fbpx

Estudo da ClearSale aponta categorias do e-commerce mais visadas pelos fraudadores na internet

Um estudo exclusivo elaborado pela ClearSale apontou os segmentos mais visados pelos fraudadores no e-commerce nacional. O Mapa da Fraude, como a pesquisa foi chamada, traz ainda dados relevantes sobre o desempenho do e-commerce nacional nos anos de 2015 e 2016, além de um comparativo sobre as tentativas de fraudes nesse período.

Entre os segmentos mais visados pelos fraudadores estão jogos (console, acessórios, jogos físicos), celulares e produtos esportivos. O estudo sugere que essas são as categorias preferidas para o cometimento de fraudes, pois são produtos mais fáceis de serem revendidos. Isso demonstra que os fraudadores não compram produtos para uso próprio, mas para fazer dinheiro rápido.

Em 2016, a região Norte liderou o mapa de fraudes no país, com 6,73% dos casos, bem acima da média em todo o país, com 3,05%. Na sequência aparecem as regiões Nordeste (4,60%) e Centro-Oeste (3,77%). Sudeste (2,76%) e Sul (1,72%) estão abaixo da média nacional.

E-commerce em alta

De acordo com o levantamento, entre 2015 e 2016 o e-commerce apresentou crescimento de 11,5% em valor e 12,1% em quantidade de pedidos. No entanto, no ano passado, a cada 100 reais gastos no e-commerce, 3 reais sofreram algum tipo de tentativa de fraude. Em 2015, as tentativas de fraude alcançavam 4 reais a cada R$ 100 gastos.

Outro dado importante indica que o brasileiro tem comprado mais no e-commerce por meio de smartphones. Atualmente, 21% das compras realizadas no comércio eletrônico, são feitas via celular. Nestes dispositivos, os números demonstram que a cada 100 reais gastos, 5 sofreram tentativas de fraude.

O Mapa Anual ClearSale de Fraude no Brasil analisou informações de 85% do mercado de e-commerce e mobile. Para o relatório, foram consideradas apenas lojas virtuais que comercializam bens físicos. A pesquisa foi estabelecida com base entre dezembro de 2015 a novembro de 2016.

 

 

 

Fonte: E-Commerce News

Fale Conosco