Dentro do mercado online, 93% dos brasileiros conectados já realizaram compras pela internet. É o que mostra a pesquisa inédita da Conversion, Consumidor Digital 2017.
O estudo, que contou com a participação de consumidores digitais dos 26 estados do Brasil, aponta tendências estratégicas ao e-commerce brasileiro.
“O ano de 2017 teve um início positivo para o e-commerce brasileiro, e as perspectivas são bastante otimistas, já que as principais instituições do setor defendem uma forte retomada do crescimento”, diz Diego Ivo, CEO da Conversion. “Ao mesmo tempo, os fornecedores têm se empenhado em oferecer um serviço com maior qualidade, o que tem gerado um número expressivo de brasileiros mais confiantes e experientes com as compras online”, completa.
Outro dado inédito revela que as classes C, D e E representam 73% dos consumidores digitais, sendo que a classe C abraça a maior fatia (35%). Para os organizadores do estudo, os indicadores mostram que as compras online estão cada vez mais presentes no cotidiano dos brasileiros, que têm mostrado mais maturidade digital nos últimos anos. Entre as regiões mapeadas, o Sudeste mantém a liderança no segmento de e-commerce, computando 51% das compras realizadas no país.
Quando o assunto é segurança digital, a pesquisa mostra que o brasileiro está mais confiante com as compras pela internet: 78% dos consumidores consideram seguro comprar online, sendo que 30,13% destes se sentem totalmente seguros. Para assegurar proteção no meio digital, 70% dos consumidores recorrem aos selos de segurança. Outras fontes de recomendação que se destacam são as avaliações dos usuários (66%) e endereço físico da loja online (54%).
A pesquisa ainda mostra outros indicadores relevantes e exclusivos ao e-commerce brasileiro, como as ações para vender mais produtos. De acordo com o levantamento, 84% dos consumidores comprariam mais se o frete fosse sempre grátis. Além disso, o cupom de desconto é considerado a melhor forma de fidelizar um cliente (77%). Pensando no comportamento de busca, na hora da “olhadinha”, 78% dos consumidores pesquisam no Google, busca mais comum, independentemente de sexo, faixa etária, escolaridade, classe social e região do país.
Esses e outros pontos, tais como perfil de compra, por sexo, classe social e região; produtos mais procurados; influência do uso das mídias sociais; compras realizadas por dispositivos móveis; principais formas de pagamento e jornada de compra são levantados no estudo. Para acessá-lo, basta fazer o download.
Metodologia
Para a realização da pesquisa Consumidor digital 2017, foram ouvidas 697 pessoas das cinco regiões do Brasil, classes A,B,C,D e E. Faixa etária: Geração Z = Até 25 anos; Geração Y = Entre 26 e 37 anos; Geração X = Entre 38 e 57 anos; Acima de 57 anos.
Público totaliza 35% dos brasileiros conectados, aponta pesquisa inédita sobre o consumidor digital
Pesquisa inédita da Conversion revela que a classe C é maioria nas compras online, totalizando 35% dos consumidores digitais no Brasil. O estudo também mostra que 93% dos brasileiros conectados já realizaram compras pela internet, evidenciando o potencial de alcance e crescimento do e-commerce nacional. O levantamento conta com a participação de e-consumidores dos 26 estados do país e explora as principais tendências e hábitos do mercado digital 2017.
“Na contramão da recessão, o ano de 2017 teve um início positivo para a maior parte dos segmentos no e-commerce, e as perspectivas são bastante otimistas”, diz Diego Ivo, CEO da Conversion. Segundo o executivo, os indicadores mostram que as compras online estão cada vez mais presentes no cotidiano dos brasileiros, que têm mostrado mais maturidade digital nos últimos anos. “Essa familiaridade dos compradores com a dinâmica dos meios digitais, assim como as expectativas que alimentam sobre as compras pela internet, reforçam o grande potencial de crescimento do e-commerce no Brasil”, finaliza.
Experiência de compra X confiança do consumidor
De acordo com os organizadores da pesquisa, a classe média tem se atentado cada vez mais a experiência de compra, o que tem impulsionado uma melhoria contínua dos serviços digitais. Os dados deste ano apontam que 70% dos usuários buscam referências nos selos de segurança antes de comprar um produto. Além disso, 70% dos participantes consideram os sites Reclame Aqui e Google as melhores fontes para medir a reputação de uma marca.
Todo esse respaldo ao consumidor tem contribuído para um cenário extremamente positivo ao mercado de e-commerce: segundo o estudo, 71 % dos compradores se sentem seguros e confiantes ao realizar uma compra online.
Ações estratégicas para o e-commerce
A pesquisa ainda mostra outros indicadores relevantes ao e-commerce brasileiro, como as ações para vender mais produtos. De acordo com o levantamento, 84% dos consumidores, incluindo todas as classes sociais, comprariam mais se o frete fosse sempre grátis. Além disso, o cupom de desconto é considerado a melhor forma de fidelizar um cliente (77%). Pensando no comportamento de busca, na hora da “olhadinha”, 78% dos consumidores pesquisam no Google – busca mais comum, independentemente de sexo, faixa etária, escolaridade, classe social e região do país.
Esses e outros pontos, tais como perfil de compra por sexo, classe social e região, produtos mais procurados, influência do uso das mídias sociais, compras realizadas por dispositivos móveis, principais formas de pagamento e jornada de compra, são levantados no estudo. Para acessá-lo, basta fazer o download.
Metodologia
Para a realização da pesquisa Consumidor Digital 2017, foram ouvidas 697 pessoas das cinco regiões do Brasil, das classes A, B, C, D e E. Faixa etária: Geração Z = até 25 anos; Geração Y = entre 26 e 37 anos; Geração X = entre 38 e 57 anos; Acima de 57 anos.
Fonte: ecommercebrasil