Quem trabalha com vendas na internet sabe: frete é um mal necessário! As lojas precisam cobrar uma taxa pelo transporte da mercadoria para manter uma margem de lucro, afinal o serviço dos correios ou transportadoras muitas vezes tem um custo alto para as empresas.
Em março deste ano passou a vigorar nos correios um aumento de até 8% da taxa de frete para mercadorias postadas entre capitais nos âmbitos local e estadual. É um cenário preocupante para os lojistas, já que o valor do frete pode ser um fator decisivo para o cliente finalizar a compra ou abandonar o carrinho. Se por um lado as lojas virtuais oferecem a comodidade de receber a mercadoria sem sair de casa, muitas vezes por valores abaixo do praticado em lojas físicas, por outro, ao calcular o frete a compra pode parecer menos atrativa.
E agora quem poderá nos defender? Não priemos cânico, diria o herói mexicano Chapolin Colorado: nem tudo está perdido! Todo desafio pode representar uma oportunidade. No sábado, 28/04, o comércio realiza o Dia do Frete Grátis e essa pode ser uma chance de ouro de atrair e fidelizar clientes, se bem aproveitada, é claro. De acordo com pesquisa do E-bit, em 2017, o frete grátis foi utilizado pelas Top 10 lojas do e-commerce, como estratégia para aumentar a taxa de conversão e ganhar participação no mercado.
O dia do Frete Grátis é uma data inspirada no Free Shipping Day, criado nos Estados Unidos e está em sua sétima edição no Brasil. O evento é adotado pelo e-commerce e consiste em 24 horas de compras sem aquela cobrança indesejada da taxa de envio. Para o consumidor parece perfeito, mas o lojista precisa tomar alguns cuidados para que ninguém saia perdendo.
Você deve estar se perguntando: devo colocar todas as minhas mercadorias com frete grátis? Como fazer isso sem sair no prejuízo, já que terei que arcar com a taxa de qualquer forma? Será que vale a pena para meu negócio aderir a data? Temos algumas sugestões que podem lhe ajudar a definir o que é prioritário no seu segmento!
Oferecer mercadorias com frete grátis pode causar uma mudança grande da lógica de suas operações de venda. Portanto, é necessário um planejamento estratégico. Entender seu cliente, suas principais demandas e sua localização, vai ajudar a decidir que tipo de oferta vale a pena fazer. Talvez para o seu negócio não seja efetivo colocar todos os produtos com frete grátis, mas focar em algum segmento específico ou criar pacotes promocionais. Um estudo do comportamento do seu comprador também pode revelar que em algumas regiões do país a campanha pode funcionar melhor do que em outras. Nesse caso, é melhor fazer parcerias com empresas de logística e transportadoras focando nas localidades certas.
Uma estratégia que pode evitar prejuízos é estipular um valor mínimo de compra um pouco maior para a gratuidade do frete, assim o consumidor pode achar vantajoso comprar mais mercadorias. Para quem possui loja física uma opção pode ser oferecer a possibilidade de retirada da mercadoria no local. É bom para o cliente e ainda pode levá-lo a se interessar por outros produtos disponíveis no estoque, além de evitar um gasto desnecessário.
É necessário ficar atento ao que está por vir e focar suas ofertas em algo concreto. Maio será um mês movimentado no e-commerce. O dia dos trabalhadores, 01/05, é uma oportunidade para conquistar clientes já que a maioria dos comércios físicos não tem expediente. Uma sugestão para essa data é focar em acessórios para escritório e criar ofertas especiais em produtos para empregadores presentearem seus empregados. Investir em promoções e pacotes específicos nas linhas de moda, jóias, cosméticos e perfumaria é uma ótima pedida já que estamos próximos ao dia das mães, 13/05. Se as possibilidades forem tentadoras, os consumidores podem querer aproveitar o frete grátis para adiantar o presente das mamães. Ofertas voltadas para o público nerd, com roupas e acessórios temáticos de personagens de séries, filmes e quadrinhos, também são uma boa para o dia do frete grátis. O dia do orgulho nerd, ou da toalha, é comemorado em 25 de maio, mas nunca é cedo para agradar esse público que adora colecionar e exibir suas referências por aí.
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Fonte: hub2b