O Mercado Livre, um dos maiores gigantes do e-commerce brasileiro, acaba de anunciar o lançamento de um serviço de armazenamento e distribuição de produtos. Inicialmente, o serviço será restrito aos 130 vendedores que mais comercializam produtos em volume de itens.
Oferecer estoque de produtos é algo novo para o Mercado Livre, visto que a companhia não possui produtos próprios e atua apenas na intermediação entre vendedores e consumidores. O modelo lançado pelo Mercado Livre se aproxima do “fulfillment”, ou seja, um tipo de serviço que envolve gestão de armazenamento, embalagem, entrega do produto e até pós-venda e atendimento ao cliente.
O Mercado Livre possui um centro de distribuição em Louveira (SP), na região de Campinas. “Começaremos pequenos, mas podemos escalar rápido”, disse ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, Leandro Bassoi, diretor do Mercado Envios, braço logístico do grupo. “Vemos uma parcela importante da nossa venda no futuro vindo desse negócio”, afirmou, deixando em aberto que investimentos em outros centros de distribuição no País podem vir a ocorrer no futuro.
Em um primeiro momento, o novo serviço não deve gerar receita, já que a companhia optou por não cobrar dos vendedores. O movimento é visto como um investimento para que o negócio ganhe escala.
Fonte: Estadão e Época Negócios