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Integração com Markteplace: O que você precisa saber para ter eficiência em vendas

Vivemos uma era na qual existe cada vez menos diferenciação entre o mundo online e offline, e essa percepção vem por parte dos consumidores também. Com a maior democratização da internet e confiança dos usuários, os e-commerces possuem um crescimento gigante previsto para os próximos anos. Se pegarmos a linha de crescimento de 2014 até uma estimativa de 2021, é esperado um aumento de 26,90% em média, um total de 229 bilhões de reais!

É por este e outros motivos que é imprescindível para os lojistas vender seus produtos no meio online, mesmo se já possuírem loja física. E existem basicamente dois jeitos de se fazer isso: criar um website de e-commerce ou se integrar a um marketplace. Criar um e-commerce do zero possui suas vantagens, mas pode ser um pouco trabalhoso, caro e demorado. A integração com marketplace acaba tendo muitas vantagens em cima do e-commerce tradicional:

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O que é uma integração com marketplace?

Integração entre INTEGRADORA x E-COMMERCE E/OU ERP x MARKETPLACE é simplesmente expor seus produtos nas maiores vitrines do Brasil em um único ambiente de forma simples e prática, com toda a logística de preço e estoque sincronizada. Centauro, Amazon, Casas Bahia, Americanas, Dafiti, Nesthoes e Mercado Livre são alguns exemplos de marketplaces.

Quais são as vantagens de vender em um marketplace?

A integração de e-commerce com marketplace é um negócio que gera infinitas vantagens, dentre elas:

Credibilidade

Se um consumidor tiver que escolher entre comprar um produto num e-commerce ou em um marketplace, ele provavelmente escolherá a segunda opção. Isso se deve aos nomes conhecidos dos grandes varejos e o seu volume de vendas, que pesam muito para o consumidor na hora da decisão de compra.

Visibilidade

Seus produtos serão expostos nas maiores vitrines do Brasil. Um marketplace possui milhares de acessos e vizualizações de produtos por dia, aumentando o conhecimento do produto e, consequentemente, das vendas.

Alto retorno

Seus produtos expostos aumentam muito a chance de compra, além disso, o investimento é muito menor comparado à criação de uma loja online ou física do zero, pois os marketplaces já oferecem toda uma estrutura pronta.

Acesso ao seu público

Os marketplaces são lojas online que possuem produtos para todos os tipos de público-alvo, sendo assim é preciso apenas subir seus produtos para lá que automaticamente seu público vai encontrá-los. Afinal, o acesso à internet é democrático e, diferentemente da loja física, não há deslocamento do consumidor para efetuar a compra.

Com seus produtos mais acessíveis, mais consumidores surgirão e será possível aumentar seu leque de produtos e apostar em nichos.

Como integrar com um marketplace?

Apesar de todas as vantagens que oferece, a integração demanda algumas etapas até os produtos serem aprovados pelo marketplace e as vendas sejam efetuadas.

Para facilitar (e muito) esse processo, existem empresas que vendem ferramentas de integração, as chamadas Hubs Integradoras. As Hubs são responsáveis pela integração e a sincronização de produtos, com preço e estoque, ajudando no aumento de suas vendas.

Existem várias integradoras e diversos tipos de serviços oferecidos.

Por exemplo, elas podem ter funções básicas como apenas disponibilizar o sistema e deixar toda a parte técnica com o cliente, ou podem prestar um serviço completo de suporte técnico, enriquecimento de produtos (adequação das fotos e descrições dos produtos aos marketplaces), controle de estoque em tempo real, oferecer integração com os melhores marketplaces e ainda gerar um relatório para análise das vendas.

Para descobrir a integradora ideal, vale a pena olhar a proposta individual de cada uma.

Mas como escolher a integradora ideal?

Caso você não tenha muita experiência na área, o recomendado é que procure uma empresa que te apresente todo o suporte necessário para integrar todos seus produtos, Plugg.To é um exemplo de integradora completa e que dá 50% de desconto no setup para clientes Multiweb. É importante que esta Hub também possua integração com os marketplaces certos para seu e-commerce. Por exemplo: se você vende tênis, um dos sites interessantes de se vender seria a Centauro e, se você vende roupas, poderia vender na Dafiti.

Claro que tudo também vai depender das regras e exigências de cada marketplace. Alguns são bem rígidos na aprovação dos produtos, pedem uma ordem do título do produto, imagem virada para tal lado, que se encaixe em alguma categoria já oferecida, exigem uma certa quantidade de produtos, EAN e tudo mais. Mas alguns, como o Mercado Livre, são fácil aprovação.

Na hora de vender seus produtos em algum Marketplace, é importante se interar sobre o tamanho do seu negócio, os produtos que está oferecendo e quais marketplaces se encaixam melhor no seu modelo de negócios.

Para ter eficiência nas vendas, é imprescindível seguir todas as regras de aprovação dos marketplaces.

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