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Frete grátis com pontos de retirada: ofereça esse diferencial

O sucesso de um e-commerce depende de um conjunto de estratégias que levem o seu cliente a realizar o ato final: efetuar a compra. Porém, como é de amplo conhecimento, o frete é o principal vilão na hora da decisão de compra, sendo o responsável pela maioria dos carrinhos abandonados de um e-commerce.

Para lidar com isso, muitas lojas adotam estratégias que envolvem frete grátis, influenciando diretamente o cliente na decisão de compra. Existem diversas maneiras de adotar essa estratégia, de acordo com seus objetivos e necessidades, ou seja, é necessário escolher as regras que se adequem ao seu e-commerce, uma vez que irá influenciar diretamente no seu lucro.

Sendo assim, é fundamental que você conheça as diferentes estratégias de frete gratuito e a melhor maneira de disponibilizá-las sem afetar, de forma extrema, sua margem de lucro.

Frete grátis em toda a loja

Nessa estratégia, todos os produtos da sua loja possuem frete grátis, independentemente do valor final de compra. É uma ótima opção para conquistar novos clientes, mas a longo prazo pode não ser uma escolha sensata, exceto se a margem de lucro for suficiente para compensar os gastos com o frete.

Uma maneira de utilizar essa estratégia a seu favor é disponibilizar o frete grátis por um tempo limitado, em forma de promoção relâmpago. Dessa forma, além de diminuir seus riscos, o comprador também será influenciado a realizar a compra naquele momento, afinal se ele pensar muito poderá perder esse benefício.

Frete grátis sazonal

Essa estratégia também oferece frete grátis em toda a loja, mas somente em épocas festivas, como por exemplo, Natal, Dia das Crianças ou Dia dos Namorados. Com o significativo aumento de vendas e ofertas nesse período, o frete grátis pode ser um diferencial para seu e-commerce se destacar nesse momento competitivo do mercado.

Outro fator relevante é que o consumidor, ciente do momento competitivo, cria expectativas de que irá receber mais benefícios ao optar por um determinado comércio, incluindo a isenção do frete. Sendo assim, adotar essa estratégia nada mais é do que atender as expectativas do seu cliente.

Frete grátis acima de um valor determinado

O frete grátis é disponibilizado mediante um valor mínimo de compra. Dentre todas as estratégias, essa é a mais eficiente e inteligente. Além de influenciar o cliente na decisão de compra, você também induz o cliente a incluir mais itens no carrinho, ou seja, colabora para aumentar o ticket médio do seu e-commerce.

É importante que você conheça bem o custo e margem de contribuição de cada produto, definindo um valor de ticket que cubra, com folga, todos os seus custos, mesmo diante do pior cenário, como por exemplo, a entrega em um local de extrema distância do seu centro de distribuição.

Frete grátis em determinado produto ou categoria

É uma estratégia interessante quando se deseja alavancar a venda de um determinado produto ou categoria, entretanto é importante que você escolha produtos que sejam de fácil e barato transporte. Além disso, é preciso considerar a margem de lucro de produto, verificando se é suficiente tanto para cobrir as despesas, como para gerar lucro.

Frete grátis em determinadas regiões

Nessa estratégia, o frete é grátis em toda a loja, porém somente em uma região específica. É uma estratégia muito utilizada para estimular o consumo em determinada região e, ao mesmo tempo que seu e-commerce ganha presença, o custo total do frete é reduzido.

É importante, como nas demais estratégias, que antes de definir a distância limite do seu centro de distribuição, você analise a margem de lucro dos seus produtos e o gasto com frete, para decidir o melhor raio de atuação que continue gerando lucro para o seu e-commerce.

Frete grátis para fidelizar clientes

Manter um cliente pode ser mais desafiador do que conquistar novos, portanto oferecer benefícios para quem já comprou na loja é de extrema importância.

Nessa estratégia, o intuito é oferecer esse benefício como forma de induzir o seu cliente a realizar uma nova compra. Pode ser aplicado de diversas maneiras, como por exemplo, oferecer apenas no dia/mês do aniversário ou a cada quantidade de compras, a próxima incluir frete grátis.

Também é usual utilizar essa estratégia apenas para os melhores clientes, ou seja, os que geram um maior lucro para seu e-commerce, apresentando benefícios exclusivos para esse grupo.

É importante mencionar que, para fidelizar com seu cliente, é indispensável que sua logística reversa seja bem estruturada. Portanto, para se inteirar mais sobre o assunto, leia o artigo: como melhorar a logística reversa do seu e-commerce.

O uso de Pontos de Retirada para frete grátis

Como ficou perceptível, adotar o frete grátis é capaz de influenciar, de diversas maneiras, a ação de compra por parte do seu cliente. Mas não existe frete grátis, ou seja, alguém terá que pagar por esse serviço e, nesse caso, será você.

Por isso, para que a estratégia seja aplicada com eficiência e, ao mesmo que alavanque as vendas reduza o mínimo possível a perda da sua margem de lucro, é fundamental que você reduza os gastos com o transporte, caso contrário não haverá lucro.

E é por isso, que o uso de Pontos de Retirada pode se tornar primordial para que essa estratégia seja aplicada de maneira eficiente e que garanta benefícios não somente para o seu cliente, mas também para seu e-commerce.

O sistema de Pontos de Retirada é amplamente utilizado pelos líderes de sucessos na Europa e funciona da seguinte maneira: o cliente, ao concluir a compra, tem a possibilidade de escolher um Ponto de Retirada para receber o seu produto.

Os Pontos de Retiradas estão localizados em comércios locais e estrategicamente distribuídos, ou seja, seu cliente irá retirar o produto em um lugar que ele já está habituado a frequentar, seja para abastecer o carro ou fazer compras. Além da facilidade, também é garantia de segurança para seu cliente.

E a grande vantagem é que, por centralizar as entregas em endereços específicos da cidade, o custo do frete reduz de 30 a 50%. Ou seja, você conseguirá deixar seu cliente satisfeito a ponto de fidelizar com seu e-commerce, sem alterar de forma drástica a sua margem de lucro. E isso, com certeza, é sinônimo de sucesso absoluto, afinal você conseguirá se destacar dentro do mercado.

Fonte “https://www.ecommercebrasil.com.br”

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