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Como vender mais usando reviews e opiniões

O maior obstáculo enfrentado pelos empreendedores que atuam no âmbito do e-commerce é a construção de um relacionamento de confiança entre a marca e sua clientela. E, para conseguir a respeitabilidade necessária para alcançar esse objetivo, é preciso cuidar da sua reputação. Obviamente ninguém deseja ter sua imagem maculada, e quando falamos em comércio eletrônico, esse fator se torna ainda mais relevante.

Neste artigo abordaremos como as reviews e opiniões desempenham um papel fundamental nesse processo, sendo que, quando bem trabalhadas, podem inclusive aumentar o volume de vendas do seu empreendimento. Ficou interessado? Então confira já:

Por que criar um mecanismo de reviews?

Um mecanismo de opiniões ou reviews nada mais é do que uma ferramenta capaz de registrar a avaliação pessoal dos consumidores a respeito dos produtos ou serviços comercializados pela loja virtual. A grande diferença dessa ferramenta para um simples feedback é que a avaliação poderá ser visualizada não só pelos administradores da loja, mas também por outros potenciais clientes que estejam interessados em comprar o mesmo produto.

O empreendedor deve estar sempre atento ao que é importante para o consumidor no momento do fechamento de uma compra, já que, sendo relevante para o cliente, é — ou deveria ser — igualmente relevante para o vendedor. Sabemos que, mais do que nunca, um produto com avaliações positivas faz com que o internauta esteja mais disposto a fechar a compra do que um produto sem nenhuma avaliação ou, pior ainda, com avaliações negativas. E a explicação é bem simples: o cliente identifica a opinião de outros compradores como sendo imparcial, colaborando, assim, para o aumento ou o declínio da credibilidade da loja.

Como incentivar o consumidor a opinar?

Se o produto ou serviço comercializado on-line for de qualidade, agradando ao público em geral, é sempre bom que o vendedor consiga o maior número possível de avaliações, já que as positivas tendem a ofuscar as eventuais negativas que aparecerem. Existem muitas possibilidades de caminhos a serem seguidos com o objetivo de aumentar o número de reviews recebidas. Em primeiro lugar, é necessário fazer com que a avaliação seja algo bem simples, não dando trabalho quase nenhum para o cliente. A loja pode, também, solicitar ou sugerir gentilmente — por meio de um e-mail de confirmação ou mesmo por um procedimento pós-venda padrão — que o consumidor dê a sua opinião.

Há um fator psicológico envolvido?

Imaginemos que um restaurante cheio esteja localizado bem ao lado de um restaurante vazio no horário do almoço. Apenas com essa informação, qual você diria que é melhor? Pois é, essa comparação também se aplica à internet, sendo, talvez, até mais contrastante no meio virtual, já que a barreira do espaço simplesmente não existe — o consumidor pode abrir diversas abas em seu navegador, cada uma com uma empresa diferente que oferece um produto semelhante ou até mesmo idêntico às outras. Aí é só uma questão de comparar e tomar a decisão.

Podemos afirmar que esse tipo de prova social reveste o e-commerce de credibilidade, fazendo com que o internauta se sinta mais seguro ao navegar em seu site, aumentando, inclusive, a probabilidade de finalização da compra. Para atingir esse objetivo, o gestor deve não somente prestar um serviço de excelência, como deve, também, implementar um plano que incentive o cliente a se manifestar, até que o procedimento esteja automatizado.

E então, já que você confia no seu produto, por que não implementar essa ferramenta no comércio? Pronto para colocar seu negócio em teste? Comente aqui e compartilhe conosco suas opiniões! Participe!

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