Na internet, quem consegue se destacar sai na frente. O marketing digital é um conjunto de estratégias de comunicação que faz toda a diferença no posicionamento dos negócios e na qualidade da divulgação dos serviços na internet.
Uma pesquisa realizada pela Digital Marketing Readiness realizada com 79 empresas que assumem a liderança em dez setores revelou que 80% das empresas brasileiras está no início dos investimentos na área.
Considerando que os internautas brasileiros passam pelo menos nove horas do dia conectados à web, esse é um indicador do quanto rever as estratégias de posicionamento do seu negócio é algo importante.
De que forma a sua marca se comunica com o público? Como a presença online pode alavancar seus negócios? Nas próximas linhas, vamos trazer exemplos de abordagem e ferramentas que são estratégicas para esse conceito.
Não importa se você tem uma loja de móveis em aço inox ou oferece serviços relacionados à práticas esportivas, o marketing é o coração das estratégias de comunicação e vendas da sua empresa.
No cenário digital, há várias definições sobre esse conceito, mas de forma geral, essa estratégia pode ser entendida como um mix de atividades para posicionar a imagem da sua empresa, atrair novos clientes, fidelizar os antigos e desenvolver uma identidade para sua empresa.
No mundo online, os princípios do marketing são os mesmos: o foco na satisfação do cliente. Contudo, a internet mudou a forma de consumo e abriu portas. Hoje, as barreiras geográficas não limitam a possibilidade de vendas, portanto fazer marketing na web é uma necessidade.
No caso dos móveis de inox ou em produtos exclusivos como a confecção de uniformes escolares, há diferenças em relação à oferta ao consumidor e ao propósito da marca. Mas, os dois tipos de negócios possuem algo em comum: a necessidade de se posicionar diante dentro do nicho de mercado, com ferramentas assertivas.
São exemplos de ferramentas que compõem o marketing na área digital:
Você sabia que 95% das pessoas acessam o e-mail diariamente e mais de 76% delas já comprou algum produto após receber uma newsletter? Os dados são da pesquisa Email Marketing Trends.
O potencial das campanhas de e-mail marketing pode trazer muitos benefícios para seu negócio, desde que a campanha tenha um bom planejamento. Digamos que uma empresa X é especialista em poltrona que faz massagens e decide utilizar essa ferramenta para atrair novos leads e gerar conversão em vendas.
Antes da campanha, provavelmente essa empresa deverá montar uma lista de e-mails estratégica, com algumas informações do público-alvo em questão.
Uma das formas mais comuns de conseguir esses contatos é por meio de estratégias de Inbound Marketing, como a oferta gratuita de um E-book sobre os benefícios da poltrona de massagens em troca de um cadastro.
Feito isso, é hora de montar o e-mail marketing. Algumas dicas são fundamentais para o sucesso da sua estratégia e vamos abordá-las no checklist abaixo:
Antes de sair disparando os e-mails, você precisa ter certeza que o assunto é do interesse da sua persona. Não sabe o que é persona? Basicamente é a representação de um personagem fictício que pode ser um cliente ideal da sua empresa, feito com base em pesquisas demográficas, hábitos de consumo, estilo de vida, idade e outras características.
Imagine que uma empresa é referência na fabricação artesanal de essência para amaciante.
Como apresentar esse tema para seu público? Você pode utilizar ferramentas de pesquisa como o Google Trends que mapeia os temas mais procurados no Google ou analisar os interesses da base de dados que a sua empresa já possui.
É importante ressaltar que desenvolver um bom assunto, com um título atraente influencia na hora de abrirem seu e-mail e a mensagem não cair na caixa de SPAM.
O e-mail é um meio de comunicação pessoal e quanto mais personalizada for a mensagem, desde o título, maior é a probabilidade da campanha dar certo.
Adote um tom de voz que encanta a pessoa, personalize a mensagem a chamando pelo nome, preste atenção nos seus interesses e mostre que por trás da campanha, também há uma pessoa que entende a necessidade dela e quer ajudar.
Vai falar com alguma empresa que oferece treinamentos para socorristas e precisa vender equipamentos de resgate? Tenha um conteúdo de valor para oferecer.
Fale sobre a importância do kit de primeiros socorros ou das mochilas de resgate. Exiba as certificações da qualidade do produto e demonstre que a sua marca tem um propósito: oferecer soluções em saúde.
Além de um bom conteúdo, não se esqueça de utilizar o Call To Action, também conhecido como uma chamada para ação. Geralmente esse gatilho é uma frase, convidando a pessoa para conferir alguma oferta ou a direcionando para algum conteúdo. Ter uma boa pauta antes da campanha é fundamental para utilizar este recurso de forma adequada.
Receber mensagens indesejadas é algo que afasta as pessoas e prejudica o posicionamento do seu negócio. Por isso, é importante que você pergunte para as pessoas sobre qual assunto elas se interessam mais antes de direcionar os e-mails. Isso poupa o seu tempo e o delas.
Antes mesmo do termo Marketing de Conteúdo começar a ser estudado, Bill Gates já dizia que o conteúdo é rei. Essa frase faz muito sentido e não é à toa que a produção de conteúdo é uma forma da sua empresa oferecer soluções e agregar valor à vida as pessoas.
Em temas mais técnicos como a escolha de um fabricante de painéis elétricos, que influencia na segurança de quadros de distribuição de energia e é algo que interessa profissionais de engenharia elétrica, indústrias e consumidores, explorar conteúdos didáticos e explicativos é uma ótima ideia.
O conteúdo pode ter diversos formatos, tais como: posts de redes sociais, e-books, gráficos, artigos para blog entre outros. A escolha do formato deve ser alinhada ao seu público-alvo e também é possível falar de um mesmo assunto, com adaptações em diferentes plataformas.
Ao investir em conteúdo, o posicionamento da sua empresa melhora em termos de autoridade no assunto, o público passa a ver seu negócio como uma referência e quanto mais qualidade as informações tiverem, maiores as chances da sua empresa atrair e engajar pessoas por transmitir confiança.
Produzir bons conteúdos também é um fator que contribui para o rankeamento no Google, quando você utiliza as estratégias de SEO – fatores que influenciam os motores de busca na web.
Como pensar em SEO? Vamos focar em um dos fatores: a escolha da estratégia e das palavras-chave.
Para produzir um bom conteúdo sobre um equipamento de uso técnico como o misturador para laboratório, um instrumento que serve para misturar substâncias e testar composições como resinas antes da produção do produto, é importante entender as dúvidas do seu público.
O que as pessoas jogam no Google em relação ao tema? Quais são as palavras que mais definem o seu negócio? Ao utilizar ferramentas como o próprio Planejador de Palavras Chave, você poderá buscar termos e analisar o que é mais buscado e cabe na sua estratégia.
Além disso, vale lembrar que bons conteúdos são feitos para solucionar problemas das pessoas e escrito para elas.
Isso não quer dizer que os links, a qualidade da url, os temas com maior indexação e outros fatores que os algoritmos consideram devem ser esquecidos. Mas, nunca se esqueça do leitor e do compromisso com informações relevantes. Quanto mais soluções a sua empresa trouxer, mais conhecida ela será e melhor será o posicionamento.
Os princípios do Inbound Marketing seguem a linha da nova era do marketing: agregar valor às pessoas e fazer a sua empresa ser encontrada por quem precisa dela. Além de ofertar conteúdos ricos como e-books e outras soluções, é preciso ter a metodologia inbound em outros setores da sua empresa como a equipe de vendas e atendimento.
Vamos usar as redes sociais como exemplo. Como anda o atendimento ao consumidor pelos chats online? Vamos supor que uma empresa de jateamento tem algumas páginas online e faz atendimento pelo WhatsApp e site do negócio.
Quem procura atendimento, precisa sentir segurança, atenção, empatia e ter informações claras sobre o que a empresa tem de solução. Por isso, quanto mais encantadora for a linguagem e melhor o atendimento ao cliente, maiores são as chances dele fechar negócio e recomendar a empresa para outras pessoas.
A metodologia do inbound começa na fase da atração, passa para o engajamento e por fim, na conversão. A metodologia do inbound começa na fase da atração, passa para o engajamento e por fim, na conversão.
No nicho de de jateamento como exemplo, é importante que a empresa saiba como agregar valor imediato à jornada do consumidor logo na primeira fase. Abordar o funcionamento da técnica e como a mesma remove as impurezas em metais e superfícies e as prepara para pinturas é uma tática.
Na fase de encantamento, é hora de proporcionar uma experiência única para o cliente que busca essas soluções e personalizar ao máximo o entendimento. O foco no cliente continua até mesmo após a decisão de compra, pois empresas que se preocupam com o cliente também trabalham com pós-venda.
Agora que você sabe mais sobre algumas das principais técnicas de como trabalhar o posicionamento da sua marca no mundo online, é importante entender que o que se entende por ecossistema digital afeta a sua empresa de diferentes formas.
O posicionamento nas redes sociais em relação a determinado assunto ou notícia do momento, a forma de trabalhar a comunicação corporativa e a integração das estratégias dizem muito sobre o propósito e profissionalismo da sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.