O seu checkout é transparente? Se você tem um e-commerce, praticamente todos os dias busca uma forma de maximizar as conversões e aumentar o retorno do seu investimento. Porém, no Brasil, converter os visitantes de um site em compradores é uma tarefa árdua. Segundo a Ve Interative, a taxa de abandono média do carrinho no e-commerce brasileiro é superior a 83%.
O dado transforma em número o que já sabemos: a grande maioria dos usuários desistem da compra na hora do pagamento. Considerando o custo de aquisição desses visitantes, maximizar a sua conversão se torna crucial para qualquer negócio. Mas, o que pode ser feito para evitar que o visitante desista da compra na última hora?
Aí entra em questão o checkout transparente. O aperfeiçoamento da experiência de usuário on-site é um dos fatores que tem mostrado um grande impacto nas métricas de conversão. Uma parte muito importante dessa experiência é o fluxo de pagamento.
Simplificar o checkout para facilitar a compra é essencial: não pedir dados desnecessários e minimizar o número de passos limitando para, no máximo, três passos. Entretanto, se essa estratégia for complementada com a implementação de um checkout transparente, o objetivo de aumentar as conversões será alcançado mais facilmente sem gerar um esforço excessivo.
O que é o checkout transparente?
O conceito de checkout transparente está relacionado com a experiência de usuário durante o fluxo de pagamento. O checkout tradicional redireciona o comprador para a página de um intermediário que processa o pagamento, tirando o cliente da loja online e levando-o para uma URL com um domínio externo. Em contrapartida, no checkout transparente o domínio da URL permanece inalterado conforme o comprador avança nas etapas de pagamento.
Como configurar um checkout transparente?
Para obter um checkout transparente é preciso contratar um processador de pagamentos para a loja virtual que ofereça esta opção. A PagBrasil, por exemplo, dispõe de checkout transparente na integração com a API, iFrame e extensões Magento e WooCommerce.
Tecnicamente é possível oferecer um checkout sem redirecionamento da URL se a integração permite que o comerciante se comunique com o sistema do processador de pagamentos no back-end. Com o checkout transparente, a loja online se comunica com a API do processador de pagamentos, enviando os dados e recebendo uma resposta. Então, dentro da mesma página o resultado é mostrado ao comprador com um front-end próprio. Esse tipo de integração permite flexibilidade para configurar o fluxo de pagamento e personalizar a forma na qual o comprador visualiza as informações.
Como afeta a taxa de conversão?
A mudança para o checkout transparente pode aumentar até 30% as conversões de um e-commerce, segundo dados da PagBrasil. A principal causa deste aumento é a melhora na experiência de compra. Além de manter o cliente dentro da loja online e assim evitar abandonos de carrinho, também evita que ele tenha que preencher os mesmos dados duas vezes. Fazer o processo de compra muito longo, introduzindo muitos passos ou pedindo dados demais, tem uma repercussão direta sobre a taxa de abandono.
Com a configuração do checkout mais flexível, o comerciante pode testá-lo e adaptá-lo à forma que favoreça mais as conversões. Escolher bem o processador de pagamentos é tão relevante para um e-commerce quanto as ações de marketing.
Um gateway de qualidade pode tornar-se um aliado ao oferecer formas flexíveis de integração e a implantação de estratégias para recuperação de clientes.
Fonte “https://www.ecommercebrasil.com.br”