As diferentes estratégias de marketing digital estão aí para provar que são métodos efetivos e que trazem os resultados esperados. Por conta disso, cada vez mais as empresas têm investido nessas estratégias, como uma maneira de atrair novos clientes, fidelizar os antigos e, principalmente, alavancar as suas vendas.
Dentro dessas estratégias, o Inbound Marketing tem feito sucesso entre essas empresas. Você já ouviu falar sobre esse termo? Quer conhecer mais sobre os benefícios e vantagens de entrar nesse universo?Confira, a seguir, algumas estratégias que podem alavancar sua empresa!
O inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, é uma estratégia de baixo custo e, por conta disso, tem sido tão aplicada por diversas empresas, independente do tamanho.
O grande objetivo do Inbound é atrair os seus clientes de maneira natural, como uma forma de educá-los a respeito dos produtos e serviços que a empresa oferece, até que eles se tornem clientes fidelizados.
Isso pode ser muito complicado na teoria, mas a verdade é que a prática já se mostrou altamente efetiva.
Quando a grande questão é o que vender para ganhar dinheiro, muitas empresas podem ter dúvidas. Entretanto, o essencial é que os gestores tenham claro qual é o objetivo da empresa e quais são as suas metas, para que possam, através de diferentes estratégias, alcançá-las.
Como os hábitos de consumo das pessoas mudaram, passando a ser feita transações, compras e vendas totalmente pelo ambiente online, as empresas também precisaram transformar a maneira que chegam até os seus consumidores.
Antigamente, o outbound marketing era a estratégia mais utilizada, amplamente divulgada em propagandas de televisão, rádio e jornais. Entretanto, isso mudou drasticamente nos últimos anos, garantindo uma maior visibilidade para aqueles que apostam no mundo online.
O grande benefício do Inbound Marketing é que ele pode ser associado a outras diferentes estratégias. Por exemplo, para as empresas que realizam vendas B2B (Business to Business), a plataforma marketplace b2b pode ser explorada pelas estratégias do Inbound.
Uma das principais estratégias do Inbound Marketing é produzir conteúdos que sejam relevantes para o seu público. Isso significa que essa estratégia está profundamente vinculada ao Marketing de Conteúdo.
Atualmente, a produção de conteúdo relevante tem sido uma das principais estratégias adotadas pelas empresas. Isso porque, dessa forma, é possível ganhar autoridade no mercado na área em que está inserida, através da educação do seu público.
Esse conteúdo pode ser produzido em diferentes formatos, para abranger diversas plataformas. Os principais deles são:
Dessa maneira, é possível atrair diferentes públicos, independente da plataforma que utilizam, garantindo mais leads, visualizações e, consequentemente, mais vendas!
Uma das principais maneiras de se relacionar com o seu público é através das redes sociais. Atualmente, essa estratégia tem sido utilizada por diversas empresas que tem como objetivo criar um bom relacionamento com os seus usuários.
Através das mídias sociais é possível garantir uma abordagem mais direta e, ao mesmo tempo, mais simples. É essencial que toda a base do relacionamento seja humanizada, ou seja, por mais que você esteja falando em nome da empresa, é interessante que tenha um formato mais pessoal.
Dessa forma, o público interage mais com a marca, o que dá uma maior abertura para a empresa divulgar não apenas os seus produtos e serviços que oferecem, mas também falar sobre os valores que pregam internamente, assim como as causas sociais que ajudam.
Entretanto, é importante lembrar que cada rede social pede uma linguagem e abordagem diferente. Por exemplo, enquanto no Twitter o texto escrito é essencial, para o Instagram, as imagens e vídeos possuem um maior alcance.
Da mesma forma, é essencial que a empresa pense em quais redes estão a sua persona, para que a marca também esteja. Ou seja, não vale a pena investir em todas as redes, se o seu público não está em todos eles, não é mesmo?
Todos esses processos são essenciais para que a sua marca seja conhecida e, principalmente, reconhecida dentro do mercado em que está inserida.
Por mais importante que seja esse reconhecimento do público, o essencial é converter essas pessoas em leads, ou seja, em potenciais clientes.
A melhor maneira de conseguir isso é através das Landing Pages, que carregam os formulários que devem ser respondidos pelo seu público. A grande finalidade dessa estratégia é conseguir as informações necessárias para que a empresa continue o contato com o indivíduo.
Normalmente, para que essas informações sejam obtidas pelas empresas, ela deve primeiramente oferecer algo para o seu usuário. Isso pode variar entre material rico, ou seja, ebooks, assim como webinars.
Você percebeu como vender pela internet não é tão complicado quanto parece? O importante é estabelecer metas e planejar as suas estratégias de acordo com elas.
Além disso, é importante ter o empenho de toda a equipe para que os resultados sejam efetivos, lançando de vez a sua empresa para conhecimento, inclusive alcançando outros públicos que não seria possível sem o Inbound.
Atualmente, podemos ver os resultados positivos do inbound marketing nas pequenas e médias empresas, o que torna esse ambiente tão competitivo mais atraente para esses negócios menores.
Pronto para colocar o que aprendeu em prática? Reúna a sua equipe e comece agora mesmo!
Conteúdo produzido por Letícia Eleutério | Redatora na Ideal Marketing