Desde o anúncio da sua chegada ao mercado Brasileiro, desta vez no segmento de eletrônicos; a Amazon vem despertando a curiosidade e aumentando as dúvidas entre os varejistas. Entre tantas dúvidas, a grande maioria dos varejistas deseja saber se o cenário da Amazon é favorável do ponto de vista financeiro e operacional.
Para entender o tamanho e a importância de uma operação como a da Amazon no mercado nacional, basta observar o ocorrido com as ações da empresa B2W líder de segmento que perdeu 18% no valor de suas ações e o Mercado Livre que teria perdido 1 bilhão de dólares. Não podemos ignorar os anos de expertise no mercado nacional que empresas como a B2W e Mercado Livre possuem. Mas a Amazon pretende chegar com mais de 110 mil eletrônicos em sua operação. Além de trazer seu know-how adquirido através de anos de experiência no mercado mundial, motivos que transformam a empresa referência em seu segmento.
Ainda é cedo para dizer se o modelo da Amazon será um sucesso no mercado nacional.
Em seu modelo de vendas de livros, a Amazon é quem realiza as entregas. Agora com a inserção de eletrônicos em sua operação, a responsabilidade da entrega é totalmente do varejista. Segundo Alex Szapiro Country Manager da Amazon no país, o varejista poderá contar com mais de 53 regiões para otimizar o frete, seja através dos correios ou de outros players logísticos. Além disso a plataforma conta com um centro de controle, para que o varejista possa prestar atendimento ao cliente. A Amazon estipulou um prazo de 48 horas para que seja feito o despacho da mercadoria. Caso contrário, o varejista perderá sua relevância dentro da página de compras da Amazon.
Nada de novo até aqui; o certo é que a relevância e a qualidade do serviço, assim como nos demais marketplaces, ficará por conta da qualidade de operação e atendimento dos lojistas.
A Amazon inicia sua operação apenas com vendas de eletrônicos, segmento que lidera com 36% o ranking de intenção de compra dos brasileiros. O setor ainda conta com uma taxa média de conversão de 1,6% e ticket médio 70% superior ao de outras categorias. Isso tudo transforma o cenário da Amazon e também dos varejistas muito favorável.
Talvez aqui esteja o maior diferencial no ponto de vista dos varejistas.
A Amazon promete chegar ao mercado nacional com dois planos. O plano Profissional: com mensalidade de R$ 19,00 (grátis nos 3 primeiros meses) e uma taxa de comissão promocional com prazo indefinido de 10%. E o plano Individual: esse plano é dedicado a pequenos varejistas que pretendem fazer menos do que 10 vendas mês. Esse plano não possui mensalidade; porém nesse além da taxa de comissão de 10% promocional e com prazo indefinido, será cobrado uma taxa de R$ 2,00 por item vendido.
Isso significa uma diferença expressiva, oferecendo uma margem maior para os lojistas em relação ao preço atualmente praticado pelos demais concorrentes de peso do mercado.
Uma boa plataforma é primordial. Através dela, você poderá realizar suas integrações de produtos com tranquilidade. Quem já vendeu ou vende no marketplace sabe, as descrições, fotos, a sincronização das grades de tamanho e cor, fazem toda a diferença no buy-box aumentando expressivamente a conversão do varejista. Além disso você precisa contar com a confiança e estabilidade dos servidores para vendas em épocas como a Black Friday.