Da mesma forma que uma loja física requer que um número cada vez maior de pessoas a visite para conseguir vender mais, um e-commerce também precisa de tráfego se quiser conquistar mais clientes. Porém, para fazer com que eles comprem mais, é necessário ter uma estratégia de vendas.
Afinal, por mais que seu gráfico de visitantes no Google Analytics esteja subindo, a quantidade de páginas visitadas por seção aumentando e a taxa de rejeição do site diminuindo, esses pontos são pura métrica de vaidade caso os visitantes não estejam comprando mais.
Para saber qual estratégia de vendas é mais apropriada para você, redigimos este artigo com os 6 tipos que não podem faltar em seu e-commerce. Vamos a eles?
Toda vez que você acessa um site cuja URL começa com https, trata-se de um site seguro. Para negócios virtuais, isso é muito importante, pois os clientes passam a ter certeza de que poderão, fazer login e inserir dados do cartão de crédito para fazer pagamento, por exemplo.
Para ter um site seguro é necessário ter um certificado SSL que, geralmente, é oferecido pelos servidores de hospedagem. Caso não encontre essa opção em seu cPanel, basta entrar em contato com o suporte e solicitar que seja instalado no site.
Tenha em mente que, caso você tenha conta no Google Search Console, será necessário criar uma nova propriedade para o site que agora começa com HTTPS ao invés de HTTP.
Outra vantagem de sites confiáveis é que eles possuem melhor ranqueamento nos buscadores. E por falar nisso…
Estar entre os primeiros resultados do Google e outros buscadores é essencial para qualquer negócio online. É comum pensar que, para conseguir isso, é preciso investir em anúncios pagos para ter visibilidade. Porém, também é possível se posicionar de forma orgânica via SEO.
SEO é a sigla de Search Engine Optimization, isto é, uma forma de otimizar seu site para aparecer nos resultados dos buscadores sem a necessidade de investir em mídia paga. Isso é uma vantagem porque se reduz a verba destinada para anúncios, diminuindo consequentemente o custo de aquisição de clientes e aumentando seu retorno de investimento.
Para posicionar bem suas páginas por meio do SEO, é preciso fazer primeiro um estudo de palavras-chave buscando saber quais são as mais relevantes para seu negócio. Esse levantamento pode ser feito por meio de ferramentas gratuitas como o Keyword Planner e outras pagas como SEMRush. As palavras devem ser inseridas nos conteúdos das páginas do seu site para que o Google possa identificá-las em suas análises.
Por exemplo: “vestido para formatura infantil” é uma palavra-chave que, ao ser inserida dentro da característica no site, conta para que ele apareça dentro dos resultados online. E quanto maior for a quantidade de pessoas acessando-o, maiores são as chances de venda.
A produção de conteúdos em um blog corporativo também é fundamental para melhorar seu ranqueamento. Algumas pessoas pensam que Marketing de Conteúdo se resume em produzir conteúdos num blog e ponto final. Contudo, essas pessoas estão muito enganadas.
Marketing de Conteúdo é uma estratégia que visa produzir conteúdos úteis e relevantes para seu público-alvo a fim de aumentar sua visibilidade online e, como consequência, suas taxas de conversão em venda. Para que sua execução seja bem feita, é preciso seguir três etapas: criação da persona, escolha das palavras-chave e montagem da jornada de compra.
A persona é um personagem semi-fictício que representa seu público-alvo, ou seja, é o retrato de seu cliente ideal. Uma vez que ele esteja criado, a produção de conteúdo pode ser feita tomando como base as dores e os objetivos de sua persona junto ao que seu negócio pode ajudar.
A exemplo das páginas de seu site, cada artigo do blog precisa estar otimizado para SEO e apontado para uma palavra-chave. Porém, enquanto as palavras ligadas a seus produtos são do tipo long tail, ou seja, mais específicas (exemplo: vestido para formatura infantil), as palavras-chave dos principais artigos do blog devem ser do tipo head tale, isto é, mais abrangentes (exemplo: vestido para formatura).
Afinal, a quantidade de pessoas que busca por vestidos de formatura, em geral, é maior, o que atrairá uma quantidade maior de visitantes a esse artigo. Chamadas de ação no corpo do artigo, na barra lateral, entre outros pontos estratégicos, que levem a pessoa até a loja virtual devem estar presentes.
Por fim, a jornada de compra – também conhecida como funil de vendas – sintetiza o caminho feito por seu cliente para comprar um produto. No caso da estratégia de conteúdo, esse funil deve representar a busca que uma pessoa faz no Google a ponto de encontrar um artigo de seu blog, visitar seu site e comprar seu produto.
Alguma vez você já fez uma pesquisa para comprar um produto online e, depois, foi infestado de anúncios desse mesmo produto encontrado em outros sites e redes sociais? Isso é remarketing e pode funcionar muito bem para e-commerce.
Como está hoje sua taxa de abandono de carrinho? Independente do tempo de existência de seu negócio, diminuir o número de carrinhos abandonados é importante, certo? Pois, por meio do remarketing, você pode alcançar o público que não finalizou a compra.
O remarketing pode ser feito pelo Google Adwords e também por outras vias como E-mail Marketing. Se você tem o contato das pessoas que clicaram no produto, mas não compraram, por que não enviar um e-mail a elas?
Todo cliente gosta de obter uma vantagem na hora da compra, não é mesmo? Os descontos funcionam muito bem para isso, pois o cliente sai satisfeito, tendo a certeza de que fez um ótimo negócio.
Porém, os descontos não devem ser ofertados a todos os seus produtos e a qualquer momento, e sim em períodos específicos, como época de promoções ou de datas especiais.
Esse é, sem dúvida, um ponto analisado por todo visitante que passa por seu e-commerce. Além do desconto, o frete grátis é outro benefício que faz aumentar a quantidade de clientes em seu e-commerce. Por isso, considere tê-lo dentro de seu planejamento de logística.
Seguindo essas estratégias de venda você poderá fazer seu negócio virtual crescer.
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Fonte: hub2b