Nada adianta investir na divulgação da sua loja virtual, se atrair somente pessoas que não têm interesse nos seus produtos. Por isso, a definição do público-alvo é um passo primordial para o planejamento da estratégia de qualquer negócio.
Ao compreender quem são os consumidores com maior potencial para se tornarem clientes da sua marca, é possível direcionar suas ações de forma mais assertiva. Assim, você atinge o público mais relevante para a sua loja, contribuindo diretamente para o aumento das suas vendas online.
Continue lendo e descubra como definir o público-alvo do seu negócio!
O público-alvo é o grupo de consumidores, com perfis, comportamentos e interesses em comum, que o seu negócio quer alcançar. Trata-se de um segmento do mercado composto por pessoas com maior potencial de se tornarem clientes da sua loja.
Para definir o público-alvo, devem ser identificadas importantes informações sobre esse conjunto de consumidores, como:
Se você tem um e-commerce de roupas femininas, por exemplo, seu público-alvo pode ser mulheres entre 20 e 30 anos, da classe C, habitantes da região sudeste, apaixonadas por moda, com um estilo mais jovem e que buscam um bom custo benefício em suas compras.
O conceito de público-alvo é muito confundido com o de persona. De fato, ambas são ferramentas para determinar quem o seu negócio quer atingir. Porém, existem algumas diferenças entre esses dois recursos, que podem ser aplicados de forma complementar na sua estratégia.
O público-alvo é uma descrição mais generalizada do perfil de consumidores com mais chances de se interessarem pela sua marca. Já a persona é um personagem que representa o cliente ideal da sua empresa, por meio de uma descrição mais detalhada e específica de suas características, hábitos e necessidades.
A definição do público-alvo permite criar estratégias direcionadas para o segmento de mercado que você deseja atingir. Com isso, é possível:
Assim, vemos a importância de encontrar o seu público-alvo para atrair os consumidores ideais e, consequentemente, vender mais.
Alguns passos e ferramentas podem ser aplicados para determinar o público-alvo do seu negócio. Confira!
Antes de tudo, faça uma análise profunda sobre o seu mercado de atuação. Pesquise as particularidades do seu nicho, além de dados sobre o cenário atual do setor. Isso pode ser feito por meio de relatórios divulgados por institutos de pesquisa renomados do seu segmento.
A ferramenta do Google Trends também pode ser utilizada para identificar as principais tendências do mercado e o perfil de quem pesquisa sobre esses temas.
Além disso, é essencial identificar os seus principais concorrentes no mercado e analisar suas principais estratégias. A comunicação e o posicionamento dessas empresas com a audiência, assim como os produtos oferecidos e os canais e campanhas utilizados, podem oferecer valiosos insights sobre o seu público-alvo.
A partir dessas informações, é possível ter um entendimento básico sobre o perfil e os comportamentos dos consumidores do seu mercado. Além do mais, essa pesquisa inicial pode indicar tendências e oportunidades relevantes para o seu negócio.
Após entender a realidade do seu nicho de mercado, volte o olhar para dentro da sua loja. Estude bem o seu negócio, as características dos seus produtos, os diferenciais da sua marca em relação aos concorrentes e a proposta de valor oferecida.
A partir dessa análise, será possível identificar as possibilidades de uso dos seus produtos e os problemas que eles solucionam, para descobrir quem poderia se interessar por eles. Nesse momento, também é importante considerar os preços e o custo benefício dos seus produtos, para encontrar as pessoas com poder aquisitivo para adquiri-los.
Se a sua loja vende itens voltados para mais de um perfil de consumidor, como artigos femininos e masculinos, tenha em mente a necessidade de segmentar seu público-alvo, como veremos no último passo.
A definição do público-alvo do seu negócio deve ser baseada em informações reais. E uma ótima fonte para coletar esses dados são os seus próprios clientes. Por isso, é fundamental conhecer a fundo quem já comprou da sua loja, mantendo uma conversa constante com essas pessoas.
Uma maneira simples de fazer isso é enviando pesquisas online para seus clientes, com perguntas sobre o que você deseja saber sobre eles. Algumas informações relevantes são o perfil demográfico desses consumidores, suas principais necessidades, gostos e preferências, e por que eles se interessaram pela sua marca.
Os comentários e avaliações dos seus clientes sobre os seus produtos também podem oferecer importantes dados nesse sentido. Assim, é importante sempre solicitar um feedback após as compras, mantendo a comunicação no pós-venda.
A partir dos passos anteriores, você pode traçar o seu público-alvo, reunindo os principais dados coletados sobre o perfil, os interesses e os valores dos consumidores.
Mas não pare por aí! Se você oferece produtos voltados para diferentes perfis de pessoas, é interessante segmentar ainda mais o seu público-alvo, dividindo-o em grupos mais específicos. A segmentação pode ser baseada em faixa etária, gênero, região e outras variáveis.
Até mesmo um único produto pode atrair pessoas com motivações e preferências distintas. Por isso, podem ser criados vários segmentos, para direcionar melhor suas ações, de acordo com as particularidades de cada público.
Por fim, lembre-se de que, ao longo do tempo, a realidade e as tendências do mercado podem mudar completamente. Portanto, é imprescindível acompanhar o cenário do seu nicho e manter as pesquisas com seus clientes. Dessa forma, o seu público-alvo se manterá atualizado, garantindo a eficiência da sua estratégia.
Agora que você já sabe como definir o público-alvo do seu negócio, aprenda como utilizá-lo para fazer um planejamento de marketing eficiente!
Fonte: Pagar.me