O mercado do e-commerce está no Brasil desde o ano de 2000. Muitas coisas mudaram de lá para cá. Mas as vantagens de se trabalhar com essa modalidade de negócio persistiram e ganharam maior força à medida dos anos.
As empresas de todos os segmentos perceberam que a atuação do comércio pela internet tem crescido de forma forte e multiplicadora, a demanda de busca por informações a respeito de produtos, serviços e empresas, motivou o segmento, agregando assim valor, qualidade, lucro e claro, facilidade nas vendas com as lojas virtuais.
Veja a tabela com dados sobre o E-commerce no Brasil:
Data | Período | Faturamento | Tíquete médio | Crescimento |
Dia do Consumidor | 18 março 2015 | R$ 200 mil | R$ 425 | 15% |
Dia das Mães | 25 abril – 9 maio 2015 | R$ 1,51 bi | R$ 401 | 5% |
Dia dos Namorados | 28 maio – 11 junho 2015 | R$ 1,43 bi | R$ 404 | 3% |
Dias dos Pais | 25 julho – 8 de agosto 2015 | R$ 1,51 bi | R$ 424 | 4% |
Dia das Crianças | 28 de setembro – 11 outubro 2015 | R$ 1,47 bi | R$ 385 | 9% |
Black Friday | 28 novembro 2014 | R$ 1,16 bi | R$ 522 | 51% |
Cyber Monday | 1 de dezembro de 2014 | R$ 188 mi | R$ 343 | 110% |
Natal | 15 de novembro – 24 de dezembro 2014 | R$ 5,90 bi | R$ 388 | 37% |
Boxing Day | 26 de dezembro 2014 | R$ 110 mi | R$ 401 | 42% |
Mais do que nunca as empresas já compreenderam sobre a grande importância de terem suas lojas virtuais disponíveis para todo o mercado.
Alguns dos motivos a seguir revelados, estão associados ao baixo investimento e ao largo alcance de retorno financeiro.
Foi concedido através de um estudo realizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República alguns dados, em relação a esses tipos de mídias, onde seguem as seguintes informações:
Não é para menos que as lojas virtuais ganham grande espaço na mídia e possibilita outra forma de comercialização de produtos, bens de consumo e serviços.
Algumas estimativas também apontaram o Brasil como o terceiro país que mais consome – pelo meio online, isso englobando todo o mundo.
Há uma média de 300 milhões de clientes que interagem e buscam por diversas ofertas através das lojas virtuais.
Mas e quais são as vantagens de ter uma loja virtual?
Montar uma loja virtual é mais barato do que abrir uma loja física. Sem dúvida.
Numa loja física vários pontos devem ser analisados, posição da loja, bairro, segurança, além de todos os equipamentos que precisa possuir no local para manter a produtividade. Já com uma loja online, você pode ter muitos recursos ao seu favor, com menor investimento.
O que é preciso numa loja online?
Criar formas de pagamento para que seu cliente possa começar a comprar – boleto, cartão, paypal, etc…
Se enquanto com uma loja física você tem que contratar funcionário para a limpeza, funcionário para área de vendas, setor administrativo, etc. e tal, com uma loja online a “coisa” muda de figura.
Seus funcionários serão virtuais, e a partir da plataforma todo o trabalho administrativo, de organização e demais recursos serão feitos e automatizados, facilitando assim sua vida e trabalho.
Outra vantagem é que você não terá gastos com infraestrutura. Mesmo que sua loja virtual esteja aberta 24 horas por dia (porque ela estará), você não pagará preços exorbitantes para que a mesma permaneça assim, além do benefício de menores custos, o diferencial em ter um empreendimento que funciona a todo vapor em qualquer hora do dia ou da noite, possibilita que seus clientes possam comprar seus produtos a partir de qualquer local, e em qualquer horário.
Se você acha que tem muitos clientes, mesmo sem uma loja online, não tem nenhuma ideia de como suas vendas serão impulsionadas quando ganhar notoriedade no nicho ao qual atua por meio do mundo virtual.
Para você ter uma pequena visão sobre o assunto, a loja Marisa e parte de suas afiliadas decidiram fechar suas lojas físicas em até 60% (por conta da crise), hoje ela atua com grande ênfase através de sua loja online, faz propagandas, promove benefícios aos compradores e estimula-os com promoções, além disso mantém contato constante com seus parceiros e clientes, movimentando assim o mercado de roupas.
Essa é uma das estratégias que a Marisa utilizou para conseguir superar as dificuldades econômicas e continuar sendo uma referência no mercado da moda.
Se qualquer pessoa consegue descobrir seu produto por meio de uma loja virtual, fica mais fácil então, para concretizar a venda. O alcance se estende e a facilidade de receber o mesmo produto físico em casa – torna-se uma grande vantagem para o consumidor.
Agora o cliente não precisa se preocupar em ter que pegar trânsito, ou passar 40 minutos na fila, para efetuar a compra. Tudo se simplifica com as lojas virtuais.
O cliente vê as ofertas, analisa os preços e condições de pagamento e por fim faz a compra.
Em termos de comodidade, não há o que se questionar, com essa rotina agitada e onde tempo é dinheiro, comprar pela internet tornou-se uma das melhores coisas para o consumidor, e melhor ainda para os empreendedores de visão!
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Fonte: Blog Nextlayer