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Como aumentar as vendas de uma loja virtual? Descubra 5 maneiras

Abrir uma loja virtual é relativamente fácil, especialmente com tantas soluções plug-and-play disponíveis no mercado e o alto volume de informações sobre o assunto disponibilizadas na internet.

Dessa forma, o real desafio do empreendedor digital é conseguir deslanchar as vendas e fazer o negócio crescer de forma saudável.

Se você está em busca de dicas práticas de como aumentar as vendas da sua loja virtual, chegou ao conteúdo certo!

Veja a seguir algumas estratégias que se provaram efetivas para impulsionar as vendas online de e-commerces de diferentes segmentos.

O que não pode faltar em uma loja virtual

Vendas estão atreladas à experiência de compra proporcionada aos clientes e ao apelo de mercado dos produtos. Então, tenha certeza de que o seu e-commerce faz o arroz com feijão antes de buscar maneiras de incrementar a sua receita. Caso contrário, as estratégias podem surtir o efeito contrário e gerar insatisfação nos usuários.

Por isso, antes de conhecer as táticas infalíveis para aumentar as vendas da sua loja virtual, confira o checklist a seguir:

Apelo de mercado e público-alvo

O produto que você vende tem apelo de mercado? É algo que o seu público-alvo realmente precisa ou deseja? É essencial conhecer o seu público-consumidor e estudar se as soluções que a sua loja virtual disponibiliza são realmente relevantes, caso contrário, não é uma promoção que vai virar o jogo no seu negócio – será preciso rever todo o seu plano de negócios.

Agora, se você já sabe que o seu produto tem espaço no mercado, é hora de conhecer o seu público-consumidor para fazer a melhor comunicação com ele. Saiba exatamente como fazer isso no artigo: Como definir o público-alvo do seu negócio digital?

Atendimento ao consumidor

Oferecer um atendimento online de qualidade é mais difícil do que parece, mas é definitivo para garantir a satisfação dos clientes e, consequentemente, ver o índice de vendas subir.

Seja por chat online integrado ao site, formulário de contato, telefone, redes sociais ou aplicativos de mensagem, o essencial para que o suporte seja bem-sucedido é o modo como essas ferramentas vão ser usadas pela sua equipe de atendimento.

Basicamente, um bom atendimento precisa ser rápido, eficiente e pessoal. Se qualquer uma dessas características falhar, a comunicação fica comprometida e o risco de o comprador ficar insatisfeito e correr para o concorrente é maior.

Experiência de compra e segurança no site

Por fim, tenha atenção se o seu site conta com toda a segurança e a tecnologia necessárias para oferecer a melhor experiência de compra para o cliente. Nesse sentido, é importante ter em mente dois principais aspectos: segurança e checkout.

O seu site conta com certificação SSL? Esse é um certificado de segurança que deve ser adquirido para garantir que o seu site está protegido contra a invasão de hackers e, consequentemente, que os clientes que navegam pelo seu e-commerce também estão seguros. Saiba mais sobre esse assunto em: 6 medidas de segurança para implementar no seu e-commerce.

E o checkout do seu site? Você está proporcionando a melhor experiência possível para que os clientes façam as suas compras? Além do valor do frete, que é um grande fator responsável pelo abandono de carrinho, o sistema de checkout da loja virtual tem grande influência na decisão de compra dos clientes.

Isso porque, se o checkout for muito complicado e longo ou, ainda, não passar a segurança necessária para os clientes se sentirem confortáveis para fornecer seus dados de cartão, eles vão desistir de comprar com você.

Contar com um checkout transparente e inteligente – que pode ser personalizado de acordo com a necessidade do seu negócio – vai fazer a diferença nos seus índices de conversão em vendas. Então, tenha atenção à escolha do meio de pagamento para garantir a excelência nessa etapa decisiva para efetivar uma compra.

5 dicas para aumentar as vendas de uma loja virtual

Agora que você já garantiu que o seu produto é necessário, que você conhece o seu público-alvo e a melhor maneira de se comunicar com ele e que a sua loja virtual é segura e prioriza a experiência de compra do cliente (ufa!), é hora de falar sobre as 5 dicas práticas que vão aumentar as vendas da sua loja virtual.

1- Promoções e parcerias

Promoções bem feitas podem contribuir substancialmente para o crescimento do negócio. Esse tipo de ação pode ser utilizada para alcançar diferentes objetivos, como: renovar o estoque, atrair novos consumidores, lançar um produto diferenciado ou um programa de fidelidade.

Se forem bem exploradas, vão garantir o aumento das suas vendas online, a aquisição de novos clientes e a fidelização daqueles que já conhecem a sua marca.

Já as parcerias são uma ótima oportunidade de oferecer soluções ainda mais completas, quando feitas com marcas relacionadas à sua. Ou, se feitas com personalidades, por meio do marketing de influência, constituem uma estratégia de humanização e identificação que está muito em alta.

Para que essa estratégia funcione, escolha empresas e digital influencers que conversem com o seu público-alvo e, principalmente, que tenham valores alinhados aos da sua marca.

2- Marketing de conteúdo

Para vender mais, é preciso atrair e cativar o público-alvo da sua loja virtual. Nesse sentido, o marketing de conteúdo pode ser o melhor amigo do seu negócio. Por meio da criação de conteúdo de qualidade, pensado especialmente para solucionar as dúvidas e interesses do seu público-alvo, é possível atrair mais clientes, melhorar o pós-venda e gerar identificação com a marca.

Além de materiais ricos, conteúdos de blog e redes sociais, é interessante levar o marketing de conteúdo para o e-mail. Dessa forma, a partir da captação e nutrição de leads, é possível estabelecer uma comunicação mais direta com usuários e clientes, oferecendo conteúdos e produtos de forma altamente personalizada, o que impacta diretamente nos índices de venda da sua loja.

Dica: lembre-se de que conquistar um novo cliente é bem mais caro do que vender para um que já conhece a sua solução. Por isso, use o marketing de conteúdo a favor do seu pós-venda, apresentando materiais que podem complementar a experiência do cliente com o produto adquirido.

Também não se esqueça de oferecer um cupom de desconto exclusivo para quem já comprou com você. Essa é uma maneira eficiente de garantir a recompra e valorizar aquele cliente que já deu a preferência para a sua loja.

3- Estratégias de up selling e cross selling

As estratégias de up selling e cross selling são extremamente eficazes para incrementar o ticket médio do e-commerce e aumentar as vendas. Traduzindo para o português claro, o up selling é uma venda superior e o cross selling é uma venda cruzada.

Em termos práticos, essas estratégias são executáveis no e-commerce a partir da sugestão de produtos relacionados com a compra e de produtos superiores.

Exemplo de cross selling: se você tem um e-commerce de moda feminina e o cliente coloca no carrinho uma bota cano curto marrom, com o cross selling você pode sugerir, no momento de checkout, que o usuário adquira também um cinto e uma bolsa que combinem com aquela bota. Dessa forma, consegue aumentar o ticket médio das vendas, ao passo que o usuário incrementa o carrinho com mais produtos.

Exemplo de up selling: agora, imagine que a sua loja é de eletroeletrônicos. O cliente coloca no carrinho um smartphone de décima geração e, no momento de fazer o checkout, você oferece a versão mais recente desse produto, ou seja, a décima primeira geração, por um valor um pouco mais elevado, mas que ele nem vai sentir a diferença nas prestações. Assim, consegue aumentar o valor da venda e ofertar um produto superior para o consumidor.

4- Compra com um clique

Pensando na experiência do cliente e na quebra de objeção de compras, contar com o botão de compra com um clique é mais uma maneira de aumentar as vendas online, já que incentiva a compra rápida, muitas vezes, feita por um impulso do consumidor.

A ferramenta de compra com o clique, como o nome sugere, é a possibilidade de o cliente levar um produto da sua loja apenas acionando um botão.

Para isso, o usuário precisa ter feito ao menos uma compra em seu e-commerce e ter autorizado o armazenamento de seus dados pela tecnologia de pagamentos que você utiliza.

Essa ferramenta serve para compras futuras ou pode ser integrada à estratégia de cross selling, mencionada anteriormente, com a sugestão de produtos relacionados à compra já feita, a um clique de distância.

5- Remarketing

Por fim, mas não menos eficaz, invista também em estratégias de remarketing para aumentar as vendas da sua loja virtual. O remarketing pode ser feito por meio de anúncios no Google e nas redes sociais ou via e-mail.

O seu objetivo básico é estabelecer uma comunicação com usuários que já visitaram o seu site ou, mais especificamente, que deixaram um carrinho de compras abandonado nele.

Esse tipo de comunicação serve para refrescar a memória do possível cliente, de uma maneira criativa e persuasiva, para que o mesmo retorne à sua loja e finalize a compra.

Via e-mail, é comum oferecer alguma vantagem especial, como frete grátis, um brinde ou um desconto. Para tornar a ação ainda mais certeira, é possível criar um link de pagamento específico para o carrinho abandonado por aquele cliente, assim você facilita o processo de finalização da compra e garante a venda.

Fonte: Pagar.me

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