É consenso entre lojistas: a Black Friday é uma das melhores oportunidades para atrair novos clientes e criar uma nova base de consumidores ávidos por aproveitar o e-commerce. Mas como chamar a atenção de um internauta que nunca entrou naquele site?
A pesquisa “Thanks God it’s Black Friday”, apresentada pelo Google nesta terça-feira (22), oferece alguns caminhos para auxiliar o varejista – tanto quem já é veterano quanto os que entram pela primeira vez no evento – a alcançar o internauta. O levantamento identificou cinco perfis diferentes de consumidores e qual o seu comportamento de compra.
Os descrentes, clientes desconfiados com relação aos descontos oferecidos, somam 16% do total de entrevistados. Já os inseguros, ou seja, aqueles confusos com o excesso de opções e ofertas, mas com potencial de compras, são 22% do total.
A boa notícia é que a maioria dos consumidores (62%) se enquadra na categoria de pessoas engajadas com a Black Friday, em um balaio onde estão os chamados participativos, os empolgados e os apaixonados.
“O número de descrentes é menor do que os apaixonados. E isso é importante, um ótimo sinal, pois reflete uma associação positiva em relação à data”, afirmou Carolina Rocha, gerente de Insights do Google.
Para dar uma mãozinha aos lojistas, ela elencou quais as melhores táticas na hora de abordar cada perfil:
Descrentes: é preciso transformar a experiência de compra no site (e na data como um todo) em algo leve e que faça esses clientes, já desconfiados, sentirem-se seguros para finalizar um pedido;
Inseguros: facilite a tomada de decisão por meio da curadoria de produtos e da experiência online;
Participativos: esses consumidores querem conversar com amigos, compartilhar ofertas. Então, ofereça oportunidades e ferramentas para isso;
Empolgados: invista no visual no site e crie, por exemplo, microsites temáticos que misturem detalhes do produto com conteúdo engajador;
Apaixonados: são os clientes mais fiéis, então, merecem um cuidado especial. Recompense-os com as melhores ofertas, condições e conteúdo exclusivo.
* Por Caio Colagrande, da Redação E-Commerce Brasil