, é indispensável investir em marketing! E como vimos, planejar, entender quem é a sua persona e fazer a divulgação ainda antes do período mais aquecido são itens vitais para uma campanha de sucesso.
Por isso, siga as nossas dicas de marketing na Black Friday e, depois, conte-nos como você se saiu! Nós queremos saber como foi a sua experiência nesta data e se as orientações ajudaram você a alavancar seus resultados! Ah, e se você ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto, deixe seu comentário aqui embaixo para trocarmos mais ideias sobre como vender mais na Black Friday!
Fonte: Wirecard