O mercado do e-commerce está em franco crescimento no Brasil e muitos empresários estão lucrando um bom dinheiro com isso. O público está cada vez mais inserido na internet e pessoas de todas as classes sociais e idades estão fazendo do mercado virtual um hábito de consumo. É preciso, porém, ser inteligente na hora de fazer suas escolhas, porque muitas lojas quebram logo nos seus primeiros meses de vida, e, muitas vezes, por fatores que poderiam ser facilmente evitados. Com algumas atitudes simples você pode evitar esses erros tão comuns que se transformam em verdadeiras armadilhas para seu empreendimento. Quer saber como se prevenir e proteger o seu e-commerce? Então confira agora:
Falta de foco
Um erro comum quando se começa um negócio é querer diversificar demais, tentando agradar a todos. Como não existe ainda uma tradição e a marca não é fortemente identificada com um segmento específico, pode ser mesmo tentador ampliar suas ações. A questão é que, quando essa é a tática escolhida, você não aumenta só seu alcance, mas especialmente sua concorrência. Para se diferenciar nesse mercado é preciso, acima de tudo, ser muito bom no que você se propõe a fazer, portanto, foque no seu nicho e seja excepcional ali. Isso fará com que as pessoas liguem sua marca a seus produtos e serviços, permitindo que você coloque todo seu esforço e investimento na mesma direção.
Administração ausente
Não tem jeito, é a presença do dono que faz um negócio andar. Por mais que você qualifique sua equipe, o maior interessado no sucesso da empresa é você. Isso não quer dizer que você deva centralizar as ações ou não delegar tarefas. Apenas mostre que você sabe de todos os processos e abra um canal de conversa com seus colaboradores. Você vai ver como eles mesmos ficarão muito mais seguros e motivados a fazerem o melhor.
Logística ineficiente
Um dos grandes diferenciais das compras on-line é a velocidade e a praticidade do processo. Mas isso tudo desce por água abaixo se sua logística for ineficiente. Se seu produto, que é de muito boa qualidade e tem um preço competitivo, demorar a ser entregue, seu cliente reclamará. E com razão! Organize sua logística, pois ela é um passo muito importante para se firmar no mercado.
Fraudes
Esse é um problema recorrente de muitos negócios virtuais. Pessoas de má índole conseguem eventualmente fraudar os sistemas de pagamento, causando prejuízos enormes para as empresas. E, quando se está começando, isso pode causar um abalo sem tamanho para a continuidade dos negócios. Para não ter dores de cabeça com esse tipo de situação, você pode contratar uma intermediadora de pagamentos on-line. Trata-se de uma empresa que recebe os pagamentos dos compradores e os repassa para você, pela internet mesmo, por meio de uma conta virtual. Dessa forma, você tira o risco de fraude de pagamento tanto para você quanto para o cliente.
Esses são alguns dos erros mais comuns que um e-commerce pode cometer. Evitando-os, você estará muito mais seguro e poderá tocar seu negócio sem medo, rumando para o sucesso que tanto espera. Fique atento e previna-se!
E então, pronto para driblar esses obstáculos e colocar seu negócio nos trilhos? Já cometeu — ou está cometendo — algum desses erros?
Fonte: http://blog.gerencianet.com.br/