Para ter uma empresa bem sucedida é importante que o empreendedor tenha um bom controle de estoque para evitar deixar seus clientes insatisfeitos com a possibilidade de um produto estar indisponível.
Entenda um pouco mais sobre os tipos de controle de estoque e escolha o que mais se adapta ao seu serviço oferecido.
Ter um estoque de produtos significa que a empresa possui uma quantidade grande de itens armazenados em um local específico para facilitar a venda e entrega ao consumidor. Trabalha e organiza a movimentação e armazenamento de matérias primas e produtos.
Para evitar ficar um longo período sem produtos e perder clientes, ter um estoque é um dos fatores obrigatórios para qualquer empreendedor.
É necessário que o empreendedor esteja pronto para vendas imprevistas em larga escala, ou seja, supondo que um lojista está acostumado a vender 10 bicicletas por semana e, por algum motivo, houve uma procura maior em determinado mês fazendo com que as vendas duplicassem, o vendedor perderia as outras vendas caso não possuísse um estoque de produto.
Uma empresa organizada consegue gerar mais lucros e garantir mais empregos. O Controle de estoque faz com que os setores comercial, financeiro e de compras se comuniquem melhor e façam com que o fluxo de compras e vendas de produtos aconteça sem maiores preocupações.
O controle de estoque otimiza espaço físico, faz a gestão de produção eficiente e orienta ao setor de compras os produtos que possuem mais giros de estoque. Eliminando gastos desnecessários e evitando desperdícios.
Para fazer um bom controle de estoque, é necessário ter planejamento e organização. O planejamento de estoque deve ser dividido em duas frentes.
É onde os seus produtos estarão armazenados aguardando a venda. A organização do estoque físico significa que os produtos estão bem guardados e separados de forma a serem localizados facilmente. Auxiliando na visualização de quantos produtos estão estocados.
Toda a parte financeira, entradas, saídas e intermediários deverão estar no planejamento do estoque contábil. É com ele que você poderá dizer quanto de lucro está recebendo, quanto dinheiro poderá usar na compra de outros produtos e o mais importante, quantos produtos estão sendo vendidos e quais são eles.
Por esse motivo é importante utilizar uma planilha de estoque ou um ERP de Integração que faz todo o controle de estoque de forma simples e descomplicada, cadastrando produtos de diversos tipos e tamanhos, fornecedores, emissão de etiquetas e notas fiscais de compra.
Existem duas metodologias que podem ser adotadas pelos empreendedores na hora de planejar o controle de estoque de seus produtos, elas influenciam no valor recebido pela venda dos itens. Elas são chamadas Peps e Ueps.
O sistema Peps significa que os primeiros produtos a entrarem serão os primeiros produtos a saírem do estoque. Supondo que você compre dois containers de produtos, um em janeiro e outro em abril, e receba uma compra grande. Os produtos que você enviará serão do estoque feito em janeiro. Isso também significa que os preços praticados na venda serão equivalentes ao valor que foi pago no estoque de janeiro incluindo o lucro da empresa.
Essa metodologia é exatamente o oposto da primeira. Significa que os últimos produtos a entrarem serão os primeiros a saírem do estoque. Ela também utiliza os preços mais recentes de compra, no caso do exemplo acima, seriam os valores pagos pelos produtos em abril.
A planilha de controle de estoque ajuda a trazer respostas para quantos produtos foram vendidos e em qual prazo, além disso ela ajuda a identificar quantos giros foram necessários para determinado produto. Para saber quais produtos são os mais vendidos é necessário fazer a Curva ABC.
A Curva ABC é usada para identificar quais produtos foram mais vendidos e quais trazem maior lucro para a empresa. Ela separa os itens de maior importância que representam valor maior para o empreendedor.
Para saber quais produtos entram em determinadas classificações, é necessário separá-las por classes A, B e C, onde cada produto entra na lista de acordo com seu valor para a empresa.
Classe A: São os principais itens no estoque e possuem alta prioridade. Representam 20% do estoque e possuem mais de 80% do lucro da empresa.
Classe B: São produtos economicamente rentáveis e correspondem a 30% do estoque, suas vendas possuem uma fatia de 15% da empresa.
Classe C: Itens que não possuem grande valor para a empresa, porém representam 5% de valor para a empresa.
Conhecer os Giros de Estoque dos produtos é uma das principais competências de um empreendedor. Com ele, é possível entender e calcular o ponto de recompra dos itens de uma loja ou e-commerce.
É importante que você delimite um estoque de segurança (chamado de estoque médio) e cada vez que as vendas atingirem esse valor, estipulado por você, faça a recompra dos produtos e mantenha-os em estoque.
Você conseguirá controlar os giros de acordo com a quantidade em estoque dividido pelo valor de estoque médio. O resultado dessa conta representará a quantidade de giros de estoque que serão feitos.
Supondo que uma empresa tenha consumo anual de um item em um total de 900 unidades e o estoque médio de 75 unidades. Portanto o giro do estoque será: 900/75 = 12 giros.
Após escolher entre as metodologias Peps e Ueps para fazer o controle de estoque, é necessário saber qual o tipo de estoque que será praticado. Confira os mais utilizados:
A empresa prevê uma demanda futura maior do que a estocada e faz um estoque maior do que o normal para suprir as necessidades de vendas.
Ao utilizar esse método, o empreendedor faz uma compra de meio estoque a mais que o normal. Garantindo seu Safety Stock (Estoque de Segurança).
É um estoque mantido como garantia e prevenção de imprevistos.
São itens obsoletos que não tiveram saída em um período determinado.
Tem como objetivo compensar futuras demandas acima do esperado. Também garante uma segurança caso haja falha dos fornecedores e evita que as operações de venda tenham que ser pausadas.
Utilizado por empresas que possuem diversas filiais, onde uma das unidades servirá como distribuidora e estoquista das outras, suprindo as demandas de acordo com a quantidade de vendas de determinados produtos pelas filiais.
A maneira mais simples e descomplicada para fazer o controle de estoque, entre muitos outros serviços, é optar por um ERP de Integração de E-commerces e Marketplaces. Com ele, você poderá fazer o controle de estoque, impressão de notas fiscais e etiquetas de rastreio dos correios.
Ficou alguma dúvida, entre contate agora mesmo um de nossos especialistas em soluções digitais: comercial@awake.digital
Fonte: bling