Oficialmente, o Dia do Consumidor é 15 de março, mas o evento acontece na quarta-feira da semana do dia 15 (esse ano será dia 13/03/2019) por estratégia comercial. A data está posicionada pouco antes da Páscoa e longe de outras datas sazonais, sendo assim, atrai a atenção tanto daqueles que querem comprar produtos para si, como para aqueles que já estão de olho nos preços de ovos de páscoa e em outros produtos relacionados ao feriado. Não é à toa que a categoria campeã de vendas em 2018 foi “alimentos e bebidas” (consumido por 35,4% dos entrevistados). Neste artigo, trouxemos dicas para conquistar clientes e aumentar as vendas:
A pesquisa realizada pelo Google (“Dia do Consumidor: prepare-se para a grande data de varejo do início do ano”) trouxe dados referentes ao Dia do Consumidor de 2018 e também sobre a intenção de compra para este ano. Segundo ela, 35 milhões de pessoas já conhecem a data no Brasil, sendo que 65% encontraram as promoções que procuravam e 35% classificaram as promoções como “boas” ou “muito boas”.
Assim como a Black Friday, esse evento não se resume a apenas um dia. Ele movimenta a semana inteira: 73% das pessoas que compraram algo na data começaram a pesquisar as ofertas com uma semana de antecedência. Comparando os anos de 2017 e 2018, o volume de busca por Dia do Consumidor aumentou 92%!
E tem mais: em 2018, o número de visitas em e-commerces cresceu 13% no dia do evento, sendo 3 milhões de visitas a mais que a média das quintas-feiras, que é 23 milhões (a data caiu numa quinta-feira ano passado, por isso a comparação com esse dia da semana). Levando em consideração toda a Semana do Consumidor, foram 11% mais visitas, o que corresponde a 13 milhões de acessos a mais do que a média semanal, que é 113 milhões.
Entre os fatores que influenciam as compras nessa data temos que: para 46% das pessoas entrevistadas o principal é o valor, mas foi citado também a confiança na loja e valor e tempo do frete. Falando em valor, mais da metade das pessoas (52%) pretendem gastar pelo menos R$500,00 no primeiro semestre, sendo que 58% pretendem aproveitar essa data para adquirir os produtos que tem interesse – o ticket médio ficou em R$921,00.
Sobre as categorias que mais venderam em 2018, temos: alimentos e bebidas (35,4%), moda e beleza (27,7%), eletrônicos (17,1%), smartphones (14,0%), eletrodomésticos e eletroportáteis (13,7%) e móveis e decoração (10,8%). Mas, em 2019, espera-se um cenário um pouco diferente.
Fonte: ecommercenews