Dia 4 de dezembro é comemorado o dia da propaganda e nesta data queremos trazer uma grande reflexão, o que mudou durante os anos e como fazer propaganda nos tempos atuais?
Antes de falarmos o que mudou durante os anos precisamos entender o que ela é de fato!
Propaganda é uma estratégia de persuasão para fins ideológicos, seu objetivo é promover ideias, princípios, uma causa ou prática.
Como fazemos isso? Por meio de recursos psicológicos que mexam com a emoção, opinião e sentimentos. O que gera ação a partir disso.
E vemos propaganda de todas as maneiras, em religião, na política, propaganda de guerra e por empresas – que vamos falar aqui!
Mas, antes disso veja algumas propagandas históricas:
Quem nunca viu a imagem do Tio Sam apontando o dedo para frente? Pois é, essa imagem foi utilizada pelos Estados Unidos como forma de atrair os jovens a participarem da guerra. Uma bela campanha com um grande sentimento para os americanos, o patriotismo! Os cartazes foram espalhados por todos os lugares, inclusive nos países em guerra.
Durante a época nazista as técnicas propagandistas foram fortemente utilizadas! Dominaram os meios de comunicação da Alemanha, com o objetivo claro de doutrinar o povo com recursos psicológicos! E conseguiram né?!
Agora que já conheceu um pouco sobre a história e também alguns exemplos vamos aos tempos atuais!
Hoje, a propaganda mudou não é mesmo? E isso é muito bom para as empresas! Há tempos atrás para fazer qualquer tipo de propaganda, seja por rádio, televisão, revista ou jornal o investimento era muito alto. E mesmo assim, não era possível saber ao certo quantas pessoas eram atingidas!
E isso mudou, hoje encontramos novas formas de colocar o nosso produto no mercado e, além disso, o pensamento do consumidor mudou! Ele não gosta de ser incomodado a todo o momento e muitas empresas são descartadas por isso! Fora que estão muito mais informados e pesquisam bastante antes de comprar! Portanto, a confiança é fundamental!
Fonte: Bling